Vagueando na Notícia

Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portas abertas

Ir para baixo

Portas abertas Empty Portas abertas

Mensagem por Vitor mango Qui Jan 22, 2009 2:26 pm

Gaza e memória
10 January 09 12:00 AM

Amir Sagie é conselheiro da Embaixada de Israel em Portugal. Encontro-o por ocasião das sessões plenárias de Estrasburgo. O leitor de esquerda mais impenitente fica a saber que falo com um «reles representante da entidade sionista» e a comunidade judaica que o seu homem dirige a palavra a «um anti-semita defensor de terroristas». Sem a adjectivação própria das paixões, reduza-se a coisa ao essencial: Amir Sagie é um sionista e eu sou solidário com a causa palestiniana. Por isso, estamos condenados a falar um com o outro. Eu aprendo inglês; ele, a paciência.

Porque falo de Amir Sagie? Porque, surpreendentemente, comentou um post que colocara no meu blogue, o Sem Muros. Perguntava-me porque era selectiva a minha compaixão com as vítimas da guerra. Eis a resposta: não, não é selectiva. Qualquer que seja o lugar onde se encontre, uma vítima não merece morrer.

Dito isto, é obsceno comparar a incerteza em que os cidadãos de Asqelon, cidade israelita fronteiriça a Gaza, vivem desde 2001, com a insegurança dos da faixa palestiniana. A desproporção deste confronto não é apenas militar – é da ordem da vida. Se um foguete marado é lançado de Gaza, a probabilidade de cair na cidade é, em si mesma, marginal; se a atinge, a segurança faz tocar as sirenes e as pessoas têm abrigo. Eis por que os rockets fizeram um número de vítimas que quase se conta pelos dedos das mãos. Mais do que desagradável, é perigoso, errado, politicamente contraproducente – e expressei esta opinião em Gaza, a vários deputados.

A insegurança na faixa de Gaza é de outra natureza. O milhão e meio de almas que ali vive não tem sirenes, não tem abrigo, não tem emprego e nunca sabe quando é que um buldozer à frente de tanques de guerra lhe vai varrer a casa; não sabe quando é que verdadeiras bombas lhe vão cair dos céus ou se amanhã tem electricidade. Vive na dúvida sobre se Israel deixou entrar a farinha para fazer o pão com lume feito de papel encontrado sabe-se lá onde, que gás pode não haver e padarias já não há. É esta a desproporção que torna obscenas as comparações.

Ao contrário do que Amir Sagie nos conta, este filme não começou em 2001 nem no rompimento de uma trégua a que, aliás, Israel faltou desde o primeiro dia – não a assinou, não cumpriu a sua parte na reabertura das fronteiras e tomou a iniciativa de execuções extrajudiciais na faixa antes dos rockets de novo terem começado a silvar.

Vem de longe esta história. Quem vive em Asqelon não sabe que a cidade, em 1949, se chamava Al-Majdal. Mas em Jabalyia, principal campo de refugiados do Norte de Gaza, ninguém esquece que foi daí que os seus pais e avós foram expulsos, as suas casas e bens destruídos. E que o foram seis meses depois dos armistícios, já em ‘tempo de paz’…

Porque ataca Israel? Porque aquele povo expropriado de passado e sem presente ainda acredita no futuro.
Publicadopor MiguelPortas
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118184

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo