Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observando Tisha B'Av para reconstruir Jerusalém - moral e espiritualmente

Ir para baixo

 Observando Tisha B'Av para reconstruir Jerusalém - moral e espiritualmente Empty Observando Tisha B'Av para reconstruir Jerusalém - moral e espiritualmente

Mensagem por Vitor mango Seg Jul 15, 2013 1:15 am

 Observando Tisha B'Av para reconstruir Jerusalém - moral e espiritualmente
Jerusalém ainda não tem os valores que estavam ausentes quando os templos foram destruídos.
Pelo rabino Miquéias Peltz / Mundial Judaico blogger | Jul.14, 2013 | 12:39 | 2


Eicha? Como? Como isso pode ter acontecido? Esta é a pergunta que permeia a liturgia do Tisha B'Av - o jejum anual que comemora a destruição dos Templos - que marcam esta terça-feira que vem. É a primeira palavra do livro das Lamentações que lemos neste dia, e assim também o seu nome hebraico, e ocorre mais três vezes no texto. Também ouvimos a palavra Eicha no Shabat antes Tisha B'Av, como aparece tanto na Torá e leituras Haftarah. Eicha pergunta, como é que os templos de Jerusalém foram destruídas? Como poderia todas estas tragédias que comemorar em Tisha B'Av ter acontecido? Estas perguntas tocar, mas o texto bíblico não dá respostas conclusivas.

O Talmud, no entanto, caracteristicamente apresenta muitas respostas. Não para cada tragédia que marca neste dia, mas para a destruição do primeiro e segundo templos de Jerusalém. Uma vez que os rabinos do Talmud foram historicamente mais perto da destruição do Segundo Templo, em 70 dC, a maioria de suas respostas procurar entender Eicha, como: Deus poderia ter permitido que este terrível acontecimento para acontecer.

O Talmud Shabbat 119b dá uma coleção de opiniões. Aqui está uma amostra:

Abaye disse: Jerusalém foi destruída só porque o povo profanou o Shabat na mesma.

Rav Hamnuna disse: Jerusalém foi destruída só porque eles negligenciaram [a educação] crianças em idade escolar.

Ulla disse: Jerusalém foi destruída só porque as pessoas não tinham vergonha diante de si.

Rav Amram, filho de Rabi Shimon bar Abba disse que Rabi Shimon bar Abba disse em nome de Rabi Hanina: Jerusalém foi destruída só porque as pessoas não repreendeu o outro.

O rabino Yehuda disse: Jerusalém foi destruída só porque menosprezou os estudiosos da Torá nele.

Rava disse: Jerusalém foi destruída só porque não havia pessoas mais confiáveis ​​lá.

Todos esses rabinos viveu bem depois da destruição do Templo, assim que suas respostas são, provavelmente, menos historicamente precisas e mais declarações de seus valores. Mas o fato de que eles citam esses valores, ou a falta dela, para explicar a maior tragédia do seu tempo nos faz parar e pensar sobre como esses valores desempenham em nossas comunidades e nossa Jerusalém, de hoje.

Todos os anos, Tisha B'Av e suas práticas de luto se sentir um pouco fora do lugar. Nós nos concentramos na antiga destruiu Jerusalém em vez do moderno reconstruído Jerusalém. Claro que existem aqueles que apontam que, desde o Templo não for reconstruído, ainda não podemos considerar Jerusalém reconstruída hoje. Mas quem foi para a cidade, ou visto fotos dela, não pode ajudar, mas sinto essa dissonância. Tisha B'Av, como todos os feriados judaicos, não é simplesmente sobre suas práticas, mas o seu significado. E esta é a questão central do dia: Eicha? Como podemos encontrar um significado nesta antiga destruição?

Eu acho que nós encontramos este significado, concentrando-se para trás sobre os valores que os rabinos encontrados deficiente na época do Templo: guardar o Shabat, educar a próxima geração, vivendo com respeito e integridade, e ter um discurso civil sobre o mesmo a mais controversa das questões . Se olharmos para as manchetes que saem de Jerusalém, hoje, achamos que ainda são deficientes em todos esses valores. Há mais trabalho a ser feito para reconstruir a cidade moralmente e espiritualmente. Observando Tisha B'Av deve concentrar-nos sobre estes valores, e lembrar-nos das terríveis conseqüências nossos antepassados ​​viveram por negligenciá-los.

Comentários notar que a palavra Eicha está escrito em hebraico, com o aleph letras, yod, Kaf, heh. Esta é a mesma grafia de outra palavra, embora pontuada de forma diferente, que é a primeira pergunta que Deus pede para seres humanos. Depois que Adão e Eva comer o fruto no Jardim do Éden e se esconder, Deus chama-lhes: Eyeka, Onde está você? Eyeka está escrito exatamente como Eicha, apenas com vogais diferentes. Quando ouvimos a palavra Eicha repetido em Tisha B'Av, não estamos apenas clamando por respostas, por insight sobre como essas muitas tragédias poderia ter acontecido para o nosso povo, mas também ouvir a pergunta de Deus vindo de volta para nós. Eyeka, onde está você? O que você vai fazer para reparar o quebrantamento que ainda existe no mundo? Como é que você vai ajudar?
Começando com reorientando-a para os nossos valores judaicos básicos é o lugar perfeito para começar.

Rabino Miquéias Peltz é um rabino conservador no Templo Beth Shalom em Cherry Hill, New Jersey.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
 Observando Tisha B'Av para reconstruir Jerusalém - moral e espiritualmente Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117583

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos