Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Genes podem elevar 'colesterol bom', diz estudo

Ir para baixo

Genes podem elevar 'colesterol bom', diz estudo Empty Genes podem elevar 'colesterol bom', diz estudo

Mensagem por Admin Qui Jun 19, 2008 1:20 am

Genes podem elevar 'colesterol bom', diz estudo


Estrutura molecular do colesterol
O “colesterol ruim” está associado a males cardíacos e a derrames
Um estudo realizado por cientistas na Europa concluiu que determinados genes, presentes em um terço das pessoas, podem ajudar a prevenir problemas cardíacos ao elevar a quantidade do chamado "colesterol bom" no organismo.

Na pesquisa, os cientistas das Universidades de Cambridge e Newcastle, na Inglaterra, e da Groningen, na Holanda, compilaram dados de 138 estudos sobre o assunto, envolvendo quase 200 mil pessoas em várias partes do mundo.

Os cientistas procuraram compreender a ligação de seis variedades de um gene que produz uma proteína chamada CETP (sigla de proteína de transferência de colesteril éster) sobre a concentração do colesterol bom, chamado HDL (lipoproteína de alta densidade, também na sigla em inglês).

A conclusão foi que pessoas com três das variedades genéticas têm um aumento de 3% a 5% de HDL, o que as torna menos vulneráveis a males do coração.

As três variedades foram associadas a uma inibição moderada da atividade da proteína CETP.

Estudos "necessários"

O "colesterol bom" é assim chamado por que os cientistas acreditam que ele ajuda a prevenir a obstrução de vasos sangüíneos, que pode levar a infartos.

Altas concentrações do "colesterol ruim", chamado de LDL (lipoproteína de baixa densidade, em inglês), têm o efeito contrário, colaborando para aumentar a chance de males cardíacos e derrames.

Até agora, não se sabia ao certo a relação da CETP com doenças coronárias. Mas, como a CETP está associada a uma redução de HDL, a inibição do gene já vinha sendo cogitada por cientistas como benéfica.

Acredita-se que o novo estudo, divulgado pela publicação científica Journal of the American Heart Association, possa levar no futuro ao desenvolvimento de remédios que possam aumentar a quantidade de "colesterol bom" no sangue.

No entanto, Peter Weissberg, da British Heart Foundation, organização que financiou a pesquisa, diz que "mais estudos são necessários para determinar como isso pode ser conseguido".
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos