Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Para financiar conflito, Estado Islâmico vende em Londres obras de arte roubadas na Síria

Ir para baixo

Para financiar conflito, Estado Islâmico vende em Londres obras de arte roubadas na Síria Empty Para financiar conflito, Estado Islâmico vende em Londres obras de arte roubadas na Síria

Mensagem por Vitor mango Qui Fev 26, 2015 1:03 am

Para financiar conflito, Estado Islâmico vende em Londres obras de arte roubadas na Síria
Redação | São Paulo - 25/02/2015 - 12h16
Segundo imprensa britânica, grupo extremista fatura com venda de artefatos contrabandeados em suas zonas de controle no país mergulhado em guerra civil

Quase cem obras de arte e antiguidades sírias saqueadas pelo Estado Islâmico têm sido contrabandeadas no Reino Unido e seus lucros convertidos em fundos para sustentar as atividades do grupo extremista, reportou o Times nesta quarta-feira (25/02).

Leia também: Em crise por excesso de bicicletas, Amsterdã vai criar garagem subaquática 

Flickr/ Mary Harrsch
Para financiar conflito, Estado Islâmico vende em Londres obras de arte roubadas na Síria 788153619_5bb36cb1bc_z%281%29

Medalhão feito com moedas de ouro do período bizantino é datado de 500 d.C: relíquias geram milhões para financiar terrorismo

Vendidos em Londres, esses itens vão desde moedas do Império Bizantino feitas de ouro e de prata até potes, vasos e vidros datados da época do Império Romano que, juntos, valem milhões de dólares.

A imprensa britânica compara esse fenômeno à indústria dos “diamantes de sangue” da África. Trata-se de um termo usado para a extração de pedras preciosas em zonas de guerra que são posteriormente vendidas para financiar ainda mais os conflitos. Exemplos disso são as guerras civis em Angola, Costa do Marfim e Serra Leoa.

“Observa-se um saqueamento intenso nas áreas controladas pelo Estado Islâmico. Já é um senso comum: o grupo controla o contrabando”, comenta ao Times o arqueologista Michael Danti, da organização Syrian Heritage Initiative.

Motivações por trás de pedido do Egito por ação na Líbia vão muito além de morte de cristãos


Estado Islâmico começa a matar cristãos assírios sequestrados na Síria


Governos africanos respondem tarde e mal aos conflitos, segundo Anista Internacional


Especula-se que esses artefatos sejam encaminhados via Turquia, Jordânia e Líbano, rotas comuns para contrabandistas de armas e drogas. O transporte na Síria é relativamente fácil, em vista de que o país está mergulhado em um caos humanitário que já resultou na morte de ao menos 200 mil pessoas e no deslocamento de milhares. A guerra civil entre forças opositoras e tropas de Bashar al Assad se arrasta pelo quarto ano sem perspectivas de resolução.

Contudo, o mercado da arte não é o única fonte de renda para a organização islâmica. No califado instalado em zonas petrolíferas entre Iraque e Síria, o Estado Islâmico ainda fatura cerca de US$ 2 mi (RS 4,95 mi) por dia com a venda de petróleo no mercado negro. O grupo extremista produz entre 50 e 60 mil barris diariamente, segundo a empresa de dados norte-americana IHS. Por ano, tal quantia representa um ganho de até US$ 800 milhões.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Para financiar conflito, Estado Islâmico vende em Londres obras de arte roubadas na Síria Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos