Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O tremoço

Ir para baixo

O tremoço Empty O tremoço

Mensagem por Joao Ruiz Qua Out 10, 2012 6:35 am

.
O tremoço

O tremoço Images?q=tbn:ANd9GcSrZLiUMLlCzBxNp43dtyl2M-ffVTvYl8l66lHk-fdbgO1aSFQEqA

Os tremoços são as sementes das plantas fabáceas, conhecidas como tremoceiro (especialmente o "tremoceiro-comum" - Lupinus albus), pertencentes ao género Lupinus e usadas na fixação de azoto nos solos. A semente, de cor amarela, não tem aproveitamento agrícola e é geralmente vendida e consumida em conserva, como petisco ou aperitivo (acepipe), sendo muito comum em cervejarias de Portugal e no Brasil.

O tremoço in natura contém um aminoácido neurotóxic, que o veda ao consumo humano, além de uma série de substâncias alcalóides, dotadas de efeitos neurotóxicos e hepatóxicos do grupo da quinolizidina, como a lupanina, ou lupinina, mas isto só ocorreria com o consumo do grão fresco ou seco, e em grandes quantidades e por longos períodos. Para poder consumir os tremoços sem risco, eles devem ser cozidos e depois cobertos de água mudada com frequência por diversos dias até perderem o seu amargo original, com a eliminação dos alcalóides. Assim preparados, os tremoços não oferecem qualquer risco à saúde.
A Festa dos Tremoços é uma tradição portuguesa, comemorada em agosto[1].

O tremoço 220px-Lupinus_spec_b
O tremoceiro

Botânica

Lupinus é um dos géneros de plantas da família das fabáceas, subfamília Faboideae. Há cerca de 150 espécies classificadas neste género e conhecidas como tremoceiro (subgéneros Lupinus, e Platycarpos (Wats.) Kurl.). A maioria destas espécies tem a propriedade de fixar azoto/Nitrogênio nos solos, e muitas são utilizadas como fertilizante natural em zonas agrícolas. As sementes das plantas do género Lupinus são conhecidas como tremoços.

In Wikipédia

O tremoço Images?q=tbn:ANd9GcTj7I67SakT2IGpzoZ7WnkPV-oL3KlOt4x-548DVSbT0F4mCCkLMcYiZw

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos