Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chuva em Lisboa: Sapadores receberam mais de 250 pedidos de auxílio 18.10.2008 - 20h51 Lusa,

Ir para baixo

Chuva em Lisboa: Sapadores receberam mais de 250 pedidos de auxílio  18.10.2008 - 20h51 Lusa, Empty Chuva em Lisboa: Sapadores receberam mais de 250 pedidos de auxílio 18.10.2008 - 20h51 Lusa,

Mensagem por Viracopos Sáb Out 18, 2008 2:40 pm

Chuva em Lisboa: Sapadores receberam mais de 250 pedidos de auxílio
18.10.2008 - 20h51 Lusa, PÚBLICO
Os Sapadores Bombeiros de Lisboa acorreram a 250 pedidos de socorro, 200 das quais em habitações, na sequência da forte chuva registada ao início da tarde em Lisboa, que em algumas zonas atingiu os 26 litros por metro quadrado.

Segundo o comandante do regimento, Joaquim Leitão, a chuva, acompanhada da queda de granizo, provocou inundações nas zonas de Sete Rios, Santa Maria, Campolide, Avenidas António Augusto Aguiar, João XXI, Almirante Reis, Alvalade e Campo Grande.

Além das inundações, na via pública e em residências, registaram-se ainda e abatimentos de terras e em via públicas, como no caso da Avenida Egas Moniz, frente ao Hospital de Santa Maria. Sete viaturas apanhadas pela força das águas acabaram também por ser arrastadas, adiantou o responsável.

O comandante dos bombeiros e o coordenador municipal da Protecção Civil, Vítor Vieira, garantiram que as ocorrências foram “prontamente solucionadas” devido “à boa coordenação” entre os dois serviços e a situação está já “estabilizada”.

Para acorrer a todas as situações, os Sapadores mobilizaram 32 viaturas e 106 homens do regimento, auxiliados por 11 viaturas e 43 bombeiros das corporações de Voluntários de Lisboa. Estiveram ainda envolvidos nas operações elementos do Serviço Municipal de Protecção Civil da Câmara de Lisboa e 25 homens e sete viaturas de corporações do concelho de Sintra.

Sete Rios alagada

A situação mais complicada foi vivida na zona de Sete Rios, onde a água chegou a atingir mais de meio metro de altura nos pontos mais baixos, inundando vários cafés, restaurantes e um stand de automóveis.

Vários automobilistas que circulavam pela zona viram também os seus veículos danificados pela força ds água, proveniente das várias estradas que ali desembocam e dos viadutos do Eixo Norte-Sul.

A chuva alagou também as estações de metro de Sete Rios e Laranjeiras, obrigando ao corte da circulação na Linha Azul, que se mantém interrompida no troço entre Amadora Este e Avenida.

A acumulação de água condicionou o trânsito em várias outras artérias de Lisboa, em particular na Praça de Espanha e em todos os túneis da cidade, com excepção do Túnel do Marquês, adiantou a Divisão de Trânsito da PSP. Na Avenida Egas Moniz, frente ao Hospital de Santa Maria, o alcatrão das duas faixas centrais levantou, tendo sido solicitada a intervenção da Protecção Civil por receio que a estrada cedesse.

O Instituto de Meteorologia explicou que Lisboa registou esta tarde uma “situação de instabilidade” com “um aguaceiro muito forte e muito localizado” entre as 14h00 e as 15h00.
Viracopos
Viracopos

Pontos : 580

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos