Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ministério Público pede prisão para oficial da Marinha Portuguesa

2 participantes

Ir para baixo

Ministério Público pede prisão para oficial da Marinha Portuguesa Empty Ministério Público pede prisão para oficial da Marinha Portuguesa

Mensagem por Vitor mango Qua Nov 19, 2008 12:43 pm

Ministério Público pede prisão para oficial da Marinha
Por Marta Clarinha*
Chegou ao fim o julgamento de um esquema de corrupção nos concursos de fornecimento de material à Marinha. Nas alegações finais, o Ministério Público pediu prisão efectiva para o principal arguido, o capitão-de-fragata Ferreira Leite

O Ministério Público (MP) pediu a condenação numa pena de prisão efectiva do capitão-de-fragata Clélio Ferreira Leite, acusado da prática de um crime de branqueamento de capitais e de oito crimes de corrupção passiva.

O oficial incorre numa pena até oito anos, por favorecimento de privados no fornecimento de material militar para a Marinha.

Nas alegações finais, que decorreram na passada segunda-feira, José António Barreiros, advogado de Ferreira Leite, pediu a absolvição do cliente e contestou a validade das escutas telefónicas utilizadas pelo MP – escutas essas que já tinham sido validadas por um juiz de instrução criminal.

Estiveram também a ser julgados, no Tribunal da Boa Hora, em Lisboa, os empresários André Canto e Castro, João Bravo e o norte-americano Wilfred Burke, acusados de um total de sete crimes de corrupção activa.

Segundo o MP, Ferreira Leite, 41 anos, terá recebido cerca de 320 mil euros entre Janeiro de 2001 e Dezembro de 2006 para favorecer as empresas representadas por aqueles três gestores. O oficial terá tentado encobrir esse património financeiro através de contas sedeadas em paraísos fiscais e contas nacionais de seus familiares.

De acordo com a acusação produzida pela 9ª Secção do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, coordenada pela procuradora Teresa Almeida, o oficial da Marinha terá viciado as regras na aquisição de material militar (munições, binóculos, dispositivos de visão nocturna e sensores de vigilância) que tiveram um custo total para a Marinha de 3,2 milhões de euros.

Segundo o MP, este valor poderia ter sido mais baixo se o oficial não tivesse promovido cadernos de encargos feitos à medida de um fornecedor específico, provocando a exclusão da concorrência por questões técnicas.

Ferreira Leite ocupava um lugar-chave no processo de aquisição de armamento da Armada como chefe de Divisão de Sistemas de Armas. O oficial está preso preventivamente desde Setembro de 2006.

O ‘carrinho pequeno’ e os camiões

José António Barreiros, alegou esta segunda-feira em tribunal que as exclusões de certas empresas eram perfeitamente compreensíveis: «Se eu quero um carrinho pequenino eu não vou pôr em concurso camiões. Tendo em conta uma necessidade específica eu restrinjo a minha procura a empresas que a isso possam corresponder», argumentou, em defesa de Ferreira Leite.

Barreiros marcou a sessão colocando em causa o uso das escutas telefónicas por parte do Ministério Público – parte da prova que sustenta a acusação.

«Se eu quero um carrinho pequenino eu não vou pôr em concurso camiões», ilustrou o advogado, para explicar a inocência de Ferreira Leite.

«Tendo em conta uma necessidade específica eu restrinjo a minha procura a empresas que a isso possam corresponder», disse José António Barreiros, justificando assim a exclusão da concorrência de outras empresas pelo arguido.

O advogado de Canto e Castro afirmou, por seu turno, que a «prova da relação de amizade entre os dois [Canto e Castro e Ferreira Leite] está demonstrada. O que não está é o facto de os dois agirem de forma concertada em actos de corrupção», afirmou.

O causídico, Emílio Pires, alegou ainda falta de provas, até mesmo nos conteúdos das próprias conversas escutadas que, na sua opinião, são inconclusivos. «Esta parece-me uma acusação manifestamente exagerada», rematou.

Para Canto e Castro, o MP pediu igualmente uma pena de prisão efectiva mas não tão severa quanto para o principal arguido Clélio Ferreira Leite.

A leitura da sentença ficou marcada para 12 de Janeiro do próximo ano.


online@sol.pt

* com luis.rosa@sol.pt
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117583

Ir para o topo Ir para baixo

Ministério Público pede prisão para oficial da Marinha Portuguesa Empty Re: Ministério Público pede prisão para oficial da Marinha Portuguesa

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qua Nov 19, 2008 1:12 pm

A FRANCA E UM PAIS DE TRETA onde o PRESIDENTE, pode ter AMANTES, pode ser CORRUPTO pode favorecer a familia e NADA PASSA!!!
Um WATERGATE ou MONICA WALINSKI , jamais aconteceria na FRANCA!!!

GOD BLESS AMERICA
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos