Hoje apetece-me falar de castanhas
Vagueando na Notícia :: Salas das mesas de grandes debates de noticias :: Professor Dr e mister Mokas faz a analise do Mundo
Página 1 de 1
Hoje apetece-me falar de castanhas
No Brasil não ha castanhas e para a mesma cor da caca utilizam marron E chama pinheiros ás araucarias cujo fruto também assam com bacon - confesso que comi e quase ia vomitando as ditas ( não me perguntem porque )
O estado do Paraná chama-se assim porque uma gralha que coleciona as castanhas para os tempos difíceis do decife e como não tem orçamento registado acaba por perder o Balanço do Deve e haver
Resultado
Nascem araucarias por todo o lado onde houver passarocos
Por acaso tenho aqui ao lado uma araucaria mas que não cresce porque só acima de determinada altitude elas espirram
A sardinha assada as febras e as castanhas vão á brasa e são essencialmente comida dos miseráveis ( ou melhor eram ) ja que agora o custo das castanhadas custa uma fortuna se acrescentarmos a jeropiga
O estado do Paraná chama-se assim porque uma gralha que coleciona as castanhas para os tempos difíceis do decife e como não tem orçamento registado acaba por perder o Balanço do Deve e haver
Resultado
Nascem araucarias por todo o lado onde houver passarocos
Por acaso tenho aqui ao lado uma araucaria mas que não cresce porque só acima de determinada altitude elas espirram
A sardinha assada as febras e as castanhas vão á brasa e são essencialmente comida dos miseráveis ( ou melhor eram ) ja que agora o custo das castanhadas custa uma fortuna se acrescentarmos a jeropiga
Última edição por Vitor mango em Qua Nov 25, 2015 12:51 am, editado 4 vez(es)
A araucária [Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze 1898] é a espécie arbórea dominante da floresta ombrófila mista, ocorrendo majoritariamente na região Sul do Brasil, mas também sendo encontrada no leste e sul do estado de São Paulo, sul do estado de Minas Gerais, principalmente na Serra da Mantiqueira, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro e em pequenos trechos da Argentina e Paraguai, sendo conhecida por muitos nomes populares, entre eles pinheiro-brasileiro e pinheiro-do-paraná; é também chamada pelo nome de origem indígena, curi. A espécie foi inicialmente descrita como Columbea angustifolia Bertol. 1819.
frruto
Gralha Azul
Não existe no Brasil uma ligação tão estreita de uma ave com um Estado, como a da Gralha-azul com o Paraná.O pinhão, semente da araucária, árvore-símbolo do Estado do Paraná, é o principal alimento da Gralha-azul no inverno. Graças a essa feliz interação, a Gralha-azul e o pinheiro têm conseguido se perpetuar através dos tempos, não só na natureza mas também no coração dos paranaenses.
Hoje, a castanha está intimamente ligada às comemorações de São Martinho e ao Magusto, sendo consumida durante o outono, normalmente assada ou cozida. Apesar de a planta se encontrar em declínio, devido à concorrência de outras espécies florestais, à doença da tinta e ao abandono dos campos, o seu fruto ainda é uma exportação agrícola portuguesa importante (aproximadamente 4% da produção mundial).
Atualmente os concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Valpaços, na província de Trás-os-Montes são os maiores produtores de castanha, e embora este fruto não seja, nos dias de hoje, a base da alimentação da população transmontana, é uma enorme fonte de rendimento em termos monetários, visto que o seu preço atinge muitas vezes valores superiores a 2,50 €uros por quilo.
A um conjunto de castanheiros chama-se souto, soito ou castinçal.