Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lição da Páscoa da África do Sul para Israel

Ir para baixo

Lição da Páscoa da África do Sul para Israel Empty Lição da Páscoa da África do Sul para Israel

Mensagem por Vitor mango Qua Abr 23, 2014 1:21 am

Lição da Páscoa da África do Sul para Israel
Passar o feriado no antigo estado Apartheid foi uma experiência perplexidade .
Por Peter Beinart | 22 de abril de 2014 | 03:03 | 12



Passei Pessach na África do Sul , o país onde meus pais nasceram e onde passei grandes pedaços da minha juventude. Eu estive aqui três vezes desde a queda do Apartheid . Cada viagem me deixou pasmo.

Se, como eu , você forjou sua relação com a África do Sul durante o apartheid , chegando aqui , hoje, é um pouco como encontrar um velho amigo depois de uma longa ausência. Ele tem a mesma aparência ; fala com o mesmo sotaque ; usa a mesma roupa . Você pergunta o que ele vem fazendo nos últimos 20 anos, e ele anuncia que ele aprendeu a voar. Então ele cria asas e tremula de distância.

A mudança é que surpreendente. A partir do momento que você embarcar Sul Africano Airways , e ouvir mordomos e aeromoças conversando um com o outro em Zulu e Xhosa , você entende por Allister Faíscas intitulado sua crônica da transformação da África do Sul, " Amanhã é outro país . "

A África do Sul , visitei quando criança era um brutal , lugar isolado . Havia uma estação de televisão , que foi ao ar de programação para apenas algumas horas por dia. Tantos livros foram proibidos que eu temia que se eu arrumei os romances que eu lia para a escola na minha mala , eles podem ser confiscados no aeroporto.

Na África do Sul de hoje , pelo contrário, o multiculturalismo é uma religião de Estado . O país está inundado de turistas e se tornou uma espécie de mascote global para os valores da igualdade e da reconciliação. Claro, profundas disparidades raciais permanecem. Mas tinha que descreveu a África do Sul de hoje para os sul-africanos que eu conhecia quando criança, eles teriam rido na sua cara .

O que isso tem haver com Israel? Nada e tudo. Israel , como tenho argumentado repetidamente , não é um estado de apartheid . Se fosse, Ahmed Tibi estaria na cadeia , não no Knesset. Nem é a transformação da África do Sul um modelo para Israel . Na África do Sul , os brancos e os negros negociou os termos de um casamento. Israelenses e palestinos , por outro lado - pelo menos nesta fase da história - deve negociar os termos de um divórcio.

Mas para todas essas diferenças , uma lição simples permanece. Quando os membros de um grupo racial, religiosa ou étnica conceder -se devido processo legal, o direito de votar eo direito de livre circulação , negando essas mesmas liberdades para membros de outro grupo racial, religiosa ou étnica ( como os judeus israelenses fazer na Cisjordânia ) , as pessoas no poder desenvolver justificativas inumeráveis, muitas vezes complicadas , às vezes engenhosas , .

Sul-africanos brancos disse cultura Sul-Africano negro era patológica. Os negros , disseram-me uma e outra vez na minha juventude, estavam dispostos a atos terríveis de violência : Basta olhar para os necklacings que ocorrem nos municípios . Negros sul-africanos não tinham tradição de democracia : Basta olhar para as ditaduras que dominam o resto do continente . Negros sul-africanos estavam divididos : Basta olhar para a forma como os membros do Congresso Nacional Africano de Nelson Mandela e Partido da Liberdade Inkatha de Mangosuthu Buthelezi massacraram uns aos outros . A luta Sul Africano negro era um cavalo de Tróia para ditaduras em guerra contra o Ocidente : Basta olhar para o apoio da União Soviética para o ANC . Negros sul-africanos eram um povo inventado : Eles só haviam migrado para o país da África central, a poucos séculos atrás.

Eu ouvi esses argumentos de bem-educados , pessoas bem-intencionadas , alguns dos quais eu amava. E, em suas particularidades , os argumentos não estavam todos errados . Experiências da África pós- colonial , com a democracia tinha sido quase sempre um desastre ; o ANC eo Inkatha estavam divididos ; comunistas tiveram um papel importante no movimento anti- apartheid ; a violência preto sobre preto nos municípios foi assustadora de se ver.

E, no entanto , em última análise , era tudo ao lado do ponto . Negar às pessoas os direitos básicos necessários para uma vida digna , porque eles são de uma raça determinada , etnia ou religião está errada. Período . As pessoas que estão sendo negados esses direitos não podem ser anjos. Seus líderes podem ser divididos , corrupto , de ódio ou violento. ( Por que vale a pena , o presidente palestino , Mahmoud Abbas, é muito mais comprometidos com a não-violência do que Nelson Mandela , o homem que ajudou a transformar o ANC para a luta armada ) . Seus apoiadores estrangeiros podem ser cínico e nocivo .

Mas negar milhões de pessoas básica dignidade humana, geração após geração, não resolve nenhum desses problemas . Ele exacerba todos eles. Afinal, nada combustíveis ódio como opressão. Nada gera violência , como a violência .

Eu não acho que um estado palestino será inteiramente terminou a luta entre palestinos e judeus que durante mais de um século ensanguentado a terra entre o rio eo mar. Eu não sei se uma solução de dois Estados entre israelenses e palestinos provará tão bem sucedido como solução de um Estado da África do Sul .

O que eu sei é o seguinte: Quanto mais tempo o status quo continua, o mais doloroso da transformação será. E , um dia, quando os palestinos são gratuitas, crianças judias vai pedir aos seus pais e avós , talvez especialmente em torno do tempo de Pessach , como eles justificam um sistema na Cisjordânia que , em retrospecto, parece tão manifestamente injusto.

Até então, não haverá boa resposta . O tempo de resposta é agora .

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Lição da Páscoa da África do Sul para Israel Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos