Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cinco razões as eleições Rabinato Chefe não importa - e cinco razões que fazem

Ir para baixo

 Cinco razões as eleições Rabinato Chefe não importa - e cinco razões que fazem Empty Cinco razões as eleições Rabinato Chefe não importa - e cinco razões que fazem

Mensagem por Vitor mango Qua Jul 24, 2013 4:20 am

 Cinco razões as eleições Rabinato Chefe não importa - e cinco razões que fazem
Claro, a mídia está interessada na corrida que com toda a desonestidade e reviravoltas. Mas como poderia a corrida afetar as vidas de israelenses e judeus da diáspora?
Por Anshel Pfeffer | 24 de julho de 2013 | 11:27

Eleições Rabino-Chefe


As eleições para o próximo sefardita de Israel e Ashkenazi principais rabinos a ter lugar esta tarde (quarta-feira) ter surpreendentemente gerou um grande interesse da mídia e manobras políticas, muito além dos limites da comunidade religiosa. Por que tem sido tão bem feito deste concurso, que parece ter-se tratado apenas com o apoio político dos candidatos e seus pedigrees (quatro de sete são os filhos de antigos rabinos chefes) - mas não com a questão básica do que é rabino melhor equipados para lidar com as necessidades espirituais da sociedade israelense moderna. As eleições Rabino-Chefe, com toda a sua desonestidade e reviravoltas, são certamente de interesse para os meios de comunicação - que precisa despejar notícias -, mas deve realmente lhe interessam? Será que a identidade dos dois rabinos eleitos hoje tem qualquer efeito sobre as vidas de israelenses e judeus em todo o mundo?

Aqui estão cinco razões pelas quais ele provavelmente não vai.

1. Ninguém escuta o rabino-chefe

Rabinos é suposto ser a mais alta autoridade em questões de Halachá (lei religiosa judaica), mas raramente eles ordenou ampla autoridade. A comunidade Haredi nunca reconheceu o rabinato estado como algo além de um provedor de empregos. Ele tem seus próprios rabinos e não precisa do Estado para selecionar novos a cada 10 anos. Na verdade, a liderança Haredi conseguiu durante décadas em subornando rabinos chefes, que se tornaram seus fantoches assustados. Este foi gradualmente se afastou da comunidade sionista-religiosa, assim, que uma vez apoiou o rabinato Estado como uma questão de ideologia, mas agora prefere escolher seus próprios rabinos. E, claro, os israelenses seculares não poderia me importar menos, que são os principais rabinos.

2. Certamente não "Gadol ha'dor '

O último rabino-chefe, que tinha qualquer pretensão de ser considerado um "gadol ha'dor" (o maior da geração) foi o rabino Ovadia Yosef, que foi forçado a demitir-se há 30 anos devido a maquinações políticas. O limite de 10 anos de prazo para rabinos chefes significa que a maioria dos candidatos são relativamente jovens, uma vez que um sério líder rabínico não precisa ser rabino-chefe para ser levada a sério, nenhum dos sete candidatos pode ser considerado parte do topo rabínica escalão em Israel. Um ou dois deles podem ser em 20 anos a partir de agora.

3. O Rabinato é um estabelecimento moribundo

O Rabinato Chefe é um dos menos departamentos organizados em burocracia israelense, composta por hacks incompetentes, muitos dos quais foram nomeados graças a nepotismo. O Rabinato tem pouca influência sobre os conselhos religiosos locais - que fazem a maior parte do trabalho de qualquer maneira e são governados por políticos locais e rabinos com as suas próprias agendas. Mesmo um rabino chefe verdadeiramente reformista não tem chance de mudar a forma como o Rabinato vai sobre seu negócio.

4. O rabino-chefe é um conceito estranho

O cargo de rabino chefe sefardita na Palestina foi fundada pelos governantes do Império Otomano, que considerava os judeus como uma comunidade religiosa, e não um grupo nacional. O Mandato Britânico acrescentou o rabino chefe Ashkenazi, criando a dualidade ridículo com o qual estamos presos até hoje. O conceito de ter rabinos para representar comunidades inteiras é estranho ao modo de vida judaico e com o princípio de "Pirkei Avot" de Ase lekha Rav - fornecer o seu próprio professor ou rabino.

5. Quem ganhar vai ser desacreditado

Como o fiasco em torno da saída rabino chefe ashkenazi Yona Metzger (recentemente sob prisão domiciliar sobre suspeitas de lavagem de dinheiro) deve ter-nos ensinado, quem sai vitorioso hoje será desacreditado pela manobra política que passou - e será alienado de tudo o que eleitorado contra sua eleição. Nenhum líder pode ter sucesso a partir de tal ponto de partida.

Dito isto, as eleições de hoje vai realmente ter um efeito sobre as comunidades religiosas ortodoxas e na política de Israel e da Diáspora.

Aqui estão cinco maneiras em que a seleção dos principais rabinos ainda poderiam produzir mudança.

1. Uma alternativa rabinato

A proporção cada vez menor de judeus Modern-ortodoxos que ainda acreditam que o Rabinato pode ser reformada e se tornar uma força positiva na vida de Israel e judeus depositaram suas esperanças em rabino David Stav. Os haredim e sionista-ultra-ortodoxos estabelecimentos estão fazendo de tudo para negar Stav, inclusive respondendo a um candidato desesperado, Yaakov Shapira, para dividir o voto sionista. Se tiverem sucesso (o que é altamente provável), vai estimular os israelenses Moderna-ortodoxo (e os seus homólogos nos Estados Unidos) para estabelecer um rabinato alternativa que se aplica halakha de uma forma mais humana. Na hipótese improvável de que Stav vitórias, o rabinato alternativa provavelmente surgem dois ou três anos mais tarde, quando eles percebem que ele é incapaz de mudar o rabinato.

2. Dividir a comunidade religiosa

Falha do rabino Stav também poderia ter outro resultado: Pode fornecer o divisor de águas que finalmente divide a comunidade nacional-religioso em dois - entre aqueles que acreditam em uma atitude mais inclusiva e mundana, não apenas em questões religiosas, mas também social e política questões, e aqueles que são, basicamente, ultra-ortodoxos, enquanto também é sionista. Muitos observadores acreditam que essa divisão já existe, mas a raiva sobre os esforços por parte do Haredi-sionista rabinos para frustrar a eleição de Stav poderia trazer tudo em aberto.

3. O fim da Casa de Yosef

Durante 40 anos, o rabino Ovadia Yosef, sua família e do partido que ele fundou, Shas, tive um aperto quase absoluto sobre o estabelecimento religioso sefardita. E o seu filho, o rabino Yosef Yitzhak está funcionando para a posição Rabbi Ovadia, uma vez realizada, e é amplamente considerado o favorito. Mas o rabino chefe sefardita saída Shlomo Amar, um ex-seguidor que tornou-se distante de Rabbi Ovadia, está lançando seu próprio homem, Zion Boaron, que tem vindo a ganhar terreno nos últimos dias. Shas Presidente Aryeh Deri colocou todo o seu capital político para vencer esta corrida, mesmo convencer seu próprio irmão, Yehuda, a retirar a sua candidatura. Se Yosef perde, este será um grande golpe para Shas e poderia sinalizar o fim do domínio de 92 anos de idade, o rabino Ovadia.

4. Tomando o debate de conversão para a frente

Os rabinos não controlam diretamente os tribunais rabínicos de conversão, mas eles têm uma grande influência sobre as nomeações e promoção de Dayanim (juízes rabínicos). Eles também podem exercer pressão sobre os tribunais rabínicos ao redor do mundo para se conformar com os padrões israelenses, como eles decidem que os tribunais serão reconhecidos quando se trata de receber a cidadania israelense com base em conversões estrangeiros. Na maioria das Dayanim em Israel estão atualmente no encalço para a liderança Haredi linha dura, que está disposta contra os convertidos. Pelo menos alguns dos candidatos acreditam na mudança da atitude geral - se eles tiverem sucesso em tornar a vida mais fácil para as milhares de pessoas que querem se tornar judeus é outra questão.

5. Rompendo os monopólios kashrut

Durante décadas, o Rabinato Chefe permitiu que organizações privadas haredim kashrut a florescer, fazendo bilhões fora a indústria de alimentos (que, é claro, vem dos bolsos dos consumidores judeus em Israel e em todo o mundo). O Rabinato tem uma ampla gama de métodos legais e administrativos para contrariar esta situação, mas nenhum deles tem sido usado como as organizações kashrut são uma importante fonte de emprego e renda para os membros bem relacionados da comunidade Haredi. A família Yosef opera uma das maiores dessas organizações lucrativas e eleição de Yitzhak Yosef vai garantir que continue a prosperar. Se ele perder, e mais rabinos reformistas são eleitos, pode haver alguma mudança. Mas as chances de isso acontecer ainda são escassas.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
 Cinco razões as eleições Rabinato Chefe não importa - e cinco razões que fazem Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118178

Ir para o topo Ir para baixo

 Cinco razões as eleições Rabinato Chefe não importa - e cinco razões que fazem Empty Re: Cinco razões as eleições Rabinato Chefe não importa - e cinco razões que fazem

Mensagem por Vitor mango Qua Jul 24, 2013 4:29 am

 ainda nao li e nao sei se irei ler
?????????????????
Sou alergico quando vejo os religiosos a meterem-se na vida politica
No caso dos judeus em Israel e tambem toda a area arabe todo o crescimento social assenta com as redeas dos religiosos
Toda esta tematica é da idade media e do templo dos faraós quando eles arrotavam que descendiam do SOLO 
Portugal periodicamente teve que dar um XUTUNUKU desta gente ...o Afonso III mandou um murro na mesa quando viu Portugal titalmente dona e senhora de Portugal ...O Marques de POmbal fez outro tanto e depois a republica fez o resto

Israel quer ir mais longe ...quer que os arabes o reconheçam como um pais JUDAICO
tal e qual um maricas se chegasse ao pe de mim e dizer
- Pah assina ai a dizer que eu sou pandeleiro
...massssssssssssssssss kékeu tenho a ver com a opçºao sexual ou religiosa do meu vizinho ( desde que nao chateie

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
 Cinco razões as eleições Rabinato Chefe não importa - e cinco razões que fazem Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118178

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos