Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Abertura da rede de fibra da Meo divide sector

Ir para baixo

Abertura da rede de fibra da Meo divide sector Empty Abertura da rede de fibra da Meo divide sector

Mensagem por Vitor mango Sex Set 30, 2016 1:02 am

Abertura da rede de fibra da Meo divide sectorSara Ribeiro | sararibeiro@negocios.pt | 29 Setembro 2016, 13:12Abertura da rede de fibra da Meo divide sector Img_890x500$2014_11_18_23_46_11_237977
Miguel Baltazar/Negócios


  • 19

  • 1

  • 2




A Vodafone e a Nos esperam que a Anacom reequacione a decisão de não regular a rede de fibra da Meo.  O regulador alerta que não há rede para regular. A Meo defende que o foco regulatório está correcto.
O regulador do sector de telecomunicações decidiu não impor regulação ao acesso à rede de fibra óptica da Meo nas zonas consideradas não concorrenciais. Uma decisão que já foi criticada pela Comissão Europeia.
 
A Vodafone e a Nos partilham da mesma opinião que Bruxelas e apelam à Anacom para repensar o tema.
 
"Os argumentos da Vodafone casam com os da Comissão Europeia", disse Madalena Stucliffe, responsável pela área jurídica da Vodafone Portugal durante o congresso anual da APDC que está a decorrer esta quinta-feira, 29 de Setembro, em Lisboa.
 
A abertura da rede de fibra da Meo "é um tema que nos preocupa muito. E a Vodafone tem muita esperança que a Anacom reequacione a sua decisão".
 
"Temos um país dividido em zonas competitivas e zonas não concorrenciais", explicou. "A Meo tem a maioria dos acessos", nas zonas não concorrenciais. E, ao mesmo tempo, a "Anacom diz que há uma falha estrutural naquelas zonas e apesar disso tudo não impõe regulação. A ausência de regular a fibra vai levar concorrência naquelas zonas? Como é que aqueles clientes vão ter escolha?", questionou Madalena Stucliffe.
 
As críticas da responsável da Vodafone tiveram como base a análise de Bruxelas, que num documento considera ter "um cardápio de remédios que permite ao operador cuja rede é aberta ter retorno. Isso empurra-nos para uma situação de partilha de co-investimento", sustentou. "Ao regular a PT, a Anacom ia estar a incentivar uma solução de partilha de investimento. Era melhor para a PT e para os clientes. Seria a medida regulatória certa", apontou.
 
Uma conclusão que não é partilhada pelo administrador da Anacom, João Confraria: "Essa ideia de que a regulação do acesso promove investimento não é certa. A evidência empírica que existe sobre o assunto não permite consubstanciar essa ideia."
 
Quanto à questão da "elevada quota de mercado da Meo nas zonas não competitivas, o administrador lembrou que "é  elevada mas é por causa da oferta da rede de cobre" e das infra-estruturas que "são reguladas", relembrou.
 
"Na maior parte destas zonas não há redes de nova geração, mas onde existem são da Nos, não da Meo". Por isso, continuou, "seguir a sugestão da Vodafone é estar a impor regulação a um acesso que ainda não existe".

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Abertura da rede de fibra da Meo divide sector Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118209

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos