Vagueando na Notícia

Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sabão macaco para lavar o deficit

2 participantes

Ir para baixo

Sabão macaco para lavar o deficit  Empty Sabão macaco para lavar o deficit

Mensagem por Vitor mango Seg Ago 05, 2013 2:19 am

Na Roma antiga havia um pote na entrada dos nobres para uma mija agradecida . O Pote tinha os destinos ...ou...para adubar as couves ou para branquear as túnicas dos deputados e nobres na Roma Imperial já que a urina origina "lexivia " e esta branqueia o que pode menos os euros ilegais

O sabão macaco eravendido ás fatias nas mercearias com a mesma faca com que cortavam o toucinho ou o chouriço pelo que o sabor deveria ser lindo

A roupa era levada para os lavadores públicos e ai era esfregada pelas empregadas que aproveitavam e barravam a vida pessoal de quem não gostavam dai nasceu o termo de

- Roupa suja !

Em Coimbra a roupa era lavada na Quinta do Rol porque passavam um ribeiro de agua limpa e a escassos quilometreis de Coimbra o termo Rol era o Rolo das roupas sujas passadas para a limpeza 

Na Índia e salvo EO um lavador de roupa tem estatuto social com direito a transmissão de tais poderes á família 

Ora isto era na roupa ja que nas panelas suponho que sendo de ferro fundido com tripés nunca eram limpas ...esgotada a sopa era carregado com agua toucinho sal e mais cheirinhos o que da origem á expressão

- A comida dantes tinha outro sabor

- Certamente a m*** da um gosto especial ao paladar

Mas...estava eu a falar deste governo que saiu nao lavou a panela governamental e mantenho os mesmos condimentos. Ora a isto chama-se Trampa de petisco   

Ha quem goste ...portanto sirvam-se á vontade porque eu vou fazer uma mija na horta para adubar o meu caldo verde fresquinho que rego depois com uma boa colheita de 89

á Vossaaaaaaaaaaaaaaa ! Glu Glu

Sabão macaco para lavar o deficit  Images?q=tbn:ANd9GcQofv23V7cNZ94XpFz5jwZNXrHjH-fAQoGfmJ8-lGrZ2PjFsd668g

Vitor mango

Pontos : 118178

Ir para o topo Ir para baixo

Sabão macaco para lavar o deficit  Empty Re: Sabão macaco para lavar o deficit

Mensagem por Vitor mango Seg Ago 05, 2013 2:25 am

Sabão macaco para lavar o deficit  4277157682_152ca5fc53

Vala de Ança na Quinta do ROL que obteve o nome pelo ROL das roupas lavadas de Coimbra Na foto uma festa de empresa em convívio no campo com muita comida muito vinho e vinho ate cair para o lado Foto do autor

Vitor mango

Mensagem por Vitor mango Seg Ago 05, 2013 2:28 am

Sabão macaco para lavar o deficit  4276585895_9f443b8c23

Esta pensou que a ribeira para para lavar roupa e fisico na mesma agua

Vitor mango

Mensagem por Vitor mango Seg Ago 05, 2013 2:34 am

A Barrela

Ontem descobri no livro da 3ª classe de uma das minhas tia, datado de 1950, um texto sobre a barrela. Achei curiosa a descrição de como as cinzas eram utilizadas para branquear a roupa. Faziam uma líxivia de cinzas que depois vertiam a ferver sobre a roupa.  Uma trabalheira imensa que as mulheres tinham para ter a roupa impecavelmente limpa.
Bendita invenção, a da máquina de lavar a roupa. Será que a líxivia de cinzas funciona nela? Tenho de experimentar.

Sabão macaco para lavar o deficit  Livro

Aqui fica o texto da barrela:

"- Que está a tia Ana a fazer? Aquela cinza assim, em cima da roupa já lavada, vai sujá-la mais do que estava...
Isto dizia à mãe o Alberto, rapazinho da cidade, que nunca tinha visto fazer uma barrela, ignorando, portanto, que a cinza da lenha é a substância de que se extraem em grande parte os elementos com se fabrica o sabão.
Electivamente, em terras da província é muito vulgar ver, nas ribeiras aonde as mulheres vão lavar a roupa, fazer uma barrela, para evitar maior consumo de sabão.
O Albertinho reparou então melhor e viu que a tia Ana, depois de lavar a roupa, a punha dentro de um cesto, coberto com um pano limpo, e numa fogueira colovava um caldeirão com água e cinza.
Depois, quando tudo estava a ferver, lançava essa mistura sobre o pano que cobria a roupa. A água então escorria, escorria, indo encharcar tudo.
A tia Ana tornava em seguida a passar a roupa na água corrente da ribeira, dava-lhe mais uma pequena lavagem, torcia-a bem para escorrer a água toda, e ia estendê-la ao sol, molhando-a de vez em quando com um regador, para corar bem, dizia ela.

E que branquinha a roupa ficava depois, sem nenhuma nódoa!"

Vitor mango

Mensagem por Joao Ruiz Seg Ago 05, 2013 8:30 am

Vitor mango escreveu:Sabão macaco para lavar o deficit  4277157682_152ca5fc53

Vala de Ança na Quinta do ROL que obteve o nome pelo ROL das roupas lavadas de Coimbra Na foto uma festa de empresa em convívio no campo com muita comida muito vinho e vinho ate cair para o lado Foto do autor

Olha o Mango, a preparar aquele famoso salto, para encantar as lavadeiras e que terminou em banho forçado, para gáudio das ditas...

Laughing 

Pontos : 32035

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo