Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cirrose matou 27 mil portugueses em dez anos

2 participantes

Ir para baixo

Cirrose matou 27 mil portugueses em dez anos Empty Cirrose matou 27 mil portugueses em dez anos

Mensagem por Vitor mango Sab Jun 28, 2008 3:41 pm

Cirrose matou 27 mil portugueses em dez anos
2008-06-26
Nelson Morais

Portugal registou, entre 1991 e 2001, mais de 27 mil mortes causadas por cirroses hepáticas, dois terços das quais associadas ao consumo de álcool. Na Suécia, cuja população é equivalente à portuguesa, a mesma patologia causou só 2717 óbitos.

A comparação foi feita pelo médico Tato Marinho, no Fórum Nacional sobre o Álcool, realizado ontem em Coimbra. O patologista, que dissertava sobre os "Efeitos nocivos do álcool na população", alertava para o facto de Portugal ter uma das maiores prevalências de cirrose do mundo.

Esta doença do fígado, segundo Tato Marinho, é mesmo "uma das dez principais causas de morte em Portugal". E dizer que dois terços das cirroses resultam do consumo de bebidas alcoólicas é pecar por defeito, porque há alcoólicos com cirrose cuja morte acaba por ser atribuída a cancro do fígado ou à sida, acrescentou.

O fórum promovido pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto da Droga, que passou a integrar competências dos extintos centros de alcoologia, foi a primeira reunião dos parceiros nacionais chamados a colaborar na realização do plano de luta contra o alcoolismo que há-de vigorar no quadriénio 2009-2012.

Mas o plano também deverá beber das orientações do Fórum Europeu Álcool e Saúde - onde já está representada a indústria das bebidas -, até pelo facto de as tendências dos países europeus não serem muito díspares. Com base num estudo de 2006, realizado pelo "Global Burden of Disease Project", a médica Cristina Ribeiro notou, de resto, que a União Europeia, quando tinha 15 estados- membros, era a região do mundo onde se consumia mais álcool - 11 litros por adulto, a cada ano.

O quadro incluiu também prejuízos de 135 mil milhões de euros (despesas de saúde, sinistralidade rodoviária, absentismo no trabalho, etc.) e 23 milhões de europeus dependentes do álcool, referiu Cristina Ribeiro, alertando ainda para o aumento do consumo entre jovens do sexo feminino.

O Plano Nacional para a Minimização dos Efeitos Nocivos do Álcool deverá estar concluído no final do ano, disse o presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), João Goulão.

"Queremos concluir até final do ano o plano para vigorar entre 2009-2012 mas espero, em Outubro, ter a versão final quase acabada", adiantou o responsável, que participou hoje no Fórum Nacional sobre o Álcool que decorreu em Coimbra, na Fundação Bissaya Barreto.

Na sessão de abertura do fórum, a ministra da Saúde, Ana Jorge, aludiu ao despacho conjunto do seu ministério e das Finanças que vem alargar o regime de convenções, para o tratamento do alcoolismo, às unidades terapêuticas do sector social e privado.

No decorrer do evento, foram constituídos sete grupos de trabalho que abrangem as áreas dos Jovens, Crianças e Grávidas, Sinistralidade Rodoviária, Adultos e Meio Laboral, Prevenção, Formação, Comunicação e Educação, Sistema de Informação e Recolha de Dados, Tratamento e Reinserção.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 115299

Ir para o topo Ir para baixo

Cirrose matou 27 mil portugueses em dez anos Empty Re: Cirrose matou 27 mil portugueses em dez anos

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Dom Jun 29, 2008 1:48 pm

SO 27 000? De PASMAR!!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos