Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Afinal o Super-Homem veio de...

Ir para baixo

Afinal o Super-Homem veio de... Empty Afinal o Super-Homem veio de...

Mensagem por LJSMN Ter Ago 18, 2009 2:08 pm

Herdeiros do criador ficam com direitos do super-herói



O “Super-Homem” poderá perder as referências a Krypton
18.08.2009 - 16h17 Simão Martins



As origens do Super-Homem já não podem ser relatadas como até agora. Por causa de uma decisão do tribunal, será necessária uma autorização dos descendentes de Jerry Siegel – o co-criador da personagem – para contar a história do bebé originário de Krypton (o planeta em potencial destruição) que é enviado para a Terra e acolhido pelos Kent. Tudo porque Siegel inventou a história antes de ser contratado pela revista “Detective Comics”.

Denis Kitchen, especialista em banda desenhada, divulgou provas de que a história sobre as origens de Clark Kent foi inventada muito antes de a revista “Detective Comics” (DC, propriedade da Time Warner) publicar as aventuras do super-herói, em 1938. Ao que parece, a família de Siegel, co-criador da personagem a par de Joe Shuster, encontrou um antigo projecto em que este já relatava a história de um bebé com poderes extraordinários, chegado do futuro numa máquina do tempo e enviado em 1935 para a Terra, sendo depois descoberto e acolhido pela família Kent. Na altura, o projecto fora desenhado por Russell Keaton, “que nunca chegou a ver a luz dos jornais”, afirma o jornal espanhol “El País”.

Para o juiz encarregado do caso, estas provas são suficientes para demonstrar que grande parte das ideias publicadas a partir de 1938 já tinham sido criadas por Siegel, antes de ser contratado pela DC (a par de Joe Shuster), passando assim a deter os direitos da história. As leis americanas sobre copyright afirmam que, se as criações forem efectuadas já durante o contrato, os direitos pertencem à publicação. Tendo em conta que grande parte da história sobre o “Homem de Aço” já foi desenvolvida durante as publicações, apenas a parte referente às origens do super-herói estão agora no poder dos descendentes de Siegel, podendo apenas ser mencionada mediante autorização.

Os herdeiros de Siegel devem ser proprietários da história referente às origens do super-herói, nomeadamente as passagens sobre Krypton e a viagem de Kal-El (nome original de Clark Kent) para a Terra, bem como a sua adopção por parte dos Kent. Devem deter os direitos de autor do quarto número da revista “Action Comics”, algumas páginas do início da colecção “Super-Homem” e das duas primeiras semanas de tiras que foram publicadas nos jornais norte-americanos.

Esta luta já tem, no entanto, um final previsto. A Time Warner, proprietária de 50 por cento dos direitos do super-herói desde 1992, ano em que Joe Shuster morreu (não deixando qualquer descendente), perderá esses mesmos direitos em 2013, altura em que a totalidade da autoria passa para os descendentes de Siegel. Ainda assim, os direitos do “Super-Homem” passarão a pertencer ao domínio público em 2033.

Público

LJSMN

Pontos : 1769

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos