Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gente realmente importante

Ir para baixo

Gente realmente importante Empty Gente realmente importante

Mensagem por Vitor mango Seg Set 16, 2013 11:43 am

Gente realmente importante

por João Afonso Machado, em 12.09.13



Gente realmente importante 15708184_e25CH

Domingos da Silva Carneiro, por alcunha herdada, o Liques. Do lugar de Moço Morto, na freguesia de Gavião, do concelho de V. N. de Famalicão. Alfaiate que assentou praça em Novembro de 1892 no Regimento de Infanteria 18 (do Príncipe Real), no Porto. Deambularia depois por outros quarteis, do Norte até Lisboa, onde embarcou para Lourenço Marques. Sob o comando de Mouzinho de Albuquerque, participou na jornada de Chaimite.

Era um, das poucas dezenas de temerários, que esteve presente na captura do soba Gungunhana. Sem embargo, regressou anomimamente à terra, casou e prosseguiu no ofício de alfaiate. Ostentando já as insignias de 2º cabo. E vivendo numa casita coberta de colmo. Esta vida não se coadunava com a felicidade de um homem que, para reforço do erário familiar, vendia também sardinhas - era pai de 17 filhos. De seu - acima de tudo - possuia a medalha da Ordem da Torre e Espada - Valor, Lealdade e Mérito (pelo Rei e pela Lei).

A pobreza marcou a existência de um homem que não se amedrontava ante o fogo das armas, mas fugia das tesouras e das linhas de coser. A população famalicense solidarizou-se em torno do objectivo de lhe conseguir uma pensão. Liques era um herói da terra, urgia o País não esquecesse.

Cada vez mais longe do rame-rame quotidiano, Liques - sempre fardado, sempre ostentando a sua medalha de bravura - apresentava-se na estação ferroviária, de cada vez que alguma visita real (D. Luis Filipe, D. Carlos, D. Manuel II) irrompiam de comboio Minho acima.

O Monarca mártir fez questão Liques o acompanhasse de Famalicão a Viana, numa dessas viagens. Com uma generosa dádiva monetária de permeio..

Morreu de doença em Março de 1931. Foi-lhe dada sepultura em campa rasa no Cemitério Municipal.

A Câmara se encarregou depois de colocar na sua campa lápide impeditiva do desconhecimento que desmerecia.

Estranho heroi! Estranha vida! Depois de feitos da mais destemperada coragem, o ofício de alfaiate e vendedor de sardinhas nos seus inconformados dias sobrantes...
 


[url=http://twitter.com/intent/tweet/?url=http%3A%2F%2Fcorta-fitas.blogs.sapo.pt%2F5492242.html&text=Gente realmente importante+via+%40SAPO+ShareThis][/url][url=https://www.facebook.com/share.php?u=http%3A%2F%2Fcorta-fitas.blogs.sapo.pt%2F5492242.html&t=Gente realmente importante]
[/url]

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Gente realmente importante Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos