Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sinais do fascismo em Israel atingiu novo pico durante op Gaza, diz renomado estudioso

Ir para baixo

Sinais do fascismo em Israel atingiu novo pico durante op Gaza, diz renomado estudioso  Empty Sinais do fascismo em Israel atingiu novo pico durante op Gaza, diz renomado estudioso

Mensagem por Vitor mango Qui Ago 14, 2014 12:33 am

Sinais do fascismo em Israel atingiu novo pico durante op Gaza, diz renomado estudioso
Prêmio Israel laureado e renomado estudioso Zeev Sternhell teme o colapso da democracia israelense, e compara o ambiente atual com a de 1940 'France. O tempo que nos resta para inverter esta tendência assustadora está se esgotando, ele alerta
Por Gidi Weitz | 13 de agosto de 2014 | 17:54

Prof Zeev Sternhell


Às 01:00 em um dia em setembro de 2008, o professor Zeev Sternhell abriu a porta de sua casa, na Rua Agnon, em Jerusalém, com a intenção de entrar em um pátio interior. Quando ele virou a maçaneta, uma explosão estrondosa sacudiu o edifício. Sternhell, que alguns meses antes havia recebido o Prêmio Israel em ciência política, foi levemente ferido por uma bomba escondida em um vaso de plantas.

Um ano depois, a polícia prendeu o autor do ataque: Yaakov (Jack) Teitel, um residente de um assentamento da Cisjordânia. Ao mesmo tempo, Teitel era um informante do Departamento do serviço de segurança Shin Bet judaica. Em seu interrogatório, descobriu-se que seus crimes incluíram o assassinato de dois palestinos.

"Eu escolhi Sternhell como um alvo, porque ele é tido em alta consideração, ele é um professor de esquerda", Teitel disse aos interrogadores. "Eu não queria matá-lo, porque isso iria transformá-lo em um mártir. Eu queria fazer uma declaração. "Teitel foi condenado a dois termos de vida. Após o assalto, Sternhell disse no hospital que "o ato em si revela a fragilidade da democracia israelense".

Perguntei Sternhell agora se ele acha que muito em breve, nós já não será capaz de afirmar que somos a única democracia no Oriente Médio.

"Na verdade, nós já não será capaz de dizer isso", respondeu, acrescentando: "Não há dúvida de que as autoridades estaduais principais não agem com a mesma determinação contra a direita e contra a esquerda, ou no lado oriental de a Linha Verde e no lado ocidental. Ao todo, estes corpos se vêem como muito mais perto de objectivos do projecto de liquidação do que o objetivo de Israel ter uma maioria judaica e uma democracia que garante a igualdade de todos. O perigo é que em períodos bons, quando tudo está aparentemente normal, a situação está encoberto. Mas em uma crise, como a que temos agora, qualquer pessoa crítica da ordem 'normal' é absolutamente com medo de sair na rua. "

Zeev Sternhell nasceu na Polônia em 1935, seu pai morreu durante a Segunda Guerra Mundial; sua mãe e irmã foram assassinados pelos nazistas. Sternhell escondeu na casa de parentes no gueto que, para se proteger, adotou uma nova identidade como católicos graças a documentos de identidade falsos. Ele manteve a sua identidade assumida no período pós-guerra, e foi batizado. Em 1946, ele chegou a França em um trem da Cruz Vermelha da Polônia. Aprendeu francês rapidamente e embebeu-se na cultura da república e da história, mas ainda se sentia como um estranho. Em 1951, aos 16 anos, ele decidiu imigrar para o Estado judeu inexperiente completamente sozinho.

Sternhell fez seu serviço militar na brigada de infantaria Golani e lutou como oficial de 1956 Guerra do Sinai. Como um oficial Armored Corps nas reservas, ele também viu a ação em 1967 na Guerra dos Seis Dias, a Guerra do Yom Kippur 1973 ea primeira guerra do Líbano, em 1982 Enquanto isso, sua carreira acadêmica internacional decolou. Sternhell estudou o colapso da ordem democrática liberal moderna do século 20, e também reconceptualizado fascismo, vendo o fenômeno não como um acidente fortuito que ocorreu após a Primeira Guerra Mundial, mas como uma abordagem ideológica de origem, no século 19.

Em 1983, seu livro "nem direita nem esquerda: ideologia fascista na França" (publicado originalmente em francês) provocou um furor na França. A tese de Sternhell foi que o regime de Vichy, que ajudou a caçar judeus, não foi imposta ao francês, mas surgiu a partir de um fluxo ideológico que refletia os desejos ocultos das massas. Fascismo, argumentou ele, na verdade nasceu na França, e não a Itália. Seu livro, uma vez revisto e ampliado, continua a ser controversa na França e em outros lugares.

Em 1977, com a ascensão de Menachem Begin e do Likud ao poder em Israel, Sternhell se juntou a um círculo de intelectuais que procuravam convencer o Partido Trabalhista rival para adotar uma postura pacifista. Durante anos, ele tem sido abertamente crítico do projeto de assentamento e um defensor da necessidade urgente de criação de um Estado palestino. Esses pontos de vista, proferidas por uma figura pública de seu destaque, levou Teitel para destacá-lo em um ato que iria "fazer uma declaração."

democracia Corroído

Você já viu sinais de um fascismo de brotamento em Israel no passado mês ou dois?

"Primeiro, deixe-me dizer que há coisas piores do que o fascismo, e que nem tudo o que é ruim é fascista. Na Itália sob Mussolini, que é o protótipo do fascismo, provavelmente não mais do que algumas dezenas de pessoas foram assassinadas pelo regime. Não havia campos de concentração. Arte e cultura floresceu. Antes da guerra, a vida era altamente tolerável, incluindo a vida dos judeus, até a promulgação das leis raciais em 1938 a porcentagem de judeus no Partido Fascista foi maior que sua porcentagem na população. E os italianos não eram, na verdade, responsável pela crise que ocorreu depois na vida dos judeus - não como na França, onde o destino dos judeus é totalmente a responsabilidade histórica dos franceses, mesmo se recusar a reconhecê-lo.

"Como eu disse, existem coisas piores do que o fascismo. Você não precisa que a definição exata. Por exemplo, as pessoas dizem que se não houver um regime de partido único, não é fascismo. Isso é um absurdo. A festa é uma forma de poder, e não um meio de regra, por si só alcançar. O que precisa ser analisado neste contexto é a resistência da democracia - ea democracia israelense tornou-se cada vez mais desgastada, até que chegou um novo nadir na guerra atual. Os indicadores [do fascismo] você perguntou definitivamente existe aqui. "

De todos os fenômenos que você encontrou aqui, o que você achar mais feio?

"O que temos visto aqui nas últimas semanas é o conformismo absoluto por parte da maioria dos intelectuais de Israel. Eles apenas seguiram o rebanho. Por intelectuais Quero dizer professores e jornalistas. A falência intelectual dos meios de comunicação nesta guerra é total. Não é fácil ir contra o rebanho, você pode facilmente ser pisoteado. Mas o papel do intelectual e do jornalista não é para aplaudir o governo. Democracia desmorona quando os intelectuais, as classes educadas, seguir a linha dos bandidos ou olhar para eles com um sorriso. As pessoas aqui dizem: 'Não é tão terrível, não é nada como o fascismo -. Temos eleições e os partidos livres e um parlamento "No entanto, chegamos a uma crise nesta guerra, no qual, sem que ninguém pedindo-lhes para fazê-lo, todos os tipos de órgãos da universidade são subitamente exigindo que o rolo inteiro comunidade acadêmica apoiar sua crítica. "

Você acha que isso é devido ao medo?

"O medo das autoridades, medo de possíveis sanções orçamentais e medo da pressão da rua. A personificação da vergonha e desgraça ocorreu quando o decano da Faculdade de Direito da Universidade Bar-Ilan ameaçaram impor sanções contra um de seus colegas porque este último acrescentado um par de frases para um anúncio sobre as datas dos exames no qual expressou tristeza com a morte ea perda de vida em ambos os lados. Para pesar pela perda de vidas em ambos os lados já é um ato subversivo, traição. Estamos chegando a uma situação de democracia puramente formal, que continua a afundar a níveis cada vez mais baixos. "

Quando é que vamos cruzar a linha em que a democracia implode?

"A democracia raramente cai em uma revolução. Não na Itália, não na Alemanha e não na França, com o regime de Vichy - que é uma coisa importante, porque a França era um país democrático, que caiu nas mãos da direita, com o apoio da grande maioria da população. Não foi a queda da França que gerou essa ideologia. Foi o resultado de um processo gradual em que uma ideologia nacionalista extrema tomou forma, uma abordagem radical que percebe a nação como um corpo orgânico. Como uma árvore em que os indivíduos humanos são as folhas e os ramos - em outras palavras, existem pessoas só graças à árvore. A nação é um corpo vivo.

"Em Israel, o fator religioso reforça a singularidade nacional. Não é uma questão de crença, mas de identidade; religião reforça sua identidade distinta. É essencial compreender que, sem esse nacionalismo radical não há fascismo. Eu também distinguir entre o fascismo eo nazismo, o fascismo, porque não necessariamente carregam uma doutrina corrida. Deixe-me colocar em termos inequívocos: o fascismo é uma guerra contra a iluminação e contra valores universais; O nazismo foi uma guerra contra a raça humana ".

Você vê uma negação de valores universais em Israel e uma guerra contra a iluminação nos últimos anos?

"Ele clama ao céu. Israel é um laboratório extraordinário no qual se vê a erosão gradual dos valores do Iluminismo, ou seja, os valores universais que eu mencionei. Você vê a negação, que sempre existiu na periferia, lentamente incidem, até que um dia ela domina o centro. "

O caso da França

"Considere a lei da nacionalidade enviado por [Likud MK] Zeev Elkin [que define Israel como o Estado do povo judeu somente]; a campanha contra o Supremo Tribunal Federal, órgão com base na idéia de que existem normas que transcendem o poder governamental; a [proposta] lei contra as ONGs de esquerda, que é uma erosão brutal e violento da liberdade de expressão; e as diversas manifestações de uma caça às bruxas aqui, quando um jornalista como [do Haaretz] Gideon Levy precisa de um guarda-costas.

"Considere a demanda do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que o presidente palestino, Mahmoud Abbas reconhecer Israel como Estado judeu. Isso é forçar os palestinos a reconhecer que eles são historicamente inferior, como se quisesse dizer: "Você perdeu o país em 1948-1949, não é seu. Você mora aqui porque não estamos expulsando-lo, mas este é um Estado judeu. "Os árabes são cidadãos, mas não é o seu país. Em outras palavras, é feita uma distinção entre nacionalidade e cidadania. Qualquer um pode ser um cidadão, mas nós somos os mestres.

"Por que é o caso da França tão interessante? Porque isso é o que foi feito com os judeus lá em 1940, ainda que alguns tenham vivido lá por centenas de anos. Foi-lhes dito: "Você recebeu um cartão de identificação e passaporte; agora estou revogação. Eu não posso anular o Frenchness de um francês, mas você não é francês, e na categoria cidadania é artificial. "Isso foi feito para um tio meu que imigrou para a França em 1929, juntamente com a minha tia, a fim de estudar medicina. Foi o mesmo na Alemanha.

"Isso é exatamente o que estamos dizendo aos árabes hoje. O potencial para a anulação da cidadania existe aqui também. Por que jogar o Estado judeu como lama na cara desses cidadãos israelenses? Na verdade, o seu comportamento tem sido perfeitamente bem, considerando os problemas que enfrentam, com as famílias na Cisjordânia e Gaza, e as pressões que estão sob. Pela minha parte, eu não sei de qualquer rede de espionagem israelense-árabe. É verdade que eles não cantam o hino nacional e não arvorar o pavilhão e não são membros da Organização Sionista Mundial, mas como cidadãos que estão cumprindo suas obrigações. "

Qual é o seu cenário de horror para o fim da democracia israelense?

"A democracia não é definida pelo direito de voto a cada poucos anos. Ele é testado a cada dia em termos de direitos humanos. Todo o resto é secundário, porque você pode facilmente, lançando uma cédula, estabelecer um regime ditatorial aqui, ou votar para chutar os árabes para fora do Knesset. Você tem que lembrar que a democracia deixou de existir nos territórios há muito tempo. Os palestinos não têm nenhum direito humano, você dominá-los pela força, e depois de três [judeus] rapazes são assassinados você pode fazer a vida da população inferno, porque você pode fazer o que quiser. Esse tem sido o caso durante décadas, e ele corrompe.

"Essas normas já estão aqui, dentro da Linha Verde, porque os nossos filhos e netos passam a maior parte de seu serviço militar nos territórios. Há uma polícia colonial lá, na forma da Brigada Kfir e da Polícia de Fronteiras, mas isso não é suficiente. Kfir ea polícia de fronteiras nem sequer foram enviados para Gaza, porque eles não sabem como entrar em combate. Eles são soldados não mais. Os Pára-quedistas foram trazidos de formação sobre as Colinas de Golã para procurar os três meninos sequestrados - não procurar, na verdade, porque já se sabia que eles não estavam vivos, mas para tornar a vida da população local miserável e mostrar a eles quem é chefe. O que se passa lá constantemente vaza para Israel. As democracias não entrar em colapso, de repente, se deparam com uma grave crise. Poderíamos nos encontrar em uma grave crise em que a coisa toda vai virar fumaça ".

Para ser seguido pela ascensão de um ditador?

"Não necessariamente, não em todos. O governo vai continuar a governar, repousando sobre a maioria Knesset por força de decretos e criação de clara segregação entre judeus e não-judeus, impor a censura, os dissidentes, a mídia, as universidades intimidante -. Todos os corpos supostamente autônomas "

Mas você diz que já está acontecendo agora.

"Claro que está acontecendo agora, mas poderia chegar a um ponto de ebulição. A água já está muito quente. Ainda não foi cozido, mas poderia fazê-lo amanhã de manhã. É à beira da fervendo. "

Você concorda que a Operação borda protetora foi uma guerra de escolha?

"Foi uma guerra de escolha completa, caótico e desleixado, e que também será investigada. Algo deveria ter sido feito tão logo eles [Hamas] começou a atirar. Primeiro de tudo, não havia necessidade de humilhar a população e prender os 500 pessoas que foram libertados no acordo Shalit ... Hamas também aproveitou a oportunidade para demonstrar que é a única força de combate e que Abbas é um "colaborador . "Os foguetes tinham de ser respondidas. Isso poderia ter sido feito sem o uso maciço da força aérea? Eu não sei, eu não tenho informação suficiente. Mas esta guerra, a entrada das forças de terra, foi uma guerra de escolha ".

E sobre a ameaça dos túneis de ataque?

"Ninguém mencionou que de antemão, que não era o objetivo da guerra. O objetivo era alcançar calma em troca de calma. O governo não quer a entrada de chão. Já era uma operação de rolamento. Houve pressão da direita sobre o governo. Talvez se Bibi não tinha ido em, seu status como o primeiro-ministro teria sido enfraquecido imensamente. Qualquer pessoa razoável agora iria explorar a diferença de capacidade entre nós e eles lançar um processo em direção a uma solução global do conflito ".

"Pau e cenoura"

Mas como você pode chegar a uma situação de negociar com uma organização religiosa extremista fundamentalista?

"Em princípio, eu acho que devemos falar com todos, se ele pode levar a resultados. Eu acho que Israel deveria ter aproveitado a formação do governo de joint Fatah-Hamas e lhe deu um incentivo, algo que poderia trabalhar. Demos-lhes nada, só a demanda de reconhecer Israel como Estado judeu.

"O Hamas é Gaza; Hamas não é mais apenas uma organização terrorista. Estabeleceu uma província, uma região sob seu domínio. Ela investiu todos os seus esforços na guerra contra Israel, mas é preciso ser justo sobre toda esta história. Eu tento ser o mais objetivo possível. É verdade que o Hamas é uma organização fundamentalista extrema, uma organização assassina de shahids [mártires] - mas nós vamos ter que conviver com essas pessoas. Precisamos que o método da cenoura e do bastão. Usamos a vara abundante, mas eu não vi a cenoura. Abbas está a morrer por nós para dar-lhe alguma coisa. Talvez possamos chegar a um acordo agora, como parte da reabilitação de Gaza. Não há necessidade de exigir que o Hamas levantar a bandeira branca. Precisamos de uma perspectiva de longo prazo que inclui um elemento de generosidade para com os palestinos. Poderia ser a política de bloqueio e de criar condições intoleráveis ​​que nutre Hamas? Precisamos fazer algo concreto em nossas relações com os palestinos e com os árabes como um todo ".

Tal como o que?

"A primeira coisa é parar de aprofundar a presença judaica nos territórios. Então, para mostrar a eles que nós realmente desejam dois estados. E, como um meio de demonstrar a nossa seriedade, para levantar o bloqueio de Gaza, com a supervisão, com pessoas de Abbas nos pontos de trânsito, e deixar que a população respira. E também para estabelecer relações em que as pessoas de lá são tratados como seres humanos em pé de igualdade com a gente ".

Será que um governo que não é capaz de remover três casas móveis na Cisjordânia ser capaz de remover assentamentos inteiros?

"Os assentamentos são um câncer. Se nossa sociedade é incapaz de reunir força suficiente, o poder político e força mental para remover alguns dos assentamentos, que será sinal de que a história de Israel está acabado, que a história do sionismo como nós a entendemos, como eu a entendo, é longo. "

Quanto tempo temos até o fim da história?

"Há alguns anos. Israel é agora o último país colonial no Ocidente. Quanto tempo isso vai continuar? Se não fosse a memória do Holocausto e do medo de ser acusado de anti-semitismo, a Europa há muito que boicotaram os assentamentos. Gostaria de começar por evacuar Universidade Ariel, porque é fácil de fazer. É mais fácil para remover uma universidade que é para remover três reboques. É um ato simbólico. Essa faculdade miserável foi feito uma universidade, a fim de demonstrar algo.

"Por que eu quero tanto a fronteira entre os dois países? Para evitar o surgimento de um estado aqui, porque com um estado haverá um regime de apartheid. Afinal, ninguém aqui está brincando com a idéia de que haverá igualdade cívica entre Nablus e Tel Aviv. Haverá uma guerra civil aqui, na melhor das hipóteses, e na pior das hipóteses, haverá um estado de apartheid em que governará os árabes, sem a dimensão de transitoriedade que ainda está ligado aos territórios - mesmo que seja óbvio para qualquer um com os olhos em sua cabeça que a transitoriedade tem muito que desapareceu e que não há uma situação de apartheid na Cisjordânia ".

"Sua tragédia e nossa"

Você já elaborou sobre nossa culpa pela deterioração. O que atribui a culpa aos palestinos?

"Os editores de um jornal árabe recentemente me perguntou sobre o direito de retorno. Eu disse-lhes que ele está morto, uma ilusão destrutiva. 'Por que não deixar os refugiados alguma esperança?' Eles me pediram. Eu respondi, 'Essa esperança irá bloquear qualquer acordo. "Há alguns anos atrás, em uma reunião com intelectuais árabes em Haifa, nós concordamos com tudo muito bem até que chegamos ao direito de retorno. Um deles disse: 'Você está de fato me pedindo para contar a minha relação, que já viveu na rua e é agora um refugiado em Sidon, que ele nunca pode voltar aqui? "Isso é exatamente o seu papel, eu respondi, para dizer-lhes que eles nunca vão voltar a Haifa ou Ramle ou Jaffa. Enquanto eles se apegam à noção do direito de retorno, eles estão impedindo que a maioria dos judeus em Israel, que querem pôr fim a tudo isso, de lutar por um acordo. Essa pedra de moinho, que eles não podem arrematar, é a sua tragédia e as nossas. "

Mas a atitude dos palestinos às vezes parece que a rejeição obsessivo.

"É verdade que os palestinos não têm a força, a liderança, a elite necessário, a força mental para reconhecer o fato de que 1949 foi o fim do processo. Eles não tem que vê-lo como justo, mas eles precisam entender que é o fim. Eles não têm a força para entender que, e estamos a esfregar sal em suas feridas, fazendo mais e mais demandas e criando uma situação intolerável nos territórios. Estamos cultivando sua hostilidade. "

Após o breve episódio envolvendo os intelectuais do Partido Trabalhista, Sternhell e outros tentaram formar um partido social-democrata ao longo das linhas de Meretz. Quando seus esforços fracassaram, ele terminou o seu breve flerte com a política de Israel para o bem.

Existe alguém na política israelense que te assusta?

"O grupo liderado por [Naftali] Bennett e [Uri] Ariel me assusta - Eu acho que eles são extremamente perigosos. Eu acho que [Avigdor] Lieberman é um pouco menos perigoso, porque ele não tem o fervor religioso. Mas eles eo ramo de direita do Likud são pessoas verdadeiramente perigosas, porque eles realmente não entendem o que é a democracia, que direitos humanos são, e eles verdadeiramente e profundamente odeio os árabes de uma forma que não permite a coexistência aqui . Você pergunta se há semelhanças entre Marine Le Pen na França e Bennett - Claro que há. Em alguns aspectos, ela é um de esquerdas perigoso comparado a ele. Se Netanyahu quer realmente entrar nos livros de história, ele precisa desmontar a parceria com a direita, dividir o Likud e formar um governo centrista com o apoio da esquerda, e não ter vergonha de contar com votos dos árabes ".

Netanyahu é capaz de se replicar de Gaulle e devolver os territórios?

"Quando de Gaulle retornou Argélia, ele já estava fora dos livros de história. Netanyahu ainda não tenha saído dos livros de banda desenhada. É uma comparação muito problemática. Mas, se Netanyahu não fazer algo em grande escala, o que ele deixa para trás? "

Você se define como um sionista?

"Eu permaneci um sionista, certamente. Talvez tolamente. O objetivo do sionismo era criar um lar seguro para os judeus, mas por muitos anos temos vivido no lugar mais perigoso do mundo para os judeus. Sionismo teve como objetivo construir um lar seguro para os judeus. Mas também uma casa digna desse nome, uma casa decente, que pode se orgulhar, uma casa em que você não pisar em ninguém de volta ou suprimir ninguém. Já na década de 1920 entendia-se que os árabes não querem que nós e que o cumprimento do sionismo não pode estar dependente da sua boa vontade. Chegamos a um estado de guerra, nós ganhamos a guerra e que foi o fim desse capítulo eo início de um novo.

"Para continuar com ela por décadas após o estabelecimento do Estado é a ruína do sionismo. O que está acontecendo agora nos territórios não é o sionismo, é um pesadelo do sionismo. Se o resultado é um estado aqui, entre o mar eo Rio Jordão, vai lá, quer ser uma devastadora guerra civil ou um estado de apartheid. Em ambos os casos, o Estado sionista como eu o entendo e como eu quiser, não vai existir. Haverá algo mais aqui. Meu consolo é que eu não vou estar por perto para vê-lo. "

Dado o ambiente público atual e sua experiência pessoal, você não tem medo de falar assim?

"Se eu preciso ter medo de dizer o que eu disse aqui, e para dizê-lo publicamente para os rostos das pessoas, então a nossa história aqui acabou."

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Sinais do fascismo em Israel atingiu novo pico durante op Gaza, diz renomado estudioso  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos