Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

e se mandela fosse mpalestiano

Ir para baixo

e se mandela fosse mpalestiano  Empty e se mandela fosse mpalestiano

Mensagem por Vitor mango Ter Dez 10, 2013 7:39 am

E se Mandela fosse palestino?
É tentador - mas equivocada - a pensar que o conflito israelo-palestino poderia ser resolvido por uma figura salvadora como Mandela.
Por Khaled Diab | 10 de dezembro de 2013 | 15:30

Marwan Barghouti - Arquivo / AP - 17102011


Por Gideon Levy e Alex Levac
10 de dezembro de 2013 | 01:45 | 4

Desde o falecimento de Nelson Mandela, elogios glorificando o grande homem têm circulado em todo o mundo - alguns sincero , outros oportunistas , alguns verdadeiros , outros hipócritas.

Apesar de suas imperfeições , Nelson Mandela foi um dos poucos líderes - talvez o único - no século 20 que conseguiu tanto como um revolucionário e estadista.

Minha intenção aqui é analisar o legado de Mandela no contexto israelo-palestino e avaliar se o modelo sul- Africano foi pioneiro poderia ajudar palestinos e israelenses de chumbo para a Terra Prometida de paz.

"Nós sabemos muito bem que a nossa liberdade é incompleta sem a liberdade dos palestinos ", disse Mandela em 1997, no 20 º aniversário do Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino .

" E dentro da minha cela , eu lhe digo nossa liberdade parece possível, porque você chegou a sua", Marwan Barghouti , o líder palestino preso que tem sido muitas vezes descrito como o " Mandela palestino ", escreveu em um tributo , refletindo o profundo sentimento de luto muitos palestinos sentem.

" A pequena célula e as horas de trabalho forçado , a solidão e as trevas , não impedi-lo de ver o horizonte e partilha a sua visão ", escreveu Barghouti do seu próprio celular em Hadarim prisão de Israel. "Seu país tornou-se um farol e nós, como palestinos , estão a criação velas para chegar a suas costas. "

Mas uma das razões que os palestinos não tenham chegado a este costa prometido é porque não tinha um líder de estatura e visão de Madiba, muitos argumentam . " Os palestinos precisava de um Mandela , mas eles tem Arafat ", refletiu um conhecido israelense , ecoando um sentimento comum em Israel.

Embora seja verdade que a causa palestina poderia ter usado alguém da humanidade e visão de Nelson Mandela, que este ponto de vista tem vista é que os israelenses também têm sido seriamente enganados pela sua liderança. Sim, os palestinos não tiveram sua Mandela , mas , igualmente, um israelense FW de Klerk ainda está para surgir , com o mais próximo de Israel chegou a este ser Yitzhak Rabin .

Apesar de Klerk é largamente ignorado hoje, é , a meu ver, não é exagero dizer que, sem o seu " verligte " ( iluminado) contribuição , Mandela , que , no entanto, merece o maior crédito , pode ter falhado em sua missão de desmantelar o apartheid sul- Africano .

Afinal, apesar de ser um conservador tingido -in -the- lã para a maioria de sua carreira política , de Klerk chamado para um não- racista África do Sul, levantou a proibição de o Congresso Nacional Africano (ANC) , lançado Mandela da prisão e conseguiu uma transição suave surpreendentemente para a democracia. Isso teria sido impensável tinha o seu antecessor PW Botha, que fez campanha por um voto "não" no referendo de 1992, de Klerk em acabar com o apartheid, não foi forçado a se aposentar depois de um acidente vascular cerebral.

Mas o que se Mandela fosse um palestino e se ele tinha encontrado sua israelense de Klerk , poderia ele e que ele teria sucesso onde Arafat e Rabin , para não mencionar o resto da liderança israelense e palestino , não ?

Embora seja tentador acreditar que o que palestinos e israelenses falta é um salvador , existem alguns problemas estruturais no contexto israelo-palestino , que poderia derrotar qualquer um que seja Mandela, o mais importante sendo o caráter étnico-religioso estreito do conflito.

Mesmo que os palestinos geralmente consideram Mandela como uma alma gêmea e seu grande parte táticas não-violentas ressoam profundamente , se Mandela fosse realmente um líder palestino , temo que sua filosofia teria de enfrentar uma onda de oposição. Apesar do apoio inquestionável entre pragmáticos , alguns rotulá-lo como um " traidor " por exigir mais do que direitos civis iguais no âmbito israelense existente, enquanto outros demiti-lo como um " normalizador " para a sua inevitável colaboração com os israelenses .

Curiosamente, brancos, esquerdistas e comunistas , estavam envolvidos com o ANC desde seus primeiros dias. Por exemplo, a Carta da Liberdade foi compilado , com base nas demandas de todo o país , por que virou arquiteto -político- ativista Lionel Bernstein. No julgamento de Rivonia, o que levou a longo encarceramento de Mandela, havia cinco branco co-réus que, como Bernstein, também eram judeus.

Do lado israelense , a visão ea missão do Mandela também provável provar intragável . Embora os judeus são uma porcentagem muito maior da população dos territórios israelenses e controlado ( ex mandato da Palestina e as Colinas de Golã ) , há uma obsessão generalizada com a chamada bomba-relógio demográfica .

Isso levaria provavelmente muitos israelenses para condenar um Mandela palestino como conspirar para " destruir Israel por outros meios ", para roubar os judeus de seu direito à auto -determinação e até mesmo levar à guerra civil e massacra o "dia seguinte ". No entanto, os brancos sul- africanos conseguiram superar esse medo existencial e sobreviveu - mesmo prosperou - para contar o conto .

Embora o nacionalismo palestino secular e do sionismo secular têm ambos tradicionalmente se esforçado para as sociedades democráticas que envolveram o outro lado como iguais das sortes , este estava sempre em uma concha onde o outro seria uma minoria e dispostos a viver sob um quadro claro nacionalista , dominante.

Uma razão pela qual o conflito israelo- palestino não tem buscado uma solução Sul Africano - e em vez disso é preso no marasmo incompatíveis de uma solução de dois Estados , em uma terra que está sob 27.000 km quadrados . em comparação com 1,2 milhões de enormes km quadrados da África do Sul . - É simplesmente uma questão de tempo.

A colonização européia da África do Sul começou muito mais cedo , e já havia atingido seu auge no início do século 19 . Em contraste, a imigração judaica em larga escala e liquidação não decolou até depois do mandato britânico na Palestina começou após a Primeira Guerra Mundial

Como a situação fica cada vez mais para se assemelhar a segregação do apartheid da África do Sul , muitos, especialmente entre os palestinos , mas também um número crescente de judeus israelenses , estão convencidos de que o único caminho a seguir é um estado único , binacional .


No entanto, a enorme confusão e diferenças permanecem sobre a forma que este deve tomar e como chegar lá . É hora de ter inspiração de Nelson Mandela eo ANC para lançar uma luta pelos direitos civis de igualdade para todos, ao mesmo tempo, proteger os direitos de todos os grupos étnicos , nacionais e religiosos neste país .

Khaled Diab é um jornalista egípcio -belga , blogueiro e escritor que já gastou cerca de metade de sua vida no Oriente Médio , incluindo quase dois anos em Jerusalém , ea outra metade na Europa. Siga-o em @ DiabolicalIdea .

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
e se mandela fosse mpalestiano  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117583

Ir para o topo Ir para baixo

e se mandela fosse mpalestiano  Empty Re: e se mandela fosse mpalestiano

Mensagem por Vitor mango Ter Dez 10, 2013 7:43 am


Como a situação fica cada vez mais para se assemelhar a segregação do apartheid da África do Sul , muitos, especialmente entre os palestinos , mas também um número crescente de judeus israelenses , estão convencidos de que o único caminho a seguir é um estado único , binacional .

Ou seja uma só palestina laica onde um palestiano = Um voto e cada qual reza canta ou dança ao Deus que mais gostar



Só que os palestinianos estão convencidos e o mundo iden iden que o estado de Israel acumula tanto ódio universal e cada vez mais o seu exercito é o de uma ocupação ilegal que o futuro de Israel se vai degradando pouco a pouco e cai na rotura completa como aconteceu com a URSS

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
e se mandela fosse mpalestiano  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117583

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos