Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Miguel Sousa Tavares "Portugueses sabem que de pouco serve mudar de Governo ou Presidente"

Ir para baixo

 Miguel Sousa Tavares "Portugueses sabem que de pouco serve mudar de Governo ou Presidente" Empty Miguel Sousa Tavares "Portugueses sabem que de pouco serve mudar de Governo ou Presidente"

Mensagem por Vitor mango Sáb Nov 16, 2013 9:58 am


  • Última Hora
  • Política
  • Economia
  • Desporto
  • Fama
  • País
  • Mundo
  • Tech
  • Cultura

topo

Miguel Sousa Tavares "Portugueses sabem que de pouco serve mudar de Governo ou Presidente"
Na coluna de opinião, que semanalmente assina no semanário Expresso, o escritor Miguel Sousa Tavares afirma este sábado que “ao pé da decomposição europeia” a que temos assistido nos últimos tempos, “os males de governação” em Portugal “não passam de subcapítulo de uma tragédia maior”. O comentador político refere ainda que o Governo e o Presidente da República, ao contrário do que alertou Mário Soares, não serão “derrubados pela violência” porque “os portugueses sabem que de pouco serve mudar”.
Política
 Miguel Sousa Tavares "Portugueses sabem que de pouco serve mudar de Governo ou Presidente" Naom_5266e2aa386d9
DR
08:09 - 16 de Novembro de 2013 | Por Ana Lemos


Share on print Share on email More Sharing Services
O escritor e comentador político, Miguel Sousa Tavares, escreve este sábado sobre ‘o fim do euro’ tendo em conta o actual contexto em que, “com 7% de superavit nas suas contas públicas, enquanto à sua volta quase todos os parceiros do euro afundam em défices, a Alemanha está sentada numa pilha de dinheiro”.
Leia também:

  • "Se Cavaco continuar a só ver Passos e Portas, a violência irromperá"
PUB

 Miguel Sousa Tavares "Portugueses sabem que de pouco serve mudar de Governo ou Presidente" 01 Miguel Sousa Tavares "Portugueses sabem que de pouco serve mudar de Governo ou Presidente" Lg.php?bannerid=132419&campaignid=78176&zoneid=2925&OACBLOCK=14400&OASCCAP=3&loc=http%3A%2F%2Fwww.noticiasaominuto
Este facto, refere, em “nada aproveita ao euro, nada aproveita aos seus parceiros e nada aproveita à própria Alemanha”, excepto se está “a apostar já no fim do euro e a tratar de entesourar para o dia em que a bomba nuclear rebentar”.
“O caminho seguido pelas troikas e pelo FMI, a reboque da Alemanha, foi de uma estupidez tamanha que ficará registado nos anais da história económica”, considera Miguel Sousa Tavares, sublinhando que “só podia desembocar, como desembocou, no desastre absoluto. E, paradoxalmente para os seus defensores, no aumento das dívidas dos Estados”.
Mas “andam para aí alguns membros do Governo muito contentes” com a descida do desemprego e o crescimento da economia no terceiro trimestre, para o escritor apenas um “sinal de que batemos no fundo e, obviamente, números absolutamente insuficientes para evitar, sequer, o crescimento da dívida”. Pelo que, “só nos resta crescer para fora da zona euro e da Europa” através do “esforço louvável das empresas exportadoras”.
Sousa Tavares diz duvidar que a “Alemanha queira defender a Europa”, até porque “Merkel é uma mulher sem mundo, sem cultura europeia,” e “dali não virá nada, a menos que a Europa se revoltasse contra ela”. Acontece que, questiona, como poderá revoltar-se “uma Europa com líder como Holande, Cameron, Rajoy ou Durão Barroso?”.
Pelo que, conclui, “ao pé da decomposição europeia a que vamos assistindo, os nossos males de governação não passam de um subcapítulo de uma tragédia maior. (…) Que o Governo é mau, incompetente e inexistente na esfera europeia, é um facto à vista de todos. Que, apesar disso e da situação europeia, há coisas em que temos de mudar de hábitos, é outro facto. (..) Mas o Governo e o Presidente não serão ‘derrubados pela violência’ se não se saírem bem, como prevê Mário Soares”.
E isso por “três razões (…), apesar de tudo, há uma maioria que não prescinde de viver em democracia, (…) a alternativa chama-se António José Seguro, e os portugueses sabem que de pouco serve mudar de Governo ou de Presidente se a Europa não mudar de políticas”, remata Miguel Sousa Tavares, no artigo que assina hoje no semanário Expresso.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
 Miguel Sousa Tavares "Portugueses sabem que de pouco serve mudar de Governo ou Presidente" Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos