Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Metástases do pensamento imperial russo

Ir para baixo

Metástases do pensamento imperial russo Empty Metástases do pensamento imperial russo

Mensagem por Vitor mango Qui Abr 10, 2014 10:44 am

Metástases do pensamento imperial russo

Metástases do pensamento imperial russo Nazi


Quando escrevi e publiquei, ontem, o artigo sobre a Estónia, não quis supor que espero ver, dentro em breve, as tropas russas a “libertarem” os “russófonos oprimidos”, embora já nada se possa excluir. Queria, sim, chamar a atenção para o facto de o Kremlin estar a incentivar desestabilização nos países vizinhos para colher o máximo de frutos na sua política externa.
Como é sabido, na origem da mais grave crise na Europa depois do fim da guerra fria, estiveram as manifestações em Kiev a favor da integração europeia e contra a repressão policial. A oposição ao Presidente Ianukovitch tentou aproveitar a oportunidade para o derrubar e a forma utilizada, apoiada pela UE e os EUA, foi a mais desastrosa: foi assinado, tendo a UE como garante, uma acordo para a saída da crise, mas os termos do documento foram imediatamente violados pela oposição. Ianukovitch teve de fugir para a Rússia, pois ninguém lhe dava garantias de segurança e o destino do líder líbio Kadaffi ainda está fresco.
Não sei se por ignorância ou excesso de confiança, mas os analistas da UE e dos EUA parecem não ter medido as consequências do que estava a acontecer e deram ao Kremlin um pretexto há muito esperado para responder “à russa”. O Presidente russo, Vladimir Putin, reagiu, violando todos os princípios que dizia defender: soberania dos povos e países, inviolabilidade de fronteiras, etc., etc.
Este pretexto serviu também para a continuação da revisão das fronteiras herdadas da União Soviética, processo iniciado logo após a queda do império soviético e que teve um dos pontos altos em Agosto de 2008, quando a Rússia invadiu a Geórgia.
Se alguns estudiosos e políticos ocidentais tivesse tentado analisar a mentalidade dos actuais dirigentes russos, não ficariam surpreendidos com a reacção da Rússia e poderiam ter impedido a anexação russa da Crimeia. Claro que não através das armas, mas cumprindo o acordo assinado entre a oposição e Ianukovitch. Era preciso esperar mais alguns meses para que Ianukovitch se retirasse, pois o seu regime corrupto não tinha qualquer apoio. Mas o essencial era derrubar Ianukovitch e viesse o que viesse depois.
Mas, como já escrevi há uns tempos atrás, a Rússia é, grosso modo, dirigida por dois grupos que esperavam de uma oportunidade para se desforrar do chamado Ocidente: os siloviki (criaturas dos serviços secretos) e os descendentes da velha nomenclatura soviética.
Eis um exemplo: Viatcheslav Nikonov, neto de Viatcheslav Molotov, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da URSS estalinista. Tal como o avô, que não saiu em defesa da esposa quando Estaline a enviou para um campo de concentração, o neto também não foi para a rua defender a União Soviética. Pelo contrário, transformou-se num “democrata” e “ocidentalista”. Vladimir Putin, referindo-se à oposição, disse um dia que os seus membros andavam “como chacais” pelas embaixadas ocidentais. Ora Nikonov era um desses, vi-o várias vezes na Embaixada de Portugal, apresentando-se como um “verdadeiro defensor dos direitos universais do homem”, etc.
Mas, quando os ventos mudaram, Nikonov mudou com eles e, hoje, além de deputado da Duma Estatal, dirige a “Russky Mir” (Mundo Russo), organização que tem como objectivo reunir a diáspora russa no mundo e incentivar a cooperação com outros povos.
Em termos ideológicos, este político, que apoia incondicionalmente a actual política externa, também evoluiu muito. Ao discutir a forma como apresentar a História da Rússia aos alunos das escolas, Nikonov falou, em Dezembro de 2011, da “grande raça ariana russa”. Este doutorado em História, precisou: “Devemos sempre recordar em que país vives e trabalhas, conhecer as suas tradições. A nossa Pátria tem um grande passado. Um ramo da tribo ariana desceu dos Cárpatos, povoou pacificamente a Grande Planície Russa, a Sibéria, a parte mais fria do planeta, chegou até ao Pacífico, fundou o Fort Ross, bebeu as seivas das riquíssimas culturas de Bizâncio, Europa, Ásia, derrotou o mais terrível inimigo da Humanidade, abriu o caminho para o Espaço. Mas há poucos lugares onde se sabe tanto pouco e tão pouco se aprecia o passado e o presente”, explicou.
Depois vem a “medição de crânios”: “Se dividirmos toda a humanidade em três grupos: 1) criadores de cultura, 2) portadores de cultura e 3) destruidores de cultura, os representantes dos dois primeiros grupos só são arianos. Foram precisamente os arianos que criaram, se assim se pode dizer, os alicerces e paredes de todas as criações humanas. Os outros povos deixaram apenas o seu sinal na forma e cor externas”.
Nikonov talvez se tenha esquecido que a sua avó era judia, ou talvez não, decidiu seguir o exemplo do avô.
São ideias semelhantes ou iguais a estas que estão na moda entre a elite política russa.
Na véspera, um grupo de deputados da Duma Estatal exigiu do Procurador da Rússia que investiga a forma como a URSS ruiu e apure as responsabilidades de Mikhail Gorbatchov, então Presidente do país, nesse processo.

Ou seja, volta a vir à tona a mentalidade imperial sob formas agressivas, que nunca trouxe nada de bom à Rússia. Moscovo deveria preocupar-se mais com o seu crescimento intensivo, com a modernização das suas infraestruturas, da sua economia, com o combate à corrupção, mas volta a cometer o erro de gastar forças no alargamento da sua zona de influência, mesmo que com “pretextos dignos”. 
Publicada por José Milhazes à(s) 11:18 Sem comentários: Metástases do pensamento imperial russo Icon18_email




quarta-feira, Abril 09, 2014

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Metástases do pensamento imperial russo Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos