Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ucrânia ONU vota sábado resolução condenando referendo na Crimeia

Ir para baixo

Ucrânia ONU vota sábado resolução condenando referendo na Crimeia Empty Ucrânia ONU vota sábado resolução condenando referendo na Crimeia

Mensagem por Vitor mango Sáb Mar 15, 2014 1:46 am

Ucrânia ONU vota sábado resolução condenando referendo na Crimeia
Os membros do Conselho de Segurança reúnem-se de emergência no sábado de manhã para votar uma resolução ocidental condenando o referendo de domingo na Crimeia.
Mundo
Ucrânia ONU vota sábado resolução condenando referendo na Crimeia Naom_5311c3a4333f5
Lusa
21:17 - 14 de Março de 2014 | Por Lusa


Share on print Share on email More Sharing Services
A reunião está convocada para as 11:00 (15:00 em Lisboa), a pedido dos Estados Unidos, e os diplomatas esperam que a Rússia vete o texto.
PUB

Ucrânia ONU vota sábado resolução condenando referendo na Crimeia B8044014Ucrânia ONU vota sábado resolução condenando referendo na Crimeia Lg.php?bannerid=152179&campaignid=91920&zoneid=2925&loc=1&referer=http%3A%2F%2Fwww.noticiasaominuto
A posição da China, que muitas vezes se alinha com Moscovo no Conselho de Segurança, em particular nas votações sobre a Síria, é mais incerta, porque "os chineses estão embaraçados", explica um diplomata ocidental.
A mesma fonte precisa que dois dos princípios da diplomacia chinesa, constantemente repetidos pelo embaixador chinês nas seis reuniões do Conselho de Segurança sobre a crise ucraniana, são a não-ingerência e o respeito da integridade territorial, que serão postos em causa pelo escrutínio de domingo, sobre a reanexação ou não da república autónoma ucraniana da Crimeia à Rússia.
"O único objetivo desta resolução é obter uma abstenção chinesa e sublinhar, assim, o crescente isolamento da Rússia", analisa outro diplomata do Conselho.
A resolução foi redigida à medida pelos Estados Unidos em termos muito moderados, suscetíveis de ser aceites por Pequim.
Nesse sentido, ela não visa a Rússia e não exige explicitamente a retirada dos reforços militares russos enviados para a Crimeia para controlar a península, não acenando também com a ameaça de sanções.
Segundo alguns diplomatas, de um ponto de vista tático, é preferível lançar este ato de intimidação a Moscovo antes mesmo do referendo.
Após o escrutínio, o Ocidente deverá mostrar-se muito mais crítico em relação aos russos, o que Pequim teria dificuldade em aceitar.
Era igualmente necessário aguardar os resultados da reunião de último recurso hoje, em Londres, entre os chefes da diplomacia norte-americano, John Kerry, e russo, Serguei Lavrov, que se saldou na constatação do desacordo.
O projeto de resolução afirma que "o referendo não pode ter qualquer validade e não pode servir de base a qualquer alteração do estatuto da Crimeia", pedindo a todos os Estados que não reconheçam o seu resultado e "não empreendam qualquer ação que possa ser interpretada como um reconhecimento de uma mudança de estatuto" -- uma formulação ambígua para exigir à Rússia que não anexe a Crimeia.
No texto, o Conselho de Segurança das Nações Unidas reafirma também "o seu compromisso para com a soberania, a independência e a integridade territorial da Ucrânia nas suas fronteiras internacionalmente reconhecidas".
O documento pede a Moscovo e a Kiev que "estabeleçam um diálogo político direto" e deem provas de contenção.
A resolução saúda ainda a vontade expressa pelas novas autoridades de Kiev de "respeitar os direitos de todos os ucranianos, incluindo aqueles que pertencem a minorias", outra concessão a Moscovo que afirma que os russófonos do leste da Ucrânia estão ameaçados de discriminação.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Ucrânia ONU vota sábado resolução condenando referendo na Crimeia Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117610

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos