Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Informações

Ir para baixo

Informações Empty Informações

Mensagem por Joao Ruiz Sex Fev 10, 2012 9:20 am

.
Ouro para restaurantes do Douro

Escolhidos os melhores restaurantes do País na arte de bem combinar Vinhos do Porto e Douro com gastronomia

Escolhidos os melhores restaurantes do País na arte de bem combinar Vinhos do Porto e Douro com gastronomia, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) entregou os diplomas de ouro, prata e bronze aos distinguidos nas categorias Restaurante Gastronómico/Fine Dining, Restaurante Informal/Causal e Restaurante Tradicional/Típico.

A cerimónia, que teve lugar no Hotel Infante Sagres, no Porto, no dia 23 de Novembro de 2009, ficou marcada pelo lançamento do «Guia de Restaurantes com Vinho do Porto», que inclui todos os restaurantes e menus a concurso no maior evento do género realizado em Portugal.

O júri composto pelos «chefs» Hélio Loureiro, Helmut Ziebell, José Cordeiro, Orlando Esteves e Miguel Castro e Silva e os especialistas em vinhos Mário Louro, João Paulo Martins e João Geirinhas decidiu entregar nove diplomas de ouro nas três categorias de restaurantes, 31 diplomas de prata e ainda 42 de bronze. Para além de diplomas para todos os participantes no concurso «Gastronomia com Vinho do Porto» que não tiveram outras distinções foram ainda entregues galardões para a melhor carta de Vinhos do Porto e para a melhor Promoção.

O maior evento do género realizado em Portugal, promovido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e pela InterMagazine-Revista Profissional de Hotelaria e Restauração, demorou quatro semanas e implicou um total de quase oito mil quilómetros percorridos, de Bragança ao Algarve, 100 restaurantes, mais de 900 vinhos provados e 300 ementas degustadas.

Ao fim do périplo por uma centena de restaurantes e da decisão do júri, a sexta edição do concurso «Gastronomia com Vinho do Porto» chegou ao fim com a cerimónia de entrega de diplomas. Para o presidente do IVDP, Luciano Vilhena Pereira, a iniciativa mostrou “uma franca melhoria do serviço do Vinho do Porto prestado nos restaurantes”, pese embora o “panorama actual ainda estar longe do desejável, sobretudo no que se refere à temperatura de serviço e de armazenamento do vinho”.

Para assinalar os 10 anos do maior concurso de gastronomia e vinhos em Portugal, foi lançado, pela primeira vez, o «Guia de Restaurantes com Vinho do Porto», uma publicação que pretende homenagear o que de melhor se faz de Norte a Sul do País na harmonização da gastronomia com os vinhos. Trata-se de um guia com todos os restaurantes a concurso, incluindo informação actualizada sobre os restaurantes, com coordenadas GPS, menus e vinhos propostos. Ambição antiga da instituição presidida por Luciano Vilhena Pereira, o guia visa também dar maior visibilidade ao esforço na promoção dos vinhos da Região Demarcada do Douro.

De âmbito mais regional na primeira edição, em 1999, quando envolveu apenas Porto, Gaia e Douro, o concurso contou com a participação de apenas 24 restaurantes, número que, 10 anos volvidos, subiu para o recorde de 101, o que, ainda segundo Luciano Vilhena Pereira, “implicou um maior grau de exigência na atribuição das medalhas de ouro (nove em 100)”, com o júri a impor “critérios mais apertados, principalmente no que respeita às temperaturas de serviço e às harmonias propostas”.

Do prato mais original ao mais tradicional, os restaurantes investiram na busca das melhores harmonias e na correcta ligação com os vinhos do Douro e do Porto, o que se traduziu numa das “melhores edições de sempre”, pelo nível qualitativo atingido. Os clientes que o digam…


, 2009-11-25
In DTM

Informações 10806

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty Restaurante de Mirandela recebe «Garfo de Ouro»

Mensagem por Joao Ruiz Sex Fev 10, 2012 9:21 am

.
Restaurante Flor de Sal

Restaurante de Mirandela recebe «Garfo de Ouro»

Pelo segundo ano consecutivo, um restaurante de Mirandela, foi distinguido com o garfo de ouro ao ser considerado um 25dos melhores restaurantes a nível nacional.

Esta distinção é atribuída anualmente pelo «Guia Boa Cama Boa Mesa 2010», editado no passado dia 27 de Março, pelo semanário Expresso.

Com magníficas criações de autor ou com os mais saborosos e tradicionais pratos regionais, este guia prestigia os melhore do país.

O proprietário do Restaurante Flor de Sal, em Mirandela, mostra-se satisfeito com esta distinção e entende que para além de premiar o seu espaço, promove a região.

“Sinto um grande orgulho e no fundo é uma prova de que o nosso trabalho compensa” pois “divulgamos os produtos regionais e tentamos elevar não o restaurante, mas a região” afirma João Paulo Carlão. “A forma como recebemos e a forma como tratamos e divulgamos os produtos, acabamos por ser conhecidos a nível nacional, por esse trabalho” acrescenta.


E a repercussão deste prémio já se fez sentir no passado fim-de-semana. “Cada vez temos mais clientes de fora, são caras menos conhecidas e no último fim-de-semana tivemos essencialmente muita gente que reservou porque sabia que fazíamos parte dos 25 melhores restaurantes portugueses e quiserem vir conhecer” conta.

O Restaurante Flor de Sal, em Mirandela, foi distinguido, pelo segundo ano consecutivo, com o garfo de ouro, pelo “Guia Boa Cama Boa Mesa 2010”, uma referência na área da restauração.

Brigantia, 2010-04-07
In DTM

Informações 000202D1

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty Refeições à prova das doenças cardiovasculares

Mensagem por Joao Ruiz Sex Fev 10, 2012 9:23 am

.
Refeições à prova das doenças cardiovasculares

por Diana Mendes
Hoje

Informações Ng1278234

Qual é o melhor menu para proteger o coração das doenças que mais matam os portugueses?

A selecção é uma questão de bom senso, mas há sempre alternativas que o podem surpreender e limites para o consumo de alguns alimentos. Por exemplo, se pensa que é melhor comer vegetariano em vez de peixes está enganado. As escolhas mais saudáveis para uma refeição estiveram hoje em debate no Congresso Português de Cardiologia, num pequeno-almoço com especialistas.

Para começar a refeição, os especialistas sugerem sobretudo o consumo de verduras. "As sopas e as saladas são duas formas excelentes de consumir legumes. Qualquer uma delas fornece diferentes legumes e por isso devem consumir-se ambas", refere Ana Miranda, da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade. Pelo menos cinco a dez doses diárias são recomendadas. Mas na altura de ir ao supermercado dê preferência a legumes de cor escura, como brócolos, tomates maduros ou couves. Mesmo na escolha da alface, leve preferencialmente a mais escura.

A bebida: água ou vinho? Esta é fácil. É claro que a água não tem limites de consumo. É o melhor hidratante e ainda não é possível encontrar fortes evidências de que o vinho tenha grandes benefícios. De qualquer forma, integra a dieta mediterrânica, que é considerada uma das melhores e mais saudáveis.

Quanto ao prato principal desengane-se: se tiver de optar por um prato vegetariano em vez de um de peixe não está a tomar a melhor decisão cardioprotectora.”Os peixes gordos, como a sardinha, arenque, atum e salmão são ricos em ómega 3, uma substância muito benéfica e que pode ainda ser adquirida através de nozes ou beldroegas”, esclarece a mesma nutricionista

As gorduras podem e devem ser consumidas, mas a gordura saturada e os ácidos gordos trans (que existem nas bolachas, alimentos sobreaquecidos e industriais) devem ser evitados. Opte antes pelas gorduras monoinsaturadas, que existem no azeite e nos frutos secos ou, em alternativa, pelas gorduras polinsaturadas , nomeadamente óleos a partir de cereais e sementes.

Café ou chá? São ambos excelentes fontes de anti-oxidantes, que previnem as doenças cardiovasculares. O consumo de cafeína deve, porém, limitar-se a 400 miligramas por dia ou a 200 no caso das grávidas, avança a mesma fonte. Um café tem cerca de 75 a 85 miligramas, por isso tente não ultrapassar os quatro ou cinco cafés.

Entre a fruta e o chocolate é fácil: Fruta. Lavada, variada e de preferência com casca para aproveitar as fibras. O chocolate, sobretudo se for mais escuro (mais cacau), porque também tem efeitos anti-oxidantes. Mas não abuse… Tente não ultrapassar sete gramas por dia, porque este é um produto extremamente calórico.

Os erros comuns a evitar

Antes dos conselhos, deve ter-se e conta e evitar alguns erros comuns, como saltar o pequeno-almoço. Outro erro comum é comer poucas leguminosas, como ervilhas ou feijão. Para se proteger ainda mais, faça algumas cedências: evite alimentos hipercalóricos, como o refrigerantes ou fast food. Mas não precisa de ser fundamentalista. De vez em quando, pode abrir algumas excepções.

In DN

Informações 0002008DInformações 0002008D Informações 00020087

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty Dieta pode incluir pão sem quilos a mais

Mensagem por Joao Ruiz Sex Fev 10, 2012 9:24 am

.
Dieta pode incluir pão sem quilos a mais

Hoje

Informações Ng1278368

Com capacidade para manter a saciedade cerca de 3 horas, o pão pode ser integrado numa alimentação saudável sem receio de engordar.

Se for fabricado com uma farinha equilibrada ou mistura de farinhas tem nutrientes interessantes, como fibra, vitaminas, minerais e, sobretudo, amido. Este hidrato de carbono de absorção lenta demora mais a digerir e mantém a saciedade cerca de 3 horas.

Alguns profissionais de saúde com menos formação na área alimentar aconselham a rejeitar o pão ou substituí-lo por tostas ou bolachas integrais. Mas é um erro: 50 g de pão equivalem a 4 bolachas e o primeiro é mais saciante e interessante ao nível nutricional. O consumo deste alimento deve mesmo ser incentivado face a bolachas, tostas e croissants, que podem ser ingeridos frequentemente ao longo do dia sem afastar a sensação de fome.

O segredo é escolher um bom pão e consumir a quantidade adequada às necessidades. A mulher portuguesa, que precisa de cerca de 2000 kcal, pode comer, em média, 2 pães por dia. Deve guardá-los para as refeições intercalares (merenda ou lanche) e escolher o que apresenta menos sal. Muitas padarias já vendem produtos com meio-sal.

O pão mais escuro tem uma composição mais rica. O de forma embalado pode ser prático, por exemplo, para o lanche escolar das crianças, mas não deve ser consumido todos os dias. A PROTESTE analisou-o e verificou que algumas marcas contêm gorduras saturadas em excesso, prejudiciais para a saúde. E, no geral, oferece um sabor pobre face ao pão tradicional.

Este é fabricado com farinha de trigo, milho, centeio ou triticale (híbrido de milho e centeio), água, sal e fermento. O pão especial, que abrange o de forma pré-embalado, pode incluir outros ingredientes, como, por exemplo, leite, ovos, manteiga, gordura e óleos. Os elevados teores de humidade, que conferem a textura mole, exigem aditivos para conservar por um período mais alargado.

Quem prefere confeccionar em casa já não tem de passar longas horas a amassar. Com pouco mais de 50 euros, pode comprar uma máquina e ter pão fresco todas as manhãs, com qualidade e variedade. Após juntar os ingredientes, só tem de seleccionar o programa.

As máquinas podem confeccionar pão branco, integral, de forma, broa de milho e até doce. Os apressados têm à disposição programas para cozer mais depressa. É ainda possível definir o grau de cozedura: claro, médio ou escuro. O tamanho varia com as receitas, programas e forma do aparelho.

In DN

Informações 0002037C

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty Estudos reiteram benefícios da dieta mediterrânica

Mensagem por Joao Ruiz Sex Fev 10, 2012 9:25 am

.
Estudos reiteram benefícios da dieta mediterrânica

por Lusa
Hoje

Informações Ng1469780

A dieta mediterrânica é a mais saudável para o coração e para controlar colesterol, triglicéridos, pressão arterial e glicose, concluem 50 estudos divulgados pela revista do Colégio norte-americano de Cardiologia.

O número de Março da revista publica uma meta-análise que inclui os resultados de 50 investigações sobre a dieta mediterrânica, que a apresentam como "um seguro de vida" para ter um coração saudável. Demóstenes Panagiotakos, professor da Universidade ateniense Harokopio e coordenador do estudo, salientou, citado pela agência Efe, que a comunidade médica detectou que a síndrome metabólica "está a aumentar rapidamente em todo o mundo, ao mesmo tempo que a incidência crescente da diabetes e da obesidade".

Por síndrome metabólica designa-se o conjunto de doenças ou factores de risco que aumentam a possibilidade de se vir a sofrer doenças cardiovasculares. O excesso de peso é um desses factores. Segundo os dados analisados por Panagiotakos e Christina-Maria Kastorini, a dieta mediterrânica tem um dos padrões mais conhecidos e bem estudados e demonstrou estar associada à diminuição da mortalidade devido a doenças coronárias, diabetes tipo 2 e alguns tipos de cancro.

Os peritos definem a dieta mediterrânica como correspondendo a um padrão alimentar que inclui uma dose diária de fruta, verdura, cereais integrais e laticínios com pouca gordura, além de um consumo semanal de peixe, aves, frutos secos e legumes, com um consumo relativamente baixo de carne vermelha e moderado de álcool, normalmente às refeições. Também está incluído no padrão alimentar o consumo elevado de azeitonas e azeite.

"Os nossos resultados somam-se ao conhecimento existente e demonstram mais uma vez o papel de protecção e a importância de factores como, principalmente, o estilo de vida e os hábitos alimentares no desenvolvimento e progressão da síndrome metabólica", avançou Pangiotakos.

In DN

Informações 0002037D

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty Os 70 pratos a concurso para as 7 Maravilhas

Mensagem por Joao Ruiz Sex Fev 10, 2012 9:27 am

.
Os 70 pratos a concurso para as 7 Maravilhas

11 Abril 2011

Informações Ng1498870

Conheça aqui os 70 pratos pré-finalistas na eleição das "7 Maravilhas da Gastronomia". Esta é uma primeira selecção realizada por um painel de 70 especialistas, de entre as 433 candidaturas apresentadas. Clique em cada região para ver a listagem dos pratos.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1827553

Dos 70 pratos, 21 serão escolhidos por figuras convidadas a seleccionarem os 21 finalistas, que serão apresentadas a 7 de Maio.

Inicia-se então a votação pública por SMS, chamada telefónica, internet e Facebook, que decorrerá até 7 de Setembro.

Os 7 vencedores são revelados a 10 de Setembro.

In DN

Informações Cuisiniers-01

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty Portugueses podem escolher as 7 Maravilhas da Gastronomia

Mensagem por Joao Ruiz Sex Fev 10, 2012 9:28 am

.
Portugueses podem escolher as 7 Maravilhas da Gastronomia

por Lusa

Os portugueses podem, até dia 7 de Setembro, votar nas 7 Maravilhas da Gastronomia, que incluem pratos como coelho à caçador, chanfana, pastel de Belém, alheira de Mirandela, amêijoas à Bulhão Pato, bacalhau à Gomes de Sá ou açorda à alentejana.

Os 21 pratos seleccionados são apresentados por sete categorias - entradas, sopas, marisco, peixe, carne, caça e doces -, cada uma das quais com três iguarias da gastronomia portuguesa, mas os votantes são convidados a escolher os sete pratos que mais lhe agradam, independentemente da categoria.

Para a categoria "entradas", a escolha recaiu na alheira de Mirandela (Trás-os-Montes e Alto Douro), pastel de bacalhau (Lisboa e Setúbal) e queijo da Serra da Estrela (Beira Interior/Beira Litoral).

As "sopas" escolhidas são açorda à alentejana (Alentejo), caldo verde (Entre Douro e Minho) e sopa da pedra (Ribatejo/Estremadura).

Os "mariscos" colocados a votação são amêijoas à Bulhão Pato (Lisboa e Setúbal), arroz de marisco (Estremadura e Ribatejo) e xarém com conquilhas (Algarve).

Já no "peixe", as opções são bacalhau à Gomes de Sá (Entre Douro e Minho), polvo assado no forno (Açores) ou a popular sardinha assada (Lisboa e Setúbal).

Na categoria "carne", os pratos colocados a votação são chanfana (Beira Litoral), leitão da Bairrada (Beira Litoral) e tripas à moda do Porto (Entre Douro e Minho).

Para "caça", os 21 especialistas convidados pela organização do evento, escolheram coelho à caçador (Beira Litoral), coelho à Porto Santo à caçador (Madeira) e perdiz de escabeche de Alpedrinha (Beira Interior).

Os "doces" selecionados foram pastel de Belém (Lisboa e Setúbal), pastel de Tentúgal (Beira Litoral) e pudim Abade Priscos (Entre Douro e Minho).

A selecção dos 21 finalistas culmina um processo iniciado a 7 de Fevereiro último e que passou pela apresentação de candidaturas (433 ao todo) e um primeiro processo de seleção, por um painel de 70 especialistas, cujo resultado (70 pré finalistas) foi anunciado a 07 de abril. Os 21 pratos selecionados são apresentados hoje em Santarém, cidade escolhida como "anfitriã" da iniciativa.

Os interessados podem votar por telefone, SMS ou via Internet, neste caso no site do evento (http://www.7maravilhas.pt) ou através do Facebook (https://www.facebook.com/7MGastronomia), usando os códigos relativos ao prato da sua preferência. A organização já disse que espera críticas, algo que considera "natural" e que até ajuda ao sucesso da iniciativa.

"Quanto mais tivermos mais sucesso terá, porque mais gente estará interessada em saber do que se trata", disse Luís Segadães à Lusa na fase de pré seleção, sublinhando que este concurso avalia os pratos, não pela sua confeção, mas "enquanto representantes culturais das suas regiões".

In DN

Informações Plats-05

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty Alheira de Mirandela candidata a maravilha da gastronomia

Mensagem por Joao Ruiz Sex Fev 10, 2012 9:30 am

.
Votar no facebook

Informações Alheira


Alheira de Mirandela candidata a maravilha da gastronomia

A alheira de Mirandela é uma das finalistas das sete maravilhas da gastronomia. Após a divulgação e promoção do património histórico e natural do nosso país, as «7 Maravilhas», promotor por excelência da identidade nacional, decidiu agora avançar para divulgação e promoção do património gastronómico nacional.

A assembleia de “notáveis” deliberou, no passado sábado, o panteão das especialidades da nossa cozinha que passam à votação pública e onde se destaca a Alheira de Mirandela como finalista na Categoria de Entrada e como única representante da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Este novo concurso pretende reflectir todas as componentes da boa mesa portuguesa, e iniciou -se com mais de 430 candidaturas. A selecção inicial teve o apoio do Conselho Científico, constituído, entre outras entidades, pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, a Federação Minha Terra, a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, as Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal.

A nível da nossa região a DESTEQUE, representando os municípios de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Vila Flor e Mirandela, na qualidade de associada da Federação Minha Terra, submeteu 11 receitas que foram seleccionadas para as “7 Maravilhas da Gastronomia”.

Deste conjunto três pratos foram seleccionadas como pré-finalistas, sendo a Alheira de Mirandela seleccionada na categoria de Prato de Entrada; a Alheira de Mirandela com grelos salteados, na categoria de Prato de Carne e Tordos Fritos ou Fritada dos Passarinheiros na categoria de prato de caça.

Agora, a Alheira de Mirandela foi eleita na categoria de Prato de Entrada, sendo neste caso, a única representante da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, nas 21 finalistas. António Branco, vogal da DESTEQUE, não esconde a satisfação por estar entre os finalistas.“A nossa primeira grande vitória foi quando conseguimos passar às 70 pré-finalistas onde a alheira teve duas representações que foi na categoria de entradas e prato de carne.

Isso trouxe-nos algumas esperanças” refere, acrescentando que “ficar entre as três finalistas ao nível das entradas para nós tem é uma enorme vitória porque significa que a alheira de Mirandela é um produto de destaque nacional”.

António Branco considera que esta distinção é mais um reconhecimento nacional da qualidade da alheira de Mirandela e assume uma maior responsabilidade por ser o único produto transmontano nos finalistas das sete maravilhas da gastronomia.“Eu julgo que é um reconhecimento feito pela qualidade do produto que é o único que neste momento está a representar a região de Trás-os-Montes neste processo” afirma, salientando que “é um produto importantíssimo para a economia local e nós vamos aproveitar todos os meios de comunicação possíveis para valorizar a alheira”.

Os 21 produtos distribuem-se em sete categorias: entradas, sopas, marisco, peixe, carne, caça e doces. Cada uma das categorias conta com três pratos típicos da gastronomia portuguesa. Nas entradas, a alheira de Mirandela vai ter como adversários o pastel de bacalhau (Lisboa e Setúbal) e o queijo da Serra da Estrela (Beira Interior/Beira Litoral).

A votação já começou e pode ser feita por telefone, SMS ou pela internet. Apesar de considerar que será uma luta desigual, António Branco acredita que a Alheira de Mirandela pode sair vencedora, até porque esta é uma oportunidade de demonstrar que o Interior tem capacidade para responder a estes desafios.“Sem dúvida que é uma luta desigual porque a alheira está um bocado confinada ao nosso concelho e nós estamos a debater-nos com um produto de uma região que é o queijo da Serra e com o pastel de bacalhau que quase tem uma representação nacional” afirma António Branco.

“Eu espero que as pessoas que vão votar saibam distinguir o tipo de produtos” ainda assim, “nós temos de mostrar ao país as qualidades deste produto pois é uma oportunidade de mostrar que as regiões do interior têm capacidade de responder a estes desafios”. A alheira de Mirandela é uma das 21 finalistas das sete maravilhas da gastronomia.

A votação já começou e prolonga-se até 7 de Setembro.As plataformas de votação atribuídas à Alheira de Mirandela são através de Chamada telefónica para o número 760 302 701. Na internet, através do site http://www.7maravilhas.pt, cada endereço de e-mail tem direito a votar uma vez.Via SMS é possível votar, bastando para isso enviar o número 701 para o nº 68933.
Brevemente também será possível votar através do Facebook.

Brigantia, 2011-05-10
In DTM

Informações 00020441

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty A décima edição da Feira Gastronómica de Vila Pouca de Aguiar

Mensagem por Joao Ruiz Sex Fev 10, 2012 9:32 am

.
Sábado e domingo

A décima edição da Feira Gastronómica de Vila Pouca de Aguiar

A décima edição da Feira Gastronómica de Vila Pouca de Aguiar está a atrair chefes de cozinha portugueses para, durante os dois dias da feira, cozinhar ao vivo com várias demonstrações sobre «Mil maneiras de preparar cabrito, castanha e cogumelos».

Esta forma de «show cooking» visa atrair novos públicos ao elevar a oferta qualitativa, e de que é exemplo, no sábado, o Jantar Gourmet ao som da Bossa Nova. Os almoços nos dois dias da feira são liderados por chefes de cozinha e chefes de mesa da região (escola profissional de Chaves). Estas refeições decorrem no Mercado Municipal.

Para o presidente da Câmara Municipal, Domingos Dias, a feira visa «impulsionar os nossos produtos locais e dinamizar dezenas de pequenas economias familiares da comunidade local».

Os visitantes também poderão apreciar as iguarias gastronómicas deste certame regional, nas instalações dos restaurantes concelhios que se associarem ao evento (divulgação de restaurantes com pratos temáticos).

A vertente mais tradicional da feira tem pela primeira vez petiscos regionais com cabrito, castanha e cogumelos que podem ser saboreados, desde o início da tarde de sábado até à meia-noite, no recinto da feira. Na tarde de domingo, os visitantes são convidados a apreciar um rebanho tradicional de cabras bravias e a participar num magusto popular com música tradicional.

O mercadinho de produtos locais com 15 expositores ligados às castanhas, cogumelos, mel, hortícolas, compotas e outros doces vão dinamizar a feira gastronómica que também vai promover concursos de castanhas, de doçaria de castanha, e outras actividades económicas e culturais.

Espigueiro, 2011-11-08

Informações 00020092

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty «Não lhe chamem alheira»

Mensagem por Joao Ruiz Sex Fev 10, 2012 9:35 am

.
«Não lhe chamem alheira»

Informações Alheira


Diferentes variedades de alheira são «ofensa à cultura do povo»

A criação das diferentes variedades de alheiras no mercado é uma ofensa à cultura de um povo. São declarações do Grão-Mestre da Confraria de Gastrónomos e Enófilos de Trás-os-Montes e Alto Douro, proferidas durante o seminário sobre a alheira de Mirandela promovido pelo curso de guia-intérprete da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela.

A alheira é um enchido produzido em toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Agora, o porquê de Mirandela ter tomado para si este enchido como bilhete de apresentação da cidade aqui e além fronteiras… António Monteiro, Grão-Mestre da Confraria de Gastrónomos e Enófilos de Trás-os-Montes e Alto Douro, a explicação é muito simples. Mirandela conseguiu levar a dianteira na divulgação do produto.

Quanto à criação das variedades de bacalhau ou vegetarianas, António Monteiro afirma que chamar a estes produtos alheira, é estar a ofender a cultura de um povo.

“Chamem-lhe aquilo que quiserem mas não lhe chamem alheira. Ninguém faz Vinho do Porto de Cidra”, diz. “Puxem pela cabeça, sejam cultos suficientemente e deixem-se dessa parvoíce, que é andar a apropriar-se daquilo que foi a construção de um povo por facilitismo autêntico”, sublinhou.

Este seminário sobre a alheira de Mirandela foi promovido pelos alunos do curso de guia-intérprete da Escola Superior de Administração, Comunicação e Turismo de Mirandela, que vêm neste enchido um potencial parceiro na divulgação da cidade e da região, tornando-se assim num pólo de atracção de turistas.

“É uma novidade para trazer turistas. Muitas lojas e comércios tradicionais já funcionam e Mirandela já ganha com a alheira.”

Sónia Carvalho e José Carlos Teixeira, produtores de alheiras de Mirandela, revelaram que o facto da alheira de Mirandela ter sido uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa fez com que a procura tenha aumentado

“Já usamos o selo das Sete Maravilhas e as pessoas já as procuram”, dizem.

Os produtores de alheira presentes neste seminário, deram a conhecer os seus produtos através de provas de degustação.

Brigantia, 2011-11-22
In DTM

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty À medida de um atleta

Mensagem por Joao Ruiz Sex Fev 10, 2012 9:37 am

.
À medida de um atleta

Informações Castanhas_assadas

As castanhas têm das maiores concentrações «de substâncias com propriedades antioxidantes

São ideais para celíacos. Não contêm glúten e ainda por cima são ricas em vitaminas. As castanhas têm das maiores concentrações «de substâncias com propriedades antioxidantes, anticancerígenas, anti-inflamatórias e cardioprotectoras», refere Vítor Hugo Teixeira, especialista em composição dos alimentos, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

As vantagens nutricionais estão também na grande quantidade de hidratos de carbono, que torna este um fruto à medida dos «praticantes de exercício físico e atletas».

O nutricionista destaca ainda a presença de fibra: «Uma chávena de castanhas satisfaz cerca de 40% das necessidades diárias deste nutrimento». Isto contribui para a função intestinal, tal como a fermentação do amido da castanha.

Ainda que, de acordo com Vítor Hugo Teixeira, as castanhas sejam menos calóricas quando são cozidas, as assadas continuam a ser as preferidas.

Qualquer que seja a sua preparação, o corte tem sempre de ser feito, e não é só para as conseguir descascar melhor. O golpe na casca impede a castanha de rebentar no forno ou na panela.

Em Portugal, no século XVII, este fruto chegou a substituir o pão e as batatas, em especial, em Trás-os-Montes. Esta é, aliás, a zona que mais produz castanhas e onde cada ouriço chega a incluir três

Joana Andrade in SOL, 2011-11-27

In DTM

Informações 0002006C

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty 14ª Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Real

Mensagem por Joao Ruiz Sex Fev 10, 2012 9:38 am

.
1 a 4 de Dezembro

Informações Nervir_2011_cartaz


14ª Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Real

Vai decorrer, em Vila Real, a 14ª Feira de Artesanato e Gastronomia - FAG 2011 - no Pavilhão de Exposições da Nervir, entre os dias 1 e 4 de Dezembro.

A Nervir é a Associação Empresarial de Vila Real que tem mantido desde há largos anos esta iniciativa com o propósito de promoção e divulgação do artesanato e gastronomia da região transmontano-duriense e também de outras regiões do país.

O pavilhão conta com um espaço coberto de 1800 metros quadrados e, este ano, com um número de expositores que rondará os 100.

A primeira edição desta feira ocorreu em 1998. Este ano, segundo estimativa da organização, entre 9000 e 12000 pessoas visitarão este certame, o maior e mais importante da região.

O grupo de expositores será constituído por artesãos e associações de artesãos, comerciantes e entidades sem fins lucrativos. Uma boa parte dos artesãos executarão os seus trabalhos na feira, no seu próprio stand, exemplificando ao vivo o processo de construção das peças artesanais.

Horário da Feira:

1 Dez.: 15h00 às 22h00
2 Dez.: 12h00 às 24h00
3 Dez.: 12h00 às 24h00
4 Dez.: 12h00 às 20h00


, 2011-11-30
In DTM

Informações Cheer

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty Lisboa na rota dos melhores chás

Mensagem por Joao Ruiz Sex Fev 10, 2012 9:45 am

.
Lisboa na rota dos melhores chás

Hoje

Informações Ng1291698

O Hóteis.com publicou uma lista dos melhores hotéis de chá em todo o mundo

Para um ritual tão de perto associado à imagem romântica do fleuma inglês disseminada durante os tempos áureos do Império Britânico, o consumo do chá é um fenómeno social, cultural e económico (é famosa a Boston Tea Party, motivada pela taxação imposta pela coroa britânica ao comércio do chá nas colónias americanas) de surpreendente disseminação mundial.

A ubiquidade do ritual levou a que hotéis um pouco por todo o mundo tomassem medidas para acomodar os hábitos dos clientes. Assim sendo, o Hóteis.com elaborou uma lista dos melhores hotéis para beber chá do mundo, lista em que figura o Hotel do Chiado, em Lisboa. No Hotel do Chiado, para além do chá (servido entre as 15.00 e as 18.00 todos os dias), estão também incluídos na oferta chás Kusmi (uma marca de chá gourmet sediada em Paris, França), os obrigatórios scones e uma selecção de compotas e pastelaria. O Hotel do Chiado é um dos poucos hotéis com uma classificação menor que cinco estrelas a figurar na lista.

No entanto, é o Observatory Hotel, em Sydney, Austrália, que figura no topo da lista. No Observatory, o tea master Tjok Gde Ke criou um menú com mais de vinte misturas de chá únicas em todo o mundo. Para além da oferta exclusiva, este hotel oferece ainda um serviço de leitura de folhas de chá e workshops periódicas sobre a história do chá.

Empatado com o Observatory Hotel está o londrino The Berkeley, com um menu inspirado na alta costura, renovado com uma periodicidade de seis meses, para garantir a qualidade e actualidade da oferta.

Talvez mais conhecido será o Four Seasons Hotel Georges V, dos Campos Elísios, em Paris, onde o chá é servido na La Galerie, num ambiente transplantado do séc. XIX para o séc. XXI, rodeado de tapeçaria flamenga e peças de arte antiga.

Quer prime pela actualidade e renovação constante ou pelo apuro na decoração de uma veia classicista, o que é indiscutível é o facto de a oferta hoteleira, principalmente a de alta qualidade, já se ter apercebido há muito da oportunidade oferecida por um ritual secular.

In DN

Informações 6

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty Ingredientes da Amazónia unem-se à gastronomia do Douro

Mensagem por Joao Ruiz Sex Fev 10, 2012 4:30 pm

.
Gastronomia sofisticada

Informações Ruipaula

Ingredientes da Amazónia unem-se à gastronomia do Douro

Os sabores selvagens da Amazônia se uniram nesta quarta-feira à tradição do Douro, num momento único de cozinha protagonizado pelo chef português Rui Paula e pelo amazonense Ofir Oliveira, que apostam na introdução de produtos regionais na gastronomia sofisticada.

A iniciativa inédita partiu do D.O.C, o restaurante de Rui Paula, espaço que navega sobre as águas do rio Douro, na Folgosa, norte português, e que se situa no meio de vinhas.

Esta foi também a oportunidade de Ofir Oliveira ir pela primeira vez a Portugal com a missão de divulgar não só a gastronomia amazonense, mas também apelar à preservação da floresta Amazônica, de onde provêem muitos dos ingredientes utilizados pelo cozinheiro brasileiro, como as frutas cucuaçu, taperebá ou a castanha do Pará.

\\"Nós trabalhamos com os produtos originais\\", disse Ofir Oliveira.

O chef de cozinha levou ainda para Portugal as farinhas de paracui, feitas através do acari-bobó ou do tamuata, a farinha de água e a de tapioca, acondicionada na cesta de vime, que, segundo Ofir, é a \\"primeira embalagem a vácuo que o mundo produziu\\".

A farinha é envolta em folha de guarumá, um arbusto que nasce junto aos rios, cujos talos servem para produzir a cesta.

Na cozinha do D.O.C misturaram-se duas gastronomias ligadas à tradição, às origens e à terra. O ingrediente principal do menu preparado pelos dos dois cozinheiros foi mesmo a criatividade e a surpresa.

A troca de idéias entre Oliveira e Rui Paula levou à criação de um frango com cupuaçu.

\\"Queremos proporcionar uma viagem de sabores recriando a rota dos descobrimentos que os portugueses efetuaram ligando o Brasil e o Oriente\\", frisou Rui Paula.

Aos ingredientes da Amazônia, o chef luso juntou a couve troncha, carne, peixe, lingüiça e o azeite da região.

Já que o palco para o encontro é o Douro, à mesa do D.O.C não poderiam faltar os vinhos produzidos na região mais antiga demarcada do mundo.

Livro

A fusão da cozinha da Amazônia com a do Douro serve de tema para o lançamento do livro \\"Rui Paula - Uma cozinha no Douro\\", no qual o cozinheiro propõe um \\"novo receituário, moderno, cosmopolita e internacional, mas com uma forte ancoragem nos produtos portugueses, nas memórias e sabores antigos\\".

O primeiro livro de Rui Paula foi pela editora QuidNovi e conta com a autoria de Celeste Pereira e fotografias de Nelson Garrido.

O chef luso aposta na apresentação de pratos elaborados, mas em que valoriza o produto, procurando realçar o sabor.

A mesma linha de pensamento seguida por Ofir Oliveira.

\\"A nossa proposta é dar a conhecer ao mundo uma cozinha sofisticada e que vem da natureza. Através disso, nós falamos da cultura e da preservação do meio ambiente\\", frisou o brasileiro.

É que, conforme alertou Oliveira, se a floresta Amazônica não for preservada, o mundo \\"não virá a tempo de conhecer os sabores que ela oferece\\".

Ofir Oliveira é membro da organização internacional Slow Food, um movimento que foi fundado como uma associação enogastronômica pelo ativista alimentar Carlo Petrini na cidade de Bra, no norte da Itália, em 1986.

O objetivo inicial era o de apoiar e defender a boa comida, o prazer gastronômico e um ritmo de vida mais lento e, mais tarde, a iniciativa foi ampliada para abranger a qualidade de vida e, como conseqüência lógica, a própria sobrevivência do planeta em que vivemos.

A Slow Food possui, atualmente, cerca de 85 mil associados em 132 países

Lusa, 2008-10-30

Informações 00020126

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty A Roda dos Alimentos

Mensagem por Joao Ruiz Sex Fev 10, 2012 4:48 pm

A Roda dos Alimentos


http://www.nestle.pt/BemEstar/Presentation/Nutricao/GruposAlimentares.aspx


In Nestlé

Wink

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty Municípios criam rede nacional de rotas de vinhos

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Fev 11, 2012 9:55 am

.
14 rotas regionais existentes

Informações Adegaalijo

Municípios criam rede nacional de rotas de vinhos

Autarquias produtoras de vinho querem aumentar a competitividade do enoturismo português, promovendo em conjunto no exterior as 14 rotas regionais existentes no País.

Reunida hoje em Alenquer, a Associação de Municípios Produtores de Vinho (AMPV) decidiu criar o Clube Rotas de Vinho para haver em Portugal “um turismo de vinho de qualidade, organizado, integrado e coordenado”, já que “só através deste modelo se poderá eficazmente aumentar a competitividade a partir da soma dos valores diferenciais de cada uma das rotas do vinho, que irão compor este Clube”.

O plano passa por promover o produto turístico \"Rotas do Vinho de Portugal\", que poderá vir a juntar as actuais 14 rotas do vinho – Alvarinho, Cister, do Porto, Trás-os-Montes, Verdes, Bairrada, Dão, Lisboa, Bucelas, Carcavelos e Colares, Tejo, Setúbal, Alentejo, Algarve e Açores –, embora neste momento só nove delas estejam a operar em pleno.

De acordo com o documento distribuído na reunião, a que o Negócios teve acesso, o “clube” irá organizar toda a oferta existente de enoturismo nas suas várias vertentes (hotéis, restaurantes, vinícolas, Agências de Viagens, bares de vinho, entre outros) e “incentivar o trabalho em parceria entre o sector público e privado para garantir aos turistas um serviço de qualidade, para tornar as rotas mais competitivas e assim poderem alcançar uma maior quota de mercado”.

Dirigido tanto a consumidores ocasionais, interessados e profissionais, o plano da AMPV prevê que o processo de adesão das diferentes rotas regionais ao Clube Rotas de Vinho decorra durante o segundo semestre de 2012.

Segundo os dados gerais do Turismo de Portugal, publicado em 2006, a procura primária na Europa pelo enoturismo era de 600 mil viagens internacionais por ano, o que correspondi a 0,25% das viagens de lazer realizadas para europeu. A previsão de crescimento anual apontava então para valores entre os 7% e os 12%.

Na mesma apresentação são apontadas vantagens para os territórios deste modelo integrado para a promoção das rotas: promove o desenvolvimento turístico sustentável, dinamiza as economias locais, promove a inversão da sazonalidade do turismo, melhora o índice de satisfação pela qualidade dos serviços oferecidos; oferece um produto de maior qualidade e mais competitivo. atrai investimentos para os territórios, promove novos oportunidades de negócio e promove a fixação da população no território.

Além do Clube Rota dos Vinhos, outra acção estratégica que saiu da reunião desta manhã dos autarcas foi a de operar um modelo de certificação de cada uma das rotas, sendo proposta a adesão a um “manual de boas práticas”.

António Larguesa - JN, 2012-02-10

Idea Arrow

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty Borrego ganha Fim-de-Semana Gastronómico

Mensagem por Joao Ruiz Sex Mar 09, 2012 8:00 am

.
De 9 a 11 de Março

Borrego ganha Fim-de-Semana Gastronómico

De 9 a 11 de Março, Torre de Moncorvo acolhe o I Fim de Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente.

Trata-se de uma iniciativa que visa promover os pratos de borrego, que são uma tradição no Douro Superior, bem como fomentar a criação e o desenvolvimento dos rebanhos da ovelha da Churra Terra Quente (uma raça autóctone), criando assim uma mais valia económica para o território.

Refira-se que o solar da raça “Ovelha Churra da Terra Quente” e o respectivo livro genealógico estão no concelho de Torre de Moncorvo.

Durante o Fim de Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente, os visitantes têm a oportunidade de provar os diversos pratos confeccionados com borrego pelos restaurantes “as Piscinas”, “o Frango”, “o Lagar”, “os Temperos d’Ouro”, a Taberna do “Carró” e ainda “Ventagreste (o Artur)”. Em todos serão servidas várias especialidades, destacando-se o borrego assado na brasa e no forno, arroz de miúdos, estufado, ensopado e ainda a celebre caldeirada.

As sugestões de entradas passam pelo queijo terrincho e terrincho velho, bem como amêndoas torradas e as sobremesas pelo requeijão ou queijo com doces tradicionais e bolos de amêndoa, não esquecendo as tradicionais amêndoas cobertas, tão populares nesta região.

Este I Fim de Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente é uma iniciativa da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Churra da Terra Quente, Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Douro Superior, Associação de Desenvolvimento e da Associação dos Comerciantes e Industriais do Concelho de Moncorvo e conta com o apoio do PRODER.

O I Fim-de-Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente integra-se na IX Feira dos Produtos da Terra e dos Stocks e na promoção do cartaz turístico das Amendoeiras em Flor.

Jornal Nordeste, 2012-03-07

Informações 000204AB

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty Feira da Alheira despede-se com mega jantar

Mensagem por Joao Ruiz Sex Mar 09, 2012 8:06 am

.
A aposta estava ganha

Informações Alheira


Feira da Alheira despede-se com mega jantar

Terminou em grande a 13.ª edição da Feira da Alheira de Mirandela. Na noite de sábado, cerca de 400 pessoas participaram na festa de “Homenagem a um povo, elogia à sua cultura”, um jantar que serviu para comemorar a Maravilha Vencedora da Gastronomia de Portugal.

A sociedade mirandelense associou-se ao evento, que encheu o pavilhão da Reginorde onde a Feira da Alheira decorreu ao longo dos três últimos fins-de-semana.
Ao som da Band Alheira, o repasto, servido pelo restaurante Távora, foi um elogio à gastronomia transmontana.

À mesa, sopa de grão-de-bico, seguida de variadas qualidades de alheira, com o selo das unidades de fabrico do concelho, guarnecidas por batatas cozidas e grelos. Tudo isto regado pelo azeite da região e pelos vinhos de Trás-os-Montes.

A aposta estava ganha. A Associação Comercial e Industrial de Mirandela e a Câmara Municipal conseguiram, este ano, reunir um vasto número de parceiros para envolver a sociedade civil num produto que há muito se transformou no principal cartão de visita do concelho.

Desteque, Mircom, Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro, Instituto Piaget, Instituto Politécnico de Bragança, Trasvinis, CAP, Confraria dos Gastrónomos e Enófilos de Trás-os-Montes e Alto Douro foram algumas das entidades que se associaram ao evento, contribuindo para tornar o programa no mais abrangente de sempre.

Ao longo de três semanas não faltaram as provas comentadas de azeites e vinhos de Trás-os-Montes, a cozinha ao Vivo pela Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela, conferências e sessões de esclarecimento para agricultores, produtores de enchidos e empresários de hotelaria, montarias e diversas jornadas de caça.

Jornal Nordeste, 2012-03-07

Informações Super

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty Aluno Transmontano consegue a medalha de prata em importante concurso europeu

Mensagem por Joao Ruiz Sex Mar 09, 2012 8:49 am

.
Jovens Profissionais do Vinho

Informações Jovens_mdl


Aluno Transmontano consegue a medalha de prata em importante concurso europeu

Os alunos da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela Carlos Reis e Huandler Nazaré representaram excelentemente Portugal, tendo conseguido resultados inéditos para a escola e o país (respetivamente 2º e 8º classificados) no Concurso de Jovens Profissionais do Vinho (CJPV) que decorreu de 27 de fevereiro a 1 de março, no Salão Internacional de Agricultura em Paris e que contou com a participação de escolas de 19 países europeus.

Estes alunos do Curso Técnico de Viticultura e Enologia, foram acompanhados nesta difícil e prestigiada prova de júri internacional pelo professor de Enologia Víctor Santos e o diretor da escola Manuel Taveira Pereira.

Carlos Reis, vencedor da medalha de prata, recebeu o prémio das mãos do Ministro da Agricultura de França, em cerimónia oficial.

No final do primeiro dia de trabalhos, decorreu também uma mostra e partilha de iguarias dos países presentes. Os nossos produtos foram muito apreciados e consumidos pelos diferentes participantes.

Apresentámos o vinho e queijos produzidos na escola, alheiras, presunto e outros enchidos de Mirandela, a bola de azeite e o folar de Valpaços. Foi mais um excelente momento de divulgação e valorização da escola, de Mirandela, da região e do nosso país, neste importante salão.

, 2012-03-09
In DTM

Informações Tiphat

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty Mariscos

Mensagem por Joao Ruiz Ter Abr 10, 2012 8:03 am

.
"Mariscos" é uma designação comum não científica, que engloba as espécies marítimas, que são revestidas por um qualquer tipo de carapaça.

Dividem-se em dois grandes grupos:

- Crustáceos
- Moluscos

Os primeiros incluem caranguejos, santolas, sapateiras, lagostas, lagostins, lavagantes, camarões e gambas.

Os moluscos subdividem-se em

- gastrópodes ou univalves (búzios, percebes, burriés)
- bivalves (amêijoas, berbigões, mexilhões, vieiras, ostras, canivetes)
- cefalópodes (polvo, lula)

Informações Images?q=tbn:ANd9GcSKYyzPyAUeGulaYEUK-P53F1pm4OMpiAEpnZ4bcxRY0QLyC8sldEIE

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty Falta coordenar oferta do turismo gastronómico em Portugal

Mensagem por Joao Ruiz Ter Abr 24, 2012 8:04 am

.
Antropólogo sociocultural Xerardo

Informações Alheira

Falta coordenar oferta do turismo gastronómico em Portugal

O antropólogo sociocultural Xerardo Pereiro considera que, apesar de a gastronomia estar cada vez mais a afirmar-se como produto turístico em Portugal, falta coordenar e melhorar a oferta para atrair novos mercados.

Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela e investigador do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o especialista disse à Lusa que as pessoas viajam cada vez mais à procura das produtos tradicionais e que a alimentação em si, e não apenas a gastronomia, tem \"muito a ganhar\" com esta tendência, já que há uma valorização da agricultura tradicional.

Com o escoamento dos produtos locais, o turismo alimentar ou gastronómico ajuda as pequenas produções, sobretudo no actual contexto de crise. \"Não podemos ter unidades hoteleiras e restaurantes a oferecerem alimentos vindos da China, quando em Portugal temos produtos de primeira qualidade\", salientou.

Xerardo Pereiro acredita que é necessário haver uma \"mudança de visão\" e reconhecer os alimentos como um negócio para dinamizar as economias locais, criar emprego e gerar riqueza. \"Os alimentos são um negócio com muitas possibilidades, uma potencialidade em crescimento e uma saída para a crise económica\", insistiu.

O antropólogo, que participou esta semana no 3.º ciclo de Conferências sobre Turismo da UTAD, em Chaves, lembrou que a alimentação é crescentemente um elemento central na escolha de destinos turísticos e que a relação entre alimentação e turismo é complexa e mutável.

O especialista ressalvou que hoje há novos segmentos de mercados turísticos que procuram novas vivências em torno da questão da comida, como, por exemplo, em zonas rurais. Por isso, o turismo gastronómico pode ser entendido como algo mais do que comida no prato.


CM, 2012-04-23

Informações Notsure

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty Azeite «Rosmaninho» recebe medalha de ouro em Pequim

Mensagem por Joao Ruiz Qua maio 09, 2012 5:05 am

.
Medalha de ouro e de bronze
Trás-os-Montes


Informações Azeite_rosmaninho

Azeite «Rosmaninho» recebe medalha de ouro em Pequim

O azeite «Rosmaninho» da Cooperativa de Olivicultores de Valpaços ganhou uma medalha de ouro em Pequim.

Este azeite, com certificação DOP «Denominação de Origem Protegida» Azeite de Trás-os-Montes, é feito com três variedades de azeitonas, e também com amêndoas.

Para além do azeite \"Rosmaninho\", também o azeite \"Quinta de Vale do Conde\", do concelho de Mirandela, obteve uma medalha de bronze.

Ambos os azeites já foram distinguidos em concursos nos Estados Unidos da América, em Itália e em Espanha. No entanto, pela primeira vez o azeite DOP transmontano é distinguido no mercado asiático que poder ser muito importante, economicamente.

Na competição estavam os grandes produtores mundiais, mais de 20 países representados, mas o melhor de todos foi o Azeite Rosmaninho.

O setor do azeite é o segundo com maior peso económico em Trás-os-Montes, só sendo superado pelo do vinho. Cerca de 50% da produção nacional de azeitona de mesa e cerca de 35% do azeite produzido em Portugal é oriundo de Trás-os-Montes.

DV, 2012-05-09
In DTM

Informações Images?q=tbn:ANd9GcQMRnhxJOBgTlNbEQGmPhSivgzJIEcIrSCh36mPqihIkWR0vbBECpw5

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty Reginorde está suspensa

Mensagem por Joao Ruiz Qui maio 31, 2012 4:30 am

.
Reginorde está suspensa

Informações Jorge_morais_acim

«Entendemos que este ano devíamos fazer um período de reflexão»

Depois de 28 edições consecutivas, este ano a Reginorde (Feira das Actividades Económicas de Trás-os-Montes) não abre as portas.

A direcção da Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM), entidade organizadora do certame, optou por fazer uma paragem justificada com a preocupante conjuntura económica e com a necessidade de repensar o modelo a adoptar para o futuro para tornar o certame auto sustentável.

«Entendemos que este ano devíamos fazer um período de reflexão para pensarmos junto dos empresários qual será o modelo mais apropriado para alavancar o nosso tecido económico local», explica o presidente da ACIM, Jorge Morais.Jorge Morais revela ainda que nas últimas edições, a Reginorde deu prejuízo e que já não era uma mais-valia para o tecido empresarial local.

“As duas últimas edições acarretou elevados custos para a associação comercial e quem vem para se divertir e paga um euro ou dois para entrar não traz valor acrescentando à economia local, mas antes despesas para a associação e para a câmara municipal que depois não conseguimos custear”, salienta.

No entanto, esta decisão de parar com a Reginorde não parece estar a ser bem recebida pelos comerciantes e população local.

Brigantia, 2012-05-31
In DTM

Informações Images?q=tbn:ANd9GcTglwJYwCHrqYBzpm5P34UZ4AH3xTwHxAKV3lKjHzUkyZ4Ec0URNdTTtg

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty Portugal Restaurant Week

Mensagem por Joao Ruiz Seg Mar 11, 2013 11:20 am

.
Portugal Restaurant Week
De 14 a 24 de Março


Informações Images?q=tbn:ANd9GcSdyqW_YBPyceG04cQ8QXsWqP5yx9cRLHBB-dsr8_apv25mBVlj

Distrito de Vila Real participa na maior iniciativa gastronómica do país

O Distrito de Vila Real acaba de se juntar à maior iniciativa gastronómica do país, a primeira edição de Portugal Restaurant Week, que irá decorrer de 14 a 24 de Março, em vários restaurantes de luxo do país.

O Distrito de Vila Real estará representado nesta iniciativa, com 4 restaurantes: o Douro In, o Salão Nobre (Hotel Vidago), o Castas e Pratos e o Cais da Vila.

, 2013-03-11
In DTM

Informações Images?q=tbn:ANd9GcScby4Xb6G0VP5NxohU5FQqoY13zeY3Y16DnpSbbxP7_ZdU0iO1

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty Receitas tradicionais da Terra Fria Transmontana reforçam oferta turística

Mensagem por Joao Ruiz Dom Abr 07, 2013 10:11 am

.
São 5 pratos escolhidos

Informações Posta-mirandesa-foto02

Receitas tradicionais da Terra Fria Transmontana reforçam oferta turística

Uma associação de desenvolvimento local quer abrir o apetite aos turistas com novas imagens de receitas tradicionais da Terra Fria Transmontana compiladas num receituário para distribuir em Portugal e no estrangeiro, foi hoje divulgado.

A Corane- Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina fez o levantamento do receituário tradicional dos quatro concelhos que representa - Vinhais, Miranda do Douro, Bragança e Vimioso - e vai divulgá-lo na Internet e em campanhas de promoção turística.

Porque “os olhos também comem”, as receitas originais vão aparecer com nova imagem para torná-las “mais apetitosas”, como adiantou Luísa Pires, coordenadora da Corane.

Os pratos escolhidos são cinco, a começar nas sopas com o Caldo de Cascas (vagem de feijão seca), seguindo-se as carnes com a conhecida Posta Mirandesa, o Butelo (enchido) com Cascas e o Javali no Pote com Castanhas, e a Bola Doce Mirandesa para a sobremesa.

Três destes pratos chegaram aos 21 finalistas do concurso “Sete Maravilhas Gastronómicas de Portugal” e foi a partir daí que a Corane decidiu realizar “o levantamento do receituário tradicional dos quatro concelhos que representa”, segundo a coordenadora.

O levantamento está concluído e segue-se a recriação de cada um dos pratos, “acrescentando às receitas tradicionais novos ingredientes como a inovação e a atratividade”.

“A ideia é respeitar o receituário tradicional mas queremos apresentar os produtos e os pratos de uma forma mais atrativa, mais cuidada, mais moderna e apetitosa”, explicou.

O trabalho de imagem será desenvolvido em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Bragança, para que o chefe de cozinha e responsável pela formação na área da hotelaria e restauração deste organismo confecione cada um dos pratos do receituário e sugira uma nova forma de apresentação.

Cada um dos pratos será fotografado e essas imagens vão acompanhar as receitas já recolhidas.

O receituário “deve estar concluído antes do verão e vai ser distribuído e promovido em todo o país e no estrangeiro”, segundo a responsável.

A coordenadora da associação acredita que “uma forte aposta na imagem da oferta gastronómica local, de reconhecida excelência, é capaz de atrair novos visitantes e de contribuir para o aumento da competitividade do setor da restauração”.

Luísa Pires espera que este trabalho possa também estimular a restauração local a apresentar “um maior número de pratos tradicionais nas suas ementas, a aperfeiçoar a imagem e até a recuperar algumas receitas já perdidas”.

“Já tivemos o caso dos Cuscos de Vinhais, estiveram praticamente perdidos e após a Corane ter insistido na sua recuperação, com a colaboração de algumas pessoas mais velhas do concelho, este prato gradualmente regressou às ementas dos restaurantes e até é apresentado como um produto gourmet”, exemplificou.

Lusa, 2013-04-03

Informações Images?q=tbn:ANd9GcQzNqNRjN5kodBUo8fPJE7rrTm2gu4c0SmIlGLWwOcorARTyGxRSium1Q

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Informações Empty Re: Informações

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos