Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SAUDE DA PRESIDENTA DA ARGENTINA PREOCUPA ARGENTINOS

Ir para baixo

SAUDE DA PRESIDENTA DA ARGENTINA PREOCUPA ARGENTINOS Empty SAUDE DA PRESIDENTA DA ARGENTINA PREOCUPA ARGENTINOS

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Dom Jan 11, 2009 12:35 pm

11/01/2009 - 14h30
Saúde de Cristina Kirchner preocupa a Argentina
MARCIA CARMO
da BBC BRASIL, em Buenos Aires

Em meio à ameaça de mais uma recessão na Argentina, os principais jornais do país destacam neste domingo as preocupações com a saúde da presidente Cristina Kirchner.

Kirchner está de repouso e adiou para o próximo domingo a viagem que faria a Cuba neste fim de semana. Ela só deve voltar ao trabalho na terça-feira (13), de acordo com o médico presidencial Luis Buonomo.

O jornal "La Nación" informa, na sua manchete, que o episódio da quinta-feira "foi mais grave do que se comunicou oficialmente", que Cristina desmaiou e que os médicos avaliaram se era o caso de interná-la.

Mas a presidente teria rejeitado a sugestão de internação, argumentando que não havia necessidade para isso. Cristina começou a passar mal na última quinta-feira (Cool, quando seu marido, o ex-presidente Nestor Kirchner, disse, num comício, que o forte calor a afetara, mas que não era nada grave.

Altas temperaturas

Naquele dia, Buonomo deu a mesma informação, acrescentando que as altas temperaturas desta época do ano em Buenos Aires tinham levado Cristina a sofrer uma "lipotimia por leve desidratação".

Os médicos, informa o diário, pediram que ela voltasse ao trabalho aos poucos e teriam lhe recomendado, segundo o jornal "Clarín", uns dias de descanso, nesta semana, na residência presidencial em Chapadmalal, cerca do balneário de Mar del Plata.

Mas Cristina e seu marido teriam preferido permanecer na residência presidencial de Olivos, que é rodeada por jardins e está a cerca de 40 minutos do centro de Buenos Aires. É de lá que ultimamente Cristina tem realizado seus anúncios oficiais.

O jornal "Clarín" também informa que Kirchner teve alta e volta ao trabalho a partir de terça-feira, como afirmaram, na noite de sábado, o médico presidencial e o chefe de gabinete (equivalente a chefe da Casa Civil), Sérgio Massa.

"A presidente está recuperada e já lhe dei alta", afirmou o médico ao jornal. No entanto, o Clarín publica também a sugestão de descanso em Chapadmalal e ainda entrevista com o médico e jornalista Nelson Castro, autor de um livro sobre a saúde das autoridades locais Enfermos de Poder.

Ar condicionado

Na entrevista, ele afirma: "Chama a minha atenção que o médico presidencial tenha falado que a lipotimia por desidratação leve tenha sido provocada pelo calor. Não acredito que não exista ar condicionado na residência de Olivos", disse Castro ao jornal.

"Além disso, a presidente tem o hábito de tomar muito líquido, como todos sabem. Por isso, devemos pensar se não existe outra causa (para ela ter passado mal)."

A imprensa local costuma informar sobre os cuidados da presidente com a saúde e a boa forma, como caminhar, comer pouco e tomar muita água.

Colunista do jornal Perfil, Nelson Castro afirma, neste diário, neste domingo, que a lipotimia pode ser resultado de outras causas, como estresse, hemorragias e o uso de medicamentos, como "diuréticos ou ligados à psiquiatria".

A previsão é que depois da viagem a Cuba, Cristina embarque para Caracas, na Venezuela.

Na sexta-feira, o governo venezuelano divulgou comunicado sobre a conversa telefônica entre o presidente Hugo Chávez e Cristina, destacando que Chávez teria ficado satisfeito "ao constatar a plena recuperação do estado de saúde da presidente".
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos