Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

“Fingir que estão uma maravilha” Marcelo Rebelo de Sousa...cm

Ir para baixo

“Fingir que estão uma maravilha” Marcelo Rebelo de Sousa...cm Empty “Fingir que estão uma maravilha” Marcelo Rebelo de Sousa...cm

Mensagem por Vitor mango Dom Dez 21, 2008 5:40 pm

“Fingir que estão uma maravilha”
Marcelo Rebelo de Sousa considera que não convém nem ao primeiro--ministro nem ao Presidente da República afirmar, publicamente, que há uma tensão institucional, a propósito da reconfirmação, no Parlamento, do Estatuto Político-Administrativo dos Açores. "Quem vier dizer que não está a correr bem fica responsável. Fica o mau da fita", declarou ontem ao CM o professor e comentador político.

Mais, "querem [Cavaco Silva e José Sócrates] os dois fingir que estão uma maravilha", prossegue o antigo líder do PSD, que aponta uma deslocalização da tensão institucional para o Parlamento. Facto que coloca o Chefe de Estado numa posição mais difícil para assumir o ónus de pedir a fiscalização sucessiva do Estatuto dos Açores no Tribunal Constitucional.

"Este episódio só não foi mais grave por uma razão muito simples: como houve maioria de dois terços na Assembleia da República na aprovação do Estatuto dos Açores, acabou por ser uma tensão entre o Presidente da República e o Parlamento", argumentou o analista político, que também é membro do Conselho de Estado.

E o que poderá fazer o Presidente da República nesta situação? Marcelo Rebelo de Sousa aponta que Cavaco Silva "é capaz de aproveitar o facto de o PSD pedir a fiscalização sucessiva [do artigo 114]".

O provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, já ameaçou pedir a fiscalização sucessiva do Estatuto dos Açores.

VOTO PARA NÃO PERDER A FACE

O antigo presidente do PSD Marcelo Rebelo de Sousa compreende os motivos pelos quais o PSD optou por não votar contra o Estatuto Político--Administrativo dos Açores: "Votar contra era um pouco estranho. A abstenção é uma maneira de não perder a face", afirmou ontem ao CM.

De facto, os sociais-democratas votaram duas vezes a favor do diploma no Parlamento. "Foi um duplo compromisso entre PSD nacional e o dos Açores e outro face a duas posições erradas", sustentou.

Em seu entender, o partido, liderado por Manuela Ferreira Leite, não podia dizer agora que era contra o Estatuto por causa da querela institucional entre Cavaco Silva e José Sócrates, uma vez que o problema já existia há seis meses. O resultado da votação no Parlamento foi "um grande presente para o primeiro--ministro".

NOTAS

FISCALIZAÇÃO

A fiscalização sucessiva do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, prevista no artigo 281 da Constituição, pode ser desencadeada pelo Presidente da República, presidente do Parlamento, primeiro-ministro, vinte e três deputados, provedor de Justiça e procurador-geral da República.

ARTIGO 114

O PSD vai pedir a fiscalização sucessiva do Artigo 114 do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, que estipula a audição da Assembleia Legislativa Regional em caso de dissolução.

LEI NÃO FICA SUSPENSA

O artigo 114 é um dos pontos que mereceu dúvidas por parte do Chefe de Estado e crítica política, por considerar que reduzia os seus poderes. Belém tem oito dias para promulgar o diploma. A fiscalização sucessiva não suspende a lei.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117583

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos