Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dieta mediterrânica reduz risco de cancro

Ir para baixo

Dieta mediterrânica reduz risco de cancro Empty Dieta mediterrânica reduz risco de cancro

Mensagem por Admin Qua Jul 02, 2008 8:38 am

Dieta mediterrânica reduz risco de cancro
Um estudo revela que uma alimentação feita com base em azeite diminui a hipótese de cancro.
11:33 | Quarta-feira, 2 de Jul de 2008

Dieta mediterrânica reduz risco de cancro O azeite é um elemento importante da dieta mediterrânica
Ana Baião
O azeite é um elemento importante da dieta mediterrânica

A dieta mediterrânica pode reduzir entre 12 e 24 por cento o risco de desenvolver cancro, segundo um estudo publicado no 'British Journal of Cancer'.

Utilizar só dois elementos dessa dieta pode reduzir em 12 por cento o risco de desenvolver o cancro, assinala o estudo. Isso poderá conseguir-se reduzindo, por exemplo, a ingestão de carne e aumentando a de legumes, ou aumentando o consumo de hortaliças e utilizando azeite em lugar de manteiga.

O maior impacto, já que parece contribuir para uma redução de 9 por cento do risco, obtém-se consumindo gorduras boas como as do azeite, em vez das más, utilizadas nas batatas fritas, bolachas ou nos bolos. No estudo participaram 25.623 gregos, designadamente 10.582 homens, observados durante um período de oito anos.
Questionários sobre 150 alimentos

Os participantes no estudo responderam a questionários sobre 150 tipos distintos de alimentos e bebidas, bem como sobre as doses e porções.

O cumprimento da dieta mediterrânica mediu-se utilizando uma escala para cada um dos nove grupos distintos de alimentos.

Se consumiam muitas verduras, legumes, frutos e nozes, frutos secos e cereais, tudo o que faz parte da dieta mediterrânica, os participantes eram classificados com "1" e com "0", se não comiam nada disso.

Também lhes era dada um "1" se ingeriam mais gorduras boas do que más, e um "0" se consumiam muita carne e produtos lácteos.

Os que bebiam álcool com moderação obtinham também "1" face ao "0" dos que abusavam das bebidas.
A dieta para prevenir o risco

O principal autor do estudo, Dimitrios Trichopoulos, professor de prevenção do cancro da Universidade de Harvard (EUA), assinalou que os resultados demonstram a importância da dieta para prevenir o risco.

"Das 26 mil pessoas estudadas, as que seguiram a dieta mediterrânica tradicional tinham em geral muito menos hipóteses de desenvolver cancro", afirmou Dimitrios Trichopoulos.

"Ainda que comer apenas elementos de um só grupo não influa de modo significativo no risco de desenvolver cancro, o facto de ajustarem os "hábitos alimentares em geral à dieta mediterrânica teve um efeito importante", concluiu. [b]
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos