EUA/Eleições : Dois jovens detidos por ameaças de morte a Obama
Vagueando na Notícia :: Salas das mesas de grandes debates de noticias :: Noticias observadas DAS GALAXIAS SOBRE O PLANETA TERRA
Página 1 de 1
EUA/Eleições : Dois jovens detidos por ameaças de morte a Obama
Dois jovens foram detidos no Tennessee, no Sul dos Estados Unidos, por terem proferido ameaças de morte contra o candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, no âmbito de um projecto de massacre racista, revelou hoje o Departamento de Justiça.
De acordo com os autos, os jovens, que tencionavam matar 102 negros, tinham por objectivo último tentar "assassinar o candidato presidencial Brarack Obama", que será o primeiro negro a dirigir os Estados Unidos, caso seja eleito a 04 de Novembro.
Já ameaçado, o candidato beneficia desde que começou a campanha, início de 2007, da protecção dos serviços secretos da USSS, a agência federal encarregue da segurança do presidente dos Estados Unidos e das altas personalidades.
Daniel Cowart, de 20 anos, e Paul Schlesselman, de 18, originários do Tennessee e do Arcansas (Sul), foram detidos em Alamo (Tennessee) na quarta-feira por " ameaças contra um candidato à presidência", "posse ilegal de arma de fogo" e "conspiração para roubo de arma", segundo o Departamento da Justiça norte-americano.
Os dois suspeitos contavam assaltar um armeiro, e depois matar a tiro 88 negros e decapitar outros 14, "visando, nomeadamente, uma escola maioritariamente afro-americana", segundo o agente Brian Weaks, do Gabinete federal norte-americano do Álcool, tabaco e armas de fogo (ATF), que conduziu o inquérito e cujas declarações constam dos autos.
O número 14 alude às 14 palavras do ´slogan´ racista: "Temos de proteger a sobrevivência da nossa raça e o futuro das crianças brancas". O número 88 significa ´HH´, oitava letra do alfabeto e quer dizer ´Heil Hitler´, a saudação hitleriana.
"Eles disseram também que a sua última acção de violência seria tentar matar o candidato presidencial Barack Obama", testemunha o agente.
Segundo os autos, "ao acusados asseguraram que estavam prontos a morrer durante esta tentativa de asssassínio". Os dois jovens previam lançar a sua viatura contra Barack Obama e disparar contra ele da janela do carro.
Contavam os dois usar para a ocasião um smoking branco e uma cartola.
Momentos antes de serem detidos, tinham comprado uma corda de nylon e passa-montanhas e estavam na posse de várias armas de fogo, entre as quais um espingarda de canos serrados.
Vão ser presentes quinta-feira a um tribunal federal de Mênfis (Tennessee).
A equipa de campanha de Obama recusou comentar estas informações.
Os Estados Unidos continuam traumatizados com os atentados de Setembro de 2001 e o país não esqueceu os assassínios dos irmãos John e Robert Kennedy e de Martin Luther King.
O medo de um atentado contra Obama continua bem viva entre os partidários do candidato.
No final de Agosto, três homens, um dos quais armado e outro conhecido por ser um simpatizante pró-nazi, foram detidos em Denver (Colorado, ocidente) durante a Convenção democrata onde o senador foi oficialmente designado candidato.
No início do mesmo mês, agentes dos serviços secretos detiveram em Miami (Florida, Sudeste) um homem que ameaçara matar o candidato negro.
Armas de fogo, munições e armas brancas foram apreendidas na casa e na viatura deste indivíduo.
"Se este negro for eleito, eu próprio o assassinarei", declarara publicamente segundo os documentos da polícia.
Kllüx- Pontos : 11230
Vagueando na Notícia :: Salas das mesas de grandes debates de noticias :: Noticias observadas DAS GALAXIAS SOBRE O PLANETA TERRA
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos