Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Israel cogita assinar tratado que proíbe armas químicas, diz presidente Shimon Peres disse que opção passou a ser considerada após adesão de Síria ao acordo

Ir para baixo

Israel cogita assinar tratado que proíbe armas químicas, diz presidente Shimon Peres disse que opção passou a ser considerada após adesão de Síria ao acordo Empty Israel cogita assinar tratado que proíbe armas químicas, diz presidente Shimon Peres disse que opção passou a ser considerada após adesão de Síria ao acordo

Mensagem por Vitor mango Seg Set 30, 2013 10:48 am

Israel cogita assinar tratado que proíbe armas químicas, diz presidente
Shimon Peres disse que opção passou a ser considerada após adesão de Síria ao acordo



O governo israelense “vai estudar seriamente” assinar o tratado internacional que proíbe o uso e produção de armas químicas, disse nesta segunda-feira (30/09) presidente do país, Shimon Peres. Segundo o chefe de Estado, o tema passou a ser levado em consideração após o governo da Síria ter anunciado que vai destruir seu próprio arsenal tóxico. As informações são da agência de notícias Reuters.

Leia mais:
Opera Mundi realiza semana de Aulas Públicas na PUC-SP; inscreva-se

Israel permanece como um dos seis países no mundo que não assinaram a Convenção de Armas Químicas de 1997, depois da adesão síria neste mês. “Tenho certeza de que nosso governo irá analisar isso seriamente”, disse Peres a repórteres em Haia, a cidade holandesa que sedia a Opaq (Organização para a Proibição de Armas Químicas), que supervisiona a convenção.

Agência Efe
Israel cogita assinar tratado que proíbe armas químicas, diz presidente Shimon Peres disse que opção passou a ser considerada após adesão de Síria ao acordo Shimon%20Peres
Shimon Peres, durante coletiva à imprensa em Haia, na Holanda, sede da Opaq

Assim como com seu arsenal nuclear, Israel nunca admitiu publicamente ter armas químicas. O ministro da Inteligência, Yuval Steinitz, disse este mês que Israel estaria pronto para discutir a questão quando houvesse paz no Oriente Médio.

Leia mais:
Síria vai respeitar acordo da ONU sobre armas químicas, diz Bashar al Assad

O papel de Peres como chefe de Estado é amplamente cerimonial, mas ele é uma figura influente no quadro geopolítico e foi fundamental para transformar Israel em uma potência nuclear não declarada nos anos 1960.

Sob uma proposta russo-americana, a Síria se comprometeu a destruir seu arsenal de armas químicas dentro de nove meses. Acredita-se que a Síria tenha cerca de mil toneladas métricas dos agentes nervosos sarin, mostarda e XV.
 
Leia mais

  • Rússia se diz pronta a proteger e destruir depósitos de armas químicas sírias
  • Estados Unidos e Rússia chegam a acordo sobre arsenal químico da Síria
  • Membros permanentes do Conselho de Segurança chegam a consenso sobre armas químicas na Síria
  • Presidente do Líbano nega entrada de armas químicas sírias em seu país

Uma equipe de inspetores de armas da Opaq seguirá para a Síria nesta semana para fazer um inventário dos estoques químicos e munições para determinar como e onde destruí-los.

A Síria passou décadas construindo seu programa de armas químicas, em grande parte para conter a superioridade militar de Israel no Oriente Médio.

Peres disse que a Síria só assinou a convenção quando se deparou com a ameaça de força militar, mas acrescentou que Israel iria de toda forma considerar um pedido do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para que todos os países assinassem o tratado.

As outras nações que não assinaram a convenção são: Mianmar, Egito, Angola, Coreia do Norte e Sudão do Sul.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Israel cogita assinar tratado que proíbe armas químicas, diz presidente Shimon Peres disse que opção passou a ser considerada após adesão de Síria ao acordo Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos