Piloto espanhol diz ter visto clarão perto de onde caiu o AF447
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Piloto espanhol diz ter visto clarão perto de onde caiu o AF447
Piloto espanhol diz ter visto clarão perto de onde caiu o AF447
Anelise Infante
De Madri para a BBC Brasil
Avião da FAB já localizou mancha de óleo de 20 km de extensão
Um piloto da companhia espanhola Air Comet enviou um relatório técnico
afirmando ter visto no ar um clarão "forte e intenso de luz branca que
tomou uma trajetória descendente e vertical" na mesma noite e rota em
que o voo AF 447 desapareceu.
Segundo o
relatório do comandante do voo 974 da Air Comet, que fazia o trajeto
Lima-Madri na madrugada de segunda-feira, o clarão teria se desfeito em
seis segundos.
O informe foi entregue na quarta-feira à Direção Geral da Aviação Civil Espanhola e à Air France.
"Foi
feito um longo relatório técnico, seguindo os procedimentos
internacionais e ontem (quarta-feira) mesmo os departamentos de
operações da Air Comet e da Air France fizeram contato" , disse à BBC
Brasil o vice-diretor geral da Air Comet, Fernando Gil.
"Nos colocamos à disposição para informar sobre o que sabemos, acreditando que se trata do voo desaparecido 447 ."
O
relatório do comandante afirma que "em torno das 01.15 UTC (horário
solar) do dia 1 de junho, voando em céu claro a FL 35.000 pés se
observaram tormentas com atividade elétrica a leste de nossa posição".
Segundo
o documento, os pilotos decidiram mudar a rota do seu voo para evitar a
forte tormenta que identificaram em seu caminho.
"Ao chegar às imediações de Cayenne (Guiana Francesa), encontramos umas
formações nebulosas de grande atividade e desenvolvimento que nos
obrigaram a desviar-nos cerca de 30 milhas a leste da rota."
Para
realizar este desvio, segundo a companhia espanhola, o comandante pediu
autorização à estação de controle aéreo da Guiana e entrou em outra
rota, num espaço monitorado entre Cayenne e Piarco, onde teria visto o
clarão.
"Estava a sete graus ao norte do
Equador e no Meridiano 49 oeste e se desfez em seis segundos", de
acordo com o relatório que não cita expressão explosão.
'Sem comunicação'
O
comandante também destacou no relatório que "não escutou nenhuma
comunicação na frequencia de emergência sobre pedidos de socorro".
A
Air Comet explicou que os aviões que fazem as rotas transoceânicas
possuem um sistema de rádio de emergência chamado Emergency Locator,
que permite aos pilotos escutar qualquer chamada de socorro de outra
aeronave.
No informe a Air Comet afirma
que esta luz branca e intensa também foi confirmada por outras duas
testemunhas: o co-piloto e uma passageira (parente de um tripulante)
que estava na cozinha do avião (a mais próxima à cabine do comando).
A
Direção Geral de Aviação Civil disse à BBC Brasil que todos os pilotos
têm a obrigação de fornecer um informe sobre seus voos, com qualquer
incidente que tenham presenciado num prazo de 72 horas, por isso a
entrega do relatório teria sido ontem.
O voo Lima-Madri partiu da capital peruana no passado domingo às 17h25m (horário de Brasília).
Anelise Infante
De Madri para a BBC Brasil
Avião da FAB já localizou mancha de óleo de 20 km de extensão
Um piloto da companhia espanhola Air Comet enviou um relatório técnico
afirmando ter visto no ar um clarão "forte e intenso de luz branca que
tomou uma trajetória descendente e vertical" na mesma noite e rota em
que o voo AF 447 desapareceu.
Segundo o
relatório do comandante do voo 974 da Air Comet, que fazia o trajeto
Lima-Madri na madrugada de segunda-feira, o clarão teria se desfeito em
seis segundos.
O informe foi entregue na quarta-feira à Direção Geral da Aviação Civil Espanhola e à Air France.
"Foi
feito um longo relatório técnico, seguindo os procedimentos
internacionais e ontem (quarta-feira) mesmo os departamentos de
operações da Air Comet e da Air France fizeram contato" , disse à BBC
Brasil o vice-diretor geral da Air Comet, Fernando Gil.
"Nos colocamos à disposição para informar sobre o que sabemos, acreditando que se trata do voo desaparecido 447 ."
O
relatório do comandante afirma que "em torno das 01.15 UTC (horário
solar) do dia 1 de junho, voando em céu claro a FL 35.000 pés se
observaram tormentas com atividade elétrica a leste de nossa posição".
Segundo
o documento, os pilotos decidiram mudar a rota do seu voo para evitar a
forte tormenta que identificaram em seu caminho.
"Ao chegar às imediações de Cayenne (Guiana Francesa), encontramos umas
formações nebulosas de grande atividade e desenvolvimento que nos
obrigaram a desviar-nos cerca de 30 milhas a leste da rota."
Para
realizar este desvio, segundo a companhia espanhola, o comandante pediu
autorização à estação de controle aéreo da Guiana e entrou em outra
rota, num espaço monitorado entre Cayenne e Piarco, onde teria visto o
clarão.
"Estava a sete graus ao norte do
Equador e no Meridiano 49 oeste e se desfez em seis segundos", de
acordo com o relatório que não cita expressão explosão.
'Sem comunicação'
O
comandante também destacou no relatório que "não escutou nenhuma
comunicação na frequencia de emergência sobre pedidos de socorro".
A
Air Comet explicou que os aviões que fazem as rotas transoceânicas
possuem um sistema de rádio de emergência chamado Emergency Locator,
que permite aos pilotos escutar qualquer chamada de socorro de outra
aeronave.
No informe a Air Comet afirma
que esta luz branca e intensa também foi confirmada por outras duas
testemunhas: o co-piloto e uma passageira (parente de um tripulante)
que estava na cozinha do avião (a mais próxima à cabine do comando).
A
Direção Geral de Aviação Civil disse à BBC Brasil que todos os pilotos
têm a obrigação de fornecer um informe sobre seus voos, com qualquer
incidente que tenham presenciado num prazo de 72 horas, por isso a
entrega do relatório teria sido ontem.
O voo Lima-Madri partiu da capital peruana no passado domingo às 17h25m (horário de Brasília).
Vitor mango- Pontos : 118184
Re: Piloto espanhol diz ter visto clarão perto de onde caiu o AF447
.Direção Geral de Aviação Civil disse à BBC Brasil que todos os pilotos
têm a obrigação de fornecer um informe sobre seus voos, com qualquer
incidente que tenham presenciado num prazo de 72 horas, por isso a
entrega do relatório teria sido ontem
Vitor mango- Pontos : 118184
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