Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ameaça real BDS ': medo Incutir nos israelenses (boicotes )

Ir para baixo

Ameaça real BDS ': medo Incutir nos israelenses (boicotes ) Empty Ameaça real BDS ': medo Incutir nos israelenses (boicotes )

Mensagem por Vitor mango Dom Out 20, 2013 11:28 am

Ameaça real BDS ': medo Incutir nos israelenses
Não temos nada a temer da campanha de boicote ou jurisdição universal. Mas temem que fazemos.
Por Anshel Pfeffer | 18 de outubro de 2013 | 08h01 | 12

Irlanda - Palestina Solidariedade manifestantes pedem um boicote a Israel
Nesta imagem do arquivo a partir de novembro de 2012, manifestantes na Irlanda pedir um boicote de Israel após bombardeio israelense de Gaza. Foto por AP

Por Allison Kaplan Sommer | 07 de outubro de 2013 | 05:39 | 15

Duvido contra-almirante (aposentado ) Eliezer Marom já acompanhou um convidado do exterior através das verificações de segurança no Aeroporto Internacional Ben- Gurion. Se ele tivesse, ele provavelmente teria sido menos ansioso pelas perguntas bastante rotineiras , ele foi convidado nesta segunda-feira de manhã no Aeroporto de Heathrow , em Londres . Por todas as contas , ele foi submetido a pouco mais do que alguns minutos de atraso como os oficiais de controle de fronteiras verificada seus detalhes . Não está claro por que ele foi submetido a mais algumas perguntas que a maioria das outras chegadas , mas como qualquer passageiro frequente irá dizer-lhe , este um acontecimento completamente normal. Mais de uma pessoa me disse que, apesar de imigração britânico não oficialmente usando o " perfil racial ", ele pode ter sido apontada simplesmente porque seus traços chinês de aparência ( mãe de Marom era de Xangai e ao longo de sua carreira navy seu apelido era " Chiney " ) parecia incongruente com seu passaporte israelense. Não há disputa , porém, que o questionamento era totalmente inofensivo. Ele não foi questionado sobre o serviço militar e alguns minutos mais tarde, ele foi recebido com o Reino Unido e enviou em seu caminho .

Marom no entanto sentida por um tempo que ele estava prestes a ser preso e rapidamente chamou o departamento do Ministério da Justiça , em Jerusalém, que está encarregado de defender autoridades israelenses em risco de acusações criminosas no exterior. Sinal de socorro do Marom colocar o departamento em alerta máximo e pelo tempo , alguns minutos depois , eles perceberam que tudo estava bem com o almirante , a notícia já havia sido divulgada em um site israelense e começou a fazer as rondas : Um ex- alto funcionário israelense havia sido detido em Londres e não apenas qualquer diretor, mas o homem que levou o traumático 2,010 ataque ao Mavi Marmara balsa no qual nove ativistas turcos foram mortos e dezenas de feridos , um homem que ainda tem um mandado de prisão que paira sobre ele na Turquia .

A saga de Marom no aeroporto de Heathrow foi rapidamente ao longo mas ilustra algo muito mais amplo sobre a mentalidade israelense. Na década anterior , a questão dos políticos israelenses e generais sendo rebocado na frente de tribunais em todo o mundo era muito mais proeminente. Um termo especial foi mesmo inventada por ele - lawfare . Conferências de juristas judeus foram convocadas , forças-tarefa foram criadas , a pressão foi exercida sobre os governos dos países onde os ativistas pró-palestinos estavam usando e abusando de " jurisdição universal " leis para tentar ter israelenses levado a julgamento . Em última análise, a campanha lawfare não conseguiu atingir suas intenções declaradas : não israelense foi preso ou indiciado em qualquer lugar.

O pior caso foi um ex-general , Doron Almog , que em 2005 foi avisado para não deixar o avião da El Al no aeroporto de Heathrow , porque ele enfrentou o risco de ser preso. Almog voltou para casa e foi isso. Leis foram alteradas , os governos estrangeiros deram garantias e lawfare já não é um grande problema . Mas pode -se dizer que foi um fracasso total se os ex- oficiais superiores ainda estão de visita a Londres e outras capitais estrangeiros na ponta dos pés ?

BDS campo de batalha

A batalha de hoje é BDS - campanha de boicote, desinvestimento e sanções a ser travada contra Israel. Esforços significativos estão sendo investidos pelo governo e organizações pró-Israel para afastar BDS . Esta semana eu descobri que na embaixada israelense em Londres sozinho, há duas pessoas ( um diplomata e um funcionário local) , cuja breve de tempo integral é monitorar e combater BDS tentativas . Aparentemente, o Ministério das Relações Exteriores com o seu corpo diplomático , não é suficiente eo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu acrescentou lutando BDS às responsabilidades do ministro de Assuntos Estratégicos Yuval Steinitz .

Tem a campanha de boicote realmente causou Israel nenhum dano econômico real? Sua lista escassa de sucessos tão apregoada na obtenção de empresas e autoridades locais para soltar produtos israelenses todos juntos nem sequer constitui uma alfinetada para a economia de Israel.

BDS não conseguiu criar qualquer forma de pressão sobre Israel a mudar suas políticas . Uma semana depois de cientistas israelenses mais uma vez ganharam prêmios Nobel e dias após o Facebook anunciou que estava abrindo um novo centro de desenvolvimento em Israel , qualquer conversa de isolamento acadêmico ou econômico de Israel soa ridículo . No entanto, não é apenas a generais e políticos que se sentem um pouso mal-estar em alguns países, especialmente na Europa. Você pode ouvir que o desconforto ao falar com os acadêmicos à procura de uma universidade para o ano de pós- doutorado e empresários que tentam despertar interesse em conferências profissionais.

Eu ainda acredito que, no quadro mais amplo de desenvolvimento econômico e de cooperação científica o dano é mínimo, mas o barulho feito pelo lawfare e BDS agitadores tem alimentado em um ambiente já existente de paranoia suspeito que está causando dano muito maior do que para os israelenses qualquer boicote de produtos israelenses em um supermercado britânico ou decisão por um professor , mesmo um tão conhecido como Stephen Hawking , para não falar em Israel , nunca pode causar .

Israel não tem razão para se opor ao princípio da jurisdição universal , segundo o qual os países ou tribunais internacionais podem colocar as pessoas em julgamento por crimes cometidos fora da sua jurisdição habitual - afinal, o julgamento de Eichmann , em 1961, foi uma demonstração única de tal princípio. Nem Israel tem qualquer razão para temer que os seus agentes ou funcionários serão levados a julgamento em democracias agindo sobre jurisdição universal. Enquanto Suprema Corte de Israel permanece aberta para petições contra as decisões das autoridades civis e militares e exerce os seus poderes , ninguém pode alegar com credibilidade que um tribunal estrangeiro tem de intervir nos assuntos jurídicos internos de Israel. A jurisdição universal só pode ser aplicado quando se prove que não há nenhuma autoridade legal com o poder de servir a justiça . E enquanto a economia de Israel e institutos de pesquisa têm muito a oferecer, não boicote econômico terá muito efeito .

O verdadeiro mal dessas campanhas é que eles alimentam a mentalidade de cerco que impede os israelenses de abraçar qualquer mudança real em suas relações com os "estrangeiros" dentro e com os seus vizinhos mais próximos. Uma nação constantemente em guarda de estranhos que procuram deslegitimar a sua existência nunca será capaz de desenvolver uma atitude mais humana para com os refugiados e migrantes dentro de suas fronteiras ou superar as barreiras psicológicas que a impedem de chegar a uma solução realista com os palestinos (mesmo antes de podermos enfrentar os principais obstáculos os próprios palestinos têm ).

Temos que ver essas "ameaças" para que eles sejam capazes não só para neutralizá-los , mas para impedi-los de dominar nossa consciência. A economia de Israel não está prestes a ser prejudicado por boicotes e oficiais IDF não será definhando em prisões estrangeiras em breve. Mas os israelenses fizeram-se prisioneiros em suas próprias mentes e é hora de romper o cerco .

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Ameaça real BDS ': medo Incutir nos israelenses (boicotes ) Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117569

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos