Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maços de cigarros alvo das organizações anti-tabágicas

Ir para baixo

Maços de cigarros alvo das organizações anti-tabágicas Empty Maços de cigarros alvo das organizações anti-tabágicas

Mensagem por Admin Sáb maio 30, 2009 5:15 am

Maços de cigarros alvo das organizações anti-tabágicas

Nacional | 2009-05-30 09:26
O “glamour” dos maços de cigarros é o próximo alvo das organizações anti-tabágicas portuguesas, apoiadas na Organização Mundial de Saúde, que elegeu para este Dia Mundial sem Tabaco, que se assinala domingo, o tema das advertências nos pacotes de tabaco.

Apesar da legislação portuguesa não contemplar a utilização de imagens chocantes nos maços de cigarros, a Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo (COPPT) ainda não desistiu desta possibilidade.

Luís Rebelo, que preside a esta organização que reúne várias associações ligadas à saúde, educação e ambiente, que têm em comum o interesse pela prevenção do tabagismo em Portugal, disse à Agência Lusa que “está na altura de aproveitar as técnicas utilizadas pelas tabaqueiras, que passam por seduzir os potenciais consumidores”.

“A construção das caixas dos cigarros recorre a um elevado nível de marketing, em que nada é indiferente, nem sequer a cor”, disse.

O resultado é, segundo Luís Rebelo, embalagens “glamourosas”.

“O que as organizações mundiais de saúde estão a tentar fazer é usar as mesmas ferramentas para, no fundo, impedir que o fumador se sinta atraído pelos mais variados tipos de caixas”, frisou o presidente da COPPT.

Luís Rebelo afirmou que, apesar de existirem cada vez mais portugueses “que sentem algum pudor em tirar de um maço de cigarros e começar a fumar em público”, ainda existem muitos que “não têm vergonha de fumar”.

Com imagens chocantes dos malefícios do tabaco ilustradas nos maços de cigarros, os fumadores terão “mais vergonha em mostrar publicamente o seu vício”, presume Luís Rebelo.

Dos países onde esta utilização tem tido “mais sucesso” - como o Brasil ou o Canadá - chegam imagens efectivamente chocantes.

Os maços de cigarros comercializados no Brasil incluem advertências sanitárias que incluem fetos mortos, pulmões destruídos, membros com gangrena e referências à impotência e ao sofrimento das crianças intoxicadas pelo fumo dos pais.

“Estas imagens acabam por 'desglamourizar' o consumo do tabaco, contribuindo para um ambiente social que não é favorável ao consumo de tabaco”, disse.

Segundo a COPPT, “os automatismos e reflexos condicionados estão muito presentes nos fumadores”.

“A possibilidade de o fazer pensar ou hesitar quando compra um maço de cigarros e se confronta com uma imagem reveladora pode fazer a diferença. É a típica ambivalência do fumador que se quer valorizar”, acrescenta esta organização.

Por estas e outras razões, acrescenta a Confederação, países na Europa e no resto do mundo estão a integrar as advertências de saúde nos maços de tabaco nos seus Programas de Prevenção e Controlo do Tabagismo.

“Mostrar a verdade. Imagens de aviso, salvam vidas” é a mensagem da OMS para o Dia Mundial sem Tabaco.

Para a OMS, “as companhias tabaqueiras usam embalagens atraentes para fazerem os seus produtos parecerem fixes. Na verdade, o tabaco mata e provoca doenças”.

“As imagens de aviso convencem as pessoas a parar de fumar. Não digas apenas a verdade. Mostra-a!”, apela a OMS.

Lusa/AO Online
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Maços de cigarros alvo das organizações anti-tabágicas Empty Re: Maços de cigarros alvo das organizações anti-tabágicas

Mensagem por Admin Sáb maio 30, 2009 5:17 am


“Mostrar a verdade. Imagens de aviso, salvam vidas” é a mensagem da OMS para o Dia Mundial sem Tabaco
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos