Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nem polido, nem valente

Ir para baixo

Nem polido, nem valente Empty Nem polido, nem valente

Mensagem por Vitor mango Seg Jul 02, 2012 2:55 pm

Nem polido, nem valente
Daniel Oliveira (www.expresso.pt)
8:00 Segunda feira, 2 de julho de 2012

Quase nunca leio os artigos de Vasco Correia Guedes (que assina com o pseudónimo de Vasco Pulido Valente). Reconheço-lhe o estilo. Mas é mais fácil ir apurando a prosa quando o texto é sempre o mesmo. No caso de Correia Guedes, o mote é este: à minha volta, o deserto. E sobre qualquer assunto, é isto que tem para dizer. Sempre isto e nunca mais do que isto. Sobre o País, a Europa e o Mundo, o suicídio é o único caminho racional que nos resta. Como já li, não vale a pena voltar a ele mais vezes.

Vasco Correia Guedes escreveu sobre a convocatória de um Congresso Democrático das Alternativas, para 5 de Outubro, sem que nada tivesse para dizer. Preferiu, como é seu costume, falar das pessoas que a assinam. E reservou-lhes o mesmo tipo de piropos que distribui a quase todos os mortais. Nem teria lido, não fosse dar-se o caso de estar envolvido na coisa (fica assim feita a declaração de interesses).

Uma "reunião da terceira idade", diz do alto dos seus joviais 70 anos. Não julgo que a sua idade seja defeito. Mas julga ele e ele lá saberá. "Uns tantos secretários de Estado e uns tantos ministros" do passado, diz o ex-secretário de Estado da Cultura que ninguém se lembra que o foi porque não deixou nem saudades, nem lamentos. Foi, como em tudo aquilo em que se envolveu politicamente, de uma absoluta irrelevância. Sempre assim-assim. Como deputado, sabe-se que não gostava das casas de banho do Parlamento. Foi o seu contributo para a República.

"Dezenas de académicos (professores de alguma universidade ou instituto, que preferem, e com razão, não se identificar)". Eu identifico a instituição onde Correia Guedes supostamente trabalha: o Instituto de Ciências Sociais (ISC) da Universidade de Lisboa, onde também supostamente é investigador coordenador. Digo supostamente porque poucos se lembram da última vez que lá pôs os pés. "Fora os que já se reformaram, a grande maioria ensina História ou Sociologia; ou seja, precisamente as duas disciplinas em que a fronteira entre o amador e o profissional é mais ténue e difícil de identificar". Apesar da maioria dos académicos que assinou o texto até ser de Economia (que suponho que lhes dará, nas cabeças mais provincianas, uma outra dignidade), não posso deixar de notar o que Correia Guedes pensa do seu próprio ofício. Talvez isso explique a relação um pouco amadora que vai mantendo com a instituição que o alberga. Entre os seus colegas que lá realmente trabalham estão alguns dos que assinam este documento. E alguns dos que dão ao ICS as credenciais necessárias para que Correia Guedes possa identifica-la quando puxa pelos seus galões.

"Como era de esperar, não faltam artistas (de teatro e cinema, evidentemente) e uns tantos cantores de protesto e arredores: sem o subsídio do costume, que fazer? Infelizmente, quase sem excepção, desapareceram por volta de 1980 e só com um esforço de memória o cidadão comum se consegue, quando consegue, lembrar deles." Como a maioria dos "artistas" que assina a convocatória andava na escola em 1980, depreendo que Correia Guedes não os tenha identificado. Não me espanta. Por o que vou sabendo do que escreve sobre as artes em Portugal, não vê um filme português, não vai ao teatro e não conhece um novo músico desde esse tempo em ainda estava realmente vivo. Foi nessa altura que o País e a sua cabeça pararam e que a sua prosa emperrou nesta penosa lengalenga.

Compreendo que a Correia Guedes incomode "o ar fúnebre da lista de signatários". Lembrar que há gente da sua idade que ainda se mexe deve ser perturbante. Compreendo que o arreliem os sociólogos e historiadores que fazem funcionar as instituições que lhe garantem o subsídio que recusa aos outros. Aquilo que me custa é acompanhar a decadência intelectual, sempre embrulhada numa prosa cuidada, a que este homem se entregou. Tudo nele é rancor e ressentimento. Nem uma ideia nova brilha naquela cabeça. Tudo requentado e oferecido, sem falta, sempre da mesma maneira, todos os fins de semana. Tirando os "vasquinhos" que pululam pela imprensa, que lhe imitaram o estilo sem terem o talento, e umas biografias interessantes para leitura de férias, nada ficará de Correia Guedes. Nem o seu nome.

Sim, Vasco Correia Guedes tem um passado promissor. Depois ficou isto. Até o texto de José Manuel Fernandes sobre o mesmo assunto era intelectualmente mais estimulante. Preciso de dizer mais? E é assim, com este texto, que lhe devolvo o debate que, ao que parece, ainda consegue ter. Apenas sobre os seus defeitos. Sem um único argumento. Como ele gosta.


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/nem-polido-nem-valente=f736822#ixzz1zV6sZmLJ

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Nem polido, nem valente Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117548

Ir para o topo Ir para baixo

Nem polido, nem valente Empty Re: Nem polido, nem valente

Mensagem por Vitor mango Seg Jul 02, 2012 3:55 pm

considero o
Eixo do mal dos mais bem conseguidos programes about vida política nacional sem pimbalhadas rodriguinhos ou..ou... com o pessoal cortando o pio do parcewiro sem estragar a OpeRA

o dANIEL oLIVEIRA MANTE-SE SEMPRE BEM INFORMADO
BUT NO POAST Ai em cima nao tinha que chamar a atençao para o nome verdadeiro do vasco polido Valente
O meu nome verdadeiro nao é Vitor Mango mas aqui é esse nome que vale e pelo qual sou conhecido
aí sempre respeitei os nicks

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Nem polido, nem valente Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117548

Ir para o topo Ir para baixo

Nem polido, nem valente Empty Re: Nem polido, nem valente

Mensagem por Vitor mango Seg Jul 02, 2012 4:01 pm

Nem polido, nem valente Humor

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Nem polido, nem valente Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117548

Ir para o topo Ir para baixo

Nem polido, nem valente Empty Re: Nem polido, nem valente

Mensagem por Vitor mango Seg Jul 02, 2012 4:05 pm

Nem polido, nem valente 131993179178

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Nem polido, nem valente Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117548

Ir para o topo Ir para baixo

Nem polido, nem valente Empty Re: Nem polido, nem valente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos