Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jovens cientistas israelenses ganhar um prestigioso concessão Europeia, mas poderia ser o último?

Ir para baixo

 Jovens cientistas israelenses ganhar um prestigioso concessão Europeia, mas poderia ser o último? Empty Jovens cientistas israelenses ganhar um prestigioso concessão Europeia, mas poderia ser o último?

Mensagem por Vitor mango Sáb Ago 10, 2013 12:27 pm

Jovens cientistas israelenses ganhar um prestigioso concessão Europeia, mas poderia ser o último?
Como os grampos da UE para baixo na canalização de fundos para os territórios, não há garantia de israelenses continuarão a ser elegíveis para o tipo de 1,5 milhões de euros subvenção concedida este ano para 32 jovens cientistas locais.
Por Efrat Neuman | 10 de agosto de 2013 | 01:44 | 13



Os últimos dias de junho passou lentamente este ano, e Dr. Galia Blum, da Universidade Hebraica de Jerusalém já era um feixe de nervos. A tensão era imensa, e ela estava tendo dificuldade de concentração. Ela verificou sua caixa de correio electrónico repetidamente em antecipação de uma mensagem que poderia determinar o seu futuro profissional. A resposta devia voltar qualquer dia do Conselho Europeu de Investigação sobre o pedido de subvenção tinha submetido.

Nós não estamos falando de uma quantia insignificante, mas sim uma concessão de maior prestígio de 1,5 milhões de euros (NIS 7 milhões), dinheiro que não só tem importância crítica para a investigação, mas também a importância quando se vem para a posse ou um professor.

O processo de inscrição e seleção tinha tomado quase um ano. Blum, um investigador farmacológica, apresentou o seu pedido de concessão do programa Jovens Cientistas da ERC em outubro passado. Em fevereiro, ela foi informada de que ela estava entre os 20 por cento dos candidatos a quem fez o primeiro corte, e em maio ela tinha uma entrevista em Bruxelas. O conselho anunciou que os candidatos que cruzaram a linha de chegada receberão palavra até o final de julho. A análise estatística rápida pelos candidatos mostraram que, no passado, que geralmente aconteceu várias semanas antes, em uma quinta-feira ou sexta-feira à noite.

E então, há duas semanas, na quinta-feira, pouco antes de 06:00, o anúncio chegou. "Eu estava voltando para casa, de Jerusalém para Maccabim", ela relata. "De repente, houve um sinal sonoro e uma mensagem veio [no meu celular] que as respostas estavam no site do conselho de pesquisa." Ela correu para sua casa, saltou sobre seus quatro filhos, e correu para o computador, onde foi informado a resposta positiva. "Imediatamente, começou uma série de mensagens de texto para os colegas, os meus pais, o diretor da escola - para as pessoas que me fez jurar a chamar ao mesmo tempo."

O anúncio pegou Dr. Anat Herskovitz, da Universidade de Tel Aviv em um supermercado em Kfar Sava, debatendo a possibilidade de comprar uma garrafa de champanhe. Ela tinha saído da entrevista em Bruxelas com um sentimento bom, mas entendeu o quão competitivo estes subsídios são. Do seu ponto de vista, bem como, a concessão era uma necessidade e não apenas um bônus agradável. Cinco anos depois de seu retorno a Israel, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde ela fez um pós-doutorado em patógenos bacterianos, ela tinha acabado de dinheiro. Ela tinha usado a subvenção do Estado para os cientistas que retornam e tinha esgotado todas as outras concessões possíveis a partir de fontes locais.

Dois meses antes da entrevista, na Bélgica, Herskovitz já tinha preparado e ensaiado sua apresentação. Sua entrevista ocorreu na véspera do feriado de Shavuot, ea viagem a Bruxelas era um drama em si mesmo: "Eu tinha uma conexão através de Zurique eo vôo de conexão foi cancelado por causa de uma greve, então eu voei para a Alemanha e levou um trem de lá. Ele tem sorte de eu não voar no último minuto. Direto do aeroporto, na noite anterior à entrevista, eu fui para o prédio onde a entrevista seria, eu olhei para ele e disse: ". Amanhã, aqui, eu estou tomando a 1,5 milhão"

Cada candidato oferece uma apresentação de 10 minutos antes do conselho, ou como Herskovitz coloca: "Você tem 10 minutos para ganhar 1.500.000 €. Mesmo se você quiser manter a calma, é impossível. Você se move de uma sala de espera em outra sala de espera em outra sala de espera. Você não sabe quando vai chamá-lo, é como estar em um filme de suspense, ninguém fala com você. No quarto, 16 juízes estão lotados em torno de uma mesa redonda, e se o candidato não conseguir terminar dentro de 10 minutos, que o cortou. Após a apresentação vem uma enxurrada de perguntas. A maioria vem se sentindo horrível. Eu tinha uma boa entrevista, eles estavam sorrindo e me disse que gostou da proposta.

"Quando cheguei de volta a Israel, eu senti que era o meio de uma gravidez. Meus pais, colegas, vizinhos - todos os dias alguém ligou e perguntou: 'Então, o que está acontecendo? "Desde o início de julho eu era incapaz de fazer uma coisa e verifiquei meu e-mail a cada poucos minutos. Esta concessão oferece liberdade, status e reconhecimento. Tanta coisa está andando sobre este assunto. Para nós, Israel é um sonho, porque não temos recursos como esses. Havia dias em que eu me sentia pressão no meu peito da ansiedade que eu estava sentindo por não ter dinheiro para pagar os salários dos meus funcionários. Todo cientista é como o CEO de uma empresa de pequeno porte: Ele precisa cuidar de tudo, de salários aos materiais ".

Blum e Herskovitz estão na lista ilustre de 32 jovens cientistas israelenses que ganhou este ano o ERC doações de 1,5 milhões de euros cada um, um programa que poderia ser descrito como uma espécie de campeonato europeu para a ciência, que exige que os candidatos tenham recebido um doutorado até há sete anos. De 3.329 aplicações por pesquisadores de 22 países, apenas 287, ou 9 por cento, conseguiu a luz verde.

No caso dos pesquisadores israelenses, 31 por cento tiveram suas candidaturas aprovadas. Que colocá-los em terceiro lugar em termos de número de bolsas recebidas, depois de a Grã-Bretanha, com 60 beneficiários, ea Alemanha, com 46. A Alemanha tem uma população de 80 milhões, e da população da Grã-Bretanha é de 60 milhões, de modo per capita, e por uma larga margem, Israel ocupa o primeiro lugar entre os 22 países. Liderando a lista de instituições locais cujos investigadores receberam uma subvenção é, não surpreendentemente, o Instituto Weizmann de Ciências, com 10 beneficiários, seguida pela Universidade Hebraica (Cool, da Universidade de Tel Aviv (6), do Israel Institute of Technology Technion (2 ), Ben-Gurion University of the Negev (2), Bar-Ilan University (2), Centro Interdisciplinar de Herzliya (1), e Hospital Universitário Hadassah (1),

Pesquisa caro

Os compostos que serão desenvolvidas na pesquisa de Blum são destinadas a torná-lo possível fazer imagiologia molecular em alta resolução e em tempo real, usando um scanner CT padrão disponível em hospitais. Atualmente, não existem métodos que permitem a utilização deste equipamento de imagiologia molecular. Blum, cujo trabalho de pós-doutorado foi realizado na Universidade de Stanford, vai utilizar em seus químicas e biológicas métodos de pesquisa que permitam a detecção precoce do câncer e endurecimento das artérias, e informar sobre a localização de doenças, sua gravidade ea eficácia de tratamento.

Se você não está no campo, você provavelmente teria dificuldade de entender tema de pesquisa da Blum em muitos detalhes, mas o significado da subvenção é clara: Sem ele, a pesquisa não seria possível. "As verbas necessárias são muito difíceis de obter", diz ela. "A concessão, que se espalha ao longo de cinco anos, os fundos de todos os meus custos, incluindo pessoal, equipamentos e materiais. O custo das máquinas por si só é cerca de 400.000 euros. A pesquisa é muito caro. "

Por sua vez, a pesquisa de Herskovitz lida com o germe Listeria, que vem de alimentos e causa doenças. Em mulheres grávidas, pode causar aborto. "Estamos tentando entender como ele sabe a crescer no interior das células em nossos corpos", observa o pesquisador, "e conseguimos mostrando uma interação interessante do germe - que tem um vírus específico. O vírus Listeria fica dentro de seu genoma e afeta a capacidade do germe para causar a doença em nós. Isso significa que nós também temos que verificar como o vírus afeta o germe. Encontramos um mecanismo intrigante e fez uma proposta de pesquisa ampla de como atacar o fenômeno a partir de todas as direções. É inovador, ninguém tem mostrado anteriormente como um vírus vivo colabora com um germe e ambos trabalham juntos dentro do corpo humano. Foram descritas como uma boneca humana "babuchka ', no interior do qual é um germe e no interior do que um vírus. Precisamos entender as interações em todos os três níveis. "

O programa da União Europeia tem vindo a desempenhar um papel importante no financiamento de pesquisas em Israel. Por isso, é compreensível que as recentes tensões com a UE suscitar preocupação. O dia depois de os nomes dos destinatários foram liberados, a organização emitiu publicamente diretrizes em que os futuros acordos com Israel irá incluir uma cláusula estipulando que o acordo não inclui o financiamento para projetos israelenses e atividades fora das fronteiras de 1967. Contudo, uma entidade localizada dentro de Israel pode continuar a beneficiar de tal colaboração.

Após as orientações foram emitidos, ministro da Ciência e Tecnologia Jacob Perry disse que a decisão põe em risco os laços científicos entre Israel ea UE, e que do ponto de vista orçamental, isso poderia significar cortes de até 40 por cento do financiamento da investigação recebido por cientistas israelenses.

Em face disso, as restrições da UE sobre as subvenções não vai machucar os cientistas em universidades e organismos de investigação dentro das fronteiras de 1967, portanto, apenas University Ariel tem um problema. No entanto, há alguma questão de saber se a atitude em relação a Israel permanecerá inalterada. Poderia essas diretrizes também ter um impacto sobre as entidades de pesquisa que são baseados no soberano Israel, mas empregar colonos? Como cerca de pesquisadores que vivem dentro da Linha Verde, mas passar através dos territórios ocupados em seu caminho para o trabalho? E sobre a pesquisa conduzida nos territórios?

"Estamos estudando a situação e ter uma mão e dedo no pulso", diz o professor Isaías "Shy" Arkin, chefe da Autoridade de Investigação e Desenvolvimento na Universidade Hebraica, e ele próprio um bioquímico. "Nós lemos o teor da decisão e não vemos dano imediato a qualquer das sete universidades de pesquisa em Israel. Mas estamos a ficar em sintonia. Todas as instituições estão dentro da Linha Verde, incluindo o Monte Scopus [o principal campus da Universidade Hebraica, em Jerusalém Oriental], e não há controvérsia sobre isso. Mas o que acontece se um pesquisador decide estudar doenças em Judéia e Samaria? Eu não sei. Pode ser que o pensamento nos bastidores irá ter um efeito sobre a diminuição da taxa de aceitação. Nós já temos estatísticas longas e não será um problema para vê-lo. "

A UE é a segunda maior fonte de financiamento para a pesquisa científica básica em Israel
após a Fundação para a Ciência Israel. Israel paga o dinheiro para a UE a ser autorizados a entrar nestas competições, e os pagamentos de todos os países, juntos, constituem a soma total à disposição da CEI. No caso de Israel, no Sétimo Programa-Quadro da Comissão Europeia, que cobriu 2007-2013, o retorno para a academia ea indústria eram 50 por cento mais elevado do que o que Israel pagou em custos de entrada, de modo que certamente valeu a pena.

Dificuldades econômicas

O novo programa da CE, chamado Horizonte 2020, ainda não foi oficialmente assinado, e as negociações de Israel sobre participação estão previstas para começar apenas em meados deste mês. Desta vez, Israel, que tem o privilégio de poder participar em todos os programas de desenvolvimento na Europa investigação e da UE, serão chamados para a sua ante de participação: tanto porque a torta como um todo cresceu e porque o pagamento de cada país é determinado pela relação de seu PIB para o PNB da Europa. Desde que Israel tem crescido, enquanto muitos países europeus estão em dificuldades econômicas, a sua fatia do bolo vai ter que crescer.

No início deste mês, o ministro da Economia Naftali Bennett apelou a Israel para suspender toda a cooperação com a União Europeia, em resposta às novas orientações europeias. O primeiro-ministro ainda tem de pesar sobre a questão, mas mesmo se ele confirma o desejo de Israel de tomar parte no próximo programa, que ainda estará na condição de que o fim das negociações para o sucesso - e isso inclui, mesmo que indiretamente, o assunto da territorialidade, que define o que se aplica a um acordo. Estimativas indicam que a aprovação final do programa até o final do ano, ea última data para apresentar os seguintes pedidos de subvenção será entre março e maio próximo.

"Do ponto de vista da ciência em Israel, é quase impossível para nós não participar do próximo programa", diz o professor Oded Shmueli, vice-presidente de pesquisa no Technion. "Não ser parte disso é como atirar no próprio pé. Se não for possível, no plano político, vamos lidar com isso, mas é difícil colocar em palavras o quão importante isso é para a ciência em Israel. É como tentar se destacar em esportes sem competir com os outros, como se Maccabi Tel Aviv foram competir apenas aqui e não na Euroliga. Nós não somos os Estados Unidos, com 50 estados e um número incrível de cientistas. Se nós não somos uma parte deste, ele vai nos enfraquecer.

"Esses caras são excelentes cientistas, porque para ganhar, não é o suficiente para ser bom: você também precisa de uma idéia que beira a ficção científica, com uma visão.", Diz Shmueli, acrescentando que, "a redação correta será encontrada para nos permitir participar ".

"Mecanismo da ERC mostra o quão competitiva é a pesquisa em Israel. Podemos estabelecer-nos em nossa pequena lagoa e louvar nossas instituições acadêmicas, mas apenas quando são testados pelos padrões internacionais é que vamos ver o quão bem nós estamos fazendo ", diz o tímido Arkin. "Se alguém quiser ter uma noção de excelência israelense na ciência, ele pode imaginar uma fila de europeus sentados em uma mesa, e nestes tempos de cortes no orçamento e falta de simpatia por Israel, eles ainda estão preparados para dar aos cientistas israelenses uma grande quantidade de dinheiro para a pesquisa. Eu não acredito que isso vai acontecer, mas não há dúvida de que se concede em euros não chegam no próximo ano, vai tratar um poderoso golpe para a ciência em Israel. "

Prof Benjamin Ehrenberg, vice-presidente de pesquisa da Universidade de Bar-Ilan, diz que, apesar de ainda há desacordo sobre certos aspectos das orientações da União Europeia, que tem pouco medo de que Israel não vai participar no próximo programa. "Os europeus precisam cortejar nós. Administração científica da UE sabe que ter o cientista israelense de tal grupo tem valor agregado. "

Ehrenberg acrescenta que ele não espera que as orientações da UE ter "grandes implicações" para pesquisadores locais: "Como é que não há muita pesquisa na Judéia e Samaria. Universidade Ariel tem motivo para preocupação, mas não vejo um monte de estudos que saem de lá ganhar. "

Ehrenberg acredita que, se Israel não participa no próximo programa, será possível distribuir diretamente aos cientistas locais a participação dos fundos Israel teria pago à União Europeia. "A Fundação Ciência Israel tem uma capacidade excelente para testar excelência. Eu não acho que vai chegar a esse ponto, mas, mesmo nesse caso, vamos conseguir. "

"Pessoa mais feliz do mundo '

Galia Blum poderia ter realizado fora de um outro ano em submeter a sua candidatura. Apesar de ter terminado o seu doutoramento em 2003 eo programa para jovens
cientistas define elegibilidade até sete anos depois de receber o doutorado, as mulheres têm direito a receber uma determinada extensão se eles têm filhos. "Eu estava com medo de que haveria um problema no próximo programa por causa da situação dos países europeus ou porque as exigências mudaria", diz Blum, que é de 43. "Mesmo que eu tivesse um problema de escassez de publicações independentes, que apresentou o pedido e, naturalmente, eu estou feliz que eu fiz. Eu era a pessoa mais feliz vivo a ter que atrás de mim ".

Dezenove pesquisadores da Universidade Hebraica apresentados pedidos de subvenção deste ano, para que a taxa de sucesso para os pesquisadores da instituição foi de 42 por cento.

Herskovitz diz que as novas orientações da UE vis-a-vis Israel e os territórios deu-lhe preocupação. "Eu imediatamente telefonei para a autoridade de pesquisa para perguntar como isso nos afetaria, e eles disseram que não há nada para se preocupar. Cientistas em Israel não pode imaginar a possibilidade de não ser capaz de pedir dinheiro da UE. Meu laboratório é em grande parte financiada pelo dinheiro que vem da Europa. "

Como o resto dos destinatários, Dr. Shalev Itzkovitz do Instituto Weizmann é um cientista de alto nível, que voltou a Israel, depois de três anos em que ele fez um pós-doutorado em uma das principais universidades dos EUA, em seu caso MIT. Ele diz que trabalhou por dois meses em escrever a proposta de concessão e em experimentos preliminares.

O Instituto Weizmann tinha 14 pesquisadores apresentar pedidos de subvenção deste ano, pelo que a sua impressionante taxa de sucesso foi de 71 por cento. Itzkovitz descreve sua pesquisa como se segue: "Estamos combinando métodos computacionais e experimentais para caracterizar a arquitetura do tecido. O uso é tanto a ciência básica, a compreensão de como os tecidos no trabalho corporal, e também com o objetivo de caracterizar a alterações de alta sensibilidade em tecidos em estados patológicos de doenças como a diabetes. "Especificamente, ele diz, ele e sua equipe serão olhando para as células do fígado - "como as células individuais dividir o trabalho entre eles, eo que acontece com eles quando o assunto é doente."

Itzkovitz teve sua boa notícia sobre a concessão, enquanto em um trem, retornando de uma conferência em Tel Aviv para sua casa em Rehovot. Como os outros, ele diz que a espera foi estressante, e que o dinheiro será muito útil: "Esta soma me permitirá financiar seis pessoas no laboratório. Dá-lhe paz e tranquilidade durante cinco anos. "

Em contraste com Herskovitz, Dr. Ido Bachelet, da Universidade Bar-Ilan estava convencido de que tinha falhado a entrevista. "Era a manhã depois de Shavuot, então eu passei o feriado inteiro memorizar o material. Éramos vários israelenses lá. Antes da entrevista, eu me senti como o homem primordial sentiu quando ele saiu para caçar um leão. Depois que saiu eu não sinto que eu tinha encontrado tarefa 100 por cento e minha sensação era que eu não tinha dado o desempenho de uma vida. Isso ajudou um pouco para aliviar a pressão, porque eu não tinha grandes expectativas. "Ele estava em casa quando recebeu a notícia.

A pesquisa de Bachelet lida com nanorobótica. "Estamos a construir e programar robôs por meio de moléculas. Os robôs sabe, entre outras coisas, para controlar a droga no corpo e para reparar o tecido. Por exemplo, podem identificar quando um tumor canceroso desenvolve resistência a uma droga, e que podem alterar a medicação meados de tratamento sem danificar as células saudáveis. Agora, estamos a programar robôs para se comportar como um enxame de insetos que sabe como resolver problemas, adaptar-se a mudanças no ambiente e lembre-se soluções para os problemas do passado. "

Bachelet voltou para Israel há dois anos depois de completar uma dupla de pós-doutorado - em engenharia mecânica no MIT e em bioengenharia na Universidade de Harvard ("Ficou claro para mim que iria voltar"). Para ele, a nova concessão vai permitir-lhe realizar pesquisas de alta qualidade sem ter que economizar em despesas: "A grande vantagem de ter dinheiro é que você não tem que lutar para que as coisas - porque essas batalhas são demorados. Eu não vou começar um império de 30 alunos, o meu programa permanece como está, ea ERC vai me ajudar a levá-la adiante. Foi-me dada uma grande responsabilidade e uma tremenda oportunidade. Este dinheiro deve ser tratado exatamente como aquilo que é: uma ferramenta, um meio de avançar o meu objetivo ".

No caso do Dr. Boaz Pokroy do Technion, sua entrevista em Bruxelas não caiu em Shavuot, mas algumas semanas antes, no dia nacional de churrasco de Israel. "Deixando a família no Dia da Independência", observa ele, "não é agradável, mas para esta concessão que valeu a pena."

Esta foi a segunda tentativa da Pokroy para ganhar financiamento: em 2009, quando ele voltou de fazer um pós-doutorado em Harvard, ele se candidatou, mas não passar a entrevista. Este foi o último ano em que ele seria elegível para apresentar uma candidatura como um jovem cientista, e desta vez funcionou.

A pesquisa de Pokroy lida com os princípios que regem certas substâncias na natureza e sua replicação, para uso na melhoria de materiais sintéticos. "Usamos, por exemplo, uma estratégia que existe em cristais que se formam na natureza. Existem proteínas lá que entrar na estrutura cristalina, e fazemos coisas semelhantes com materiais como semicondutores. Eu não posso dizer que sem a bolsa de investigação que não iria acontecer, mas a concessão lhe dá a opção de fazê-lo em uma outra escala toda.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
 Jovens cientistas israelenses ganhar um prestigioso concessão Europeia, mas poderia ser o último? Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117583

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos