Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Josué de Castro

3 participantes

Ir para baixo

Josué de Castro Empty Josué de Castro

Mensagem por Viriato Ter Set 01, 2009 9:01 am

Josué de Castro

Nos tempos em que, ás escondidas, se ia ao Barata comprar uns livros que ele tinha sempre escondidos e que a maior parte das vezes pouco mais serviam do que para os passear debaixo do braço, ali para os lados do antigo Café Roma, conheci (através dos livros, entenda-se) Josué de Castro. E tornou-se para mim um dos meus heróis favoritos. Médico, estudioso da fome, faz das maiores denúncias das suas causas, interesses, locais e distribuição. São livros denso, bem documentados que os mantenho e releio com frequência.

Biografia

“Em 5 de setembro de 1908, nascia Josué Apolônio de Castro, filho único de Manoel Apolônio de Castro e de Josepha Carneiro de Castro, na cidade de Recife. O pai de Josué veio com a família de Cabaceiras, no alto sertão paraibano, durante a grande seca de 1877. Era proprietário de terras e mercador de gado e leite. Josepha Carneiro, também conhecida como “Dona Moça”, era filha de senhor de engenho da zona da mata pernambucana, e tornou-se professora em Recife.

Pernambuco daquela época não apresentava diferenças consideráveis em relação ao restante do Nordeste brasileiro, estagnado economicamente e com sua gente sofrida. A situação agravava-se em conseqüência das terríveis secas que se sucederam no final do século XIX. Só na grande seca de 1877 a 1879 morreram cerca de 300 mil pessoas. As secas continuaram se repetindo em 1888/89 e 1898/1900, afetando a população trabalhadora do sertão que completava séculos, quase três, de latifúndio e padecimentos. Com a produção paralisada e a economia em crise só restou aos trabalhadores desempregados a alternativa de migrarem para outras regiões do território brasileiro. Alguns buscaram a Amazônia e o Centro-Sul onde se desenvolviam as culturas da borracha e do café, respectivamente, outros permaneceram no Nordeste.

Josué de Castro estudou em dois colégios tradicionais do Recife. No primeiro, não se adaptou à rígida disciplina e tornou-se um aluno rebelde. No segundo, passou a interessar-se pelos estudos graças à influência do educador Pedro Augusto Carneiro Leão, o qual, segundo Josué, foi a figura humana que mais influência teve em sua vida.
"Uma influência discreta, dissimulada, mas no fundo decisiva: a do educador Pedro Augusto Carneiro Leão, mestre insuperável de inúmeras gerações de pernambucanos, possuidor de uma penetração psicológica que lhe dava um domínio tranqüilo sobre a inquieta população de seus jovens alunos. Este grande pedagogo, profundo conhecedor da alma infantil não pretendeu dominar a fera pela força, quebrando-lhe o ímpeto selvagem com castigos, mas captar o seu interesse e desviar sua inquietação para objetivos mais nobres".

O amigo Otávio Pernambucano testemunhou o papel de Josué de mediador entre o pai e a mãe, que haviam se separado.
"Ele e a Velha Moça adoravam-se. Com o Velho Neco toda cordialidade, prosa franca, mas um conflito latente – a mesa ali era farta e lá adiante bem pobre, tudo o que quisesse para si dava-lhe o pai, mas arengava para dar um pouco mais à Velhinha, àquele não era ilícito, mas aí estava o preço que o filho cobrava para aceitar a situação. Desconfiado de ardis, o pai queria saber o que ele fazia do dinheiro, com fundada razão, pois tinha de sobrar de tanto um tanto para a Velhinha, e assim era também depois, da mesada do estudante. Esse contraste entre a abastança por um lado e a miséria pelo outro, foi a constante de toda sua vida, doía, queimava-lhe a pele, deixou-lhe a marca".

Com sacrifício, os pais de Josué queriam que seu filho estudasse medicina, na Bahia. Lá, ele permaneceu por três anos e concluiu a Faculdade no Rio de Janeiro, em 1929, com 20 anos de idade.
Durante o período em que estudou na Faculdade da Bahia, dois colegas que moravam na mesma pensão exerceram grande influência sobre Josué: Arthur Ramos e Theotonio Brandão . Ao ver um estudo de Arthur Ramos publicado nas páginas de “O Jornal”, o jovem Josué se sentiu motivado a escrever seu primeiro ensaio, A Literatura moderna e a doutrina de Freud, publicado na “Revista de Pernambuco”.
O jovem pernambucano, Josué de Castro, estudante de medicina, era extremamente vaidoso, e para demonstrar erudição, saía à rua com o mais grosso de seus livros de estudo, conforme relata em seu diário. Não via fronteiras sociais nem culturais que não pudessem ser ultrapassadas, e acreditava em sua inteligência e competência para conquistar o reconhecimento de seu trabalho.
“Com Freud fui direto ao estudo da psiquiatria. Encantei-me com o achado que na Psiquiatria eu poderia relacionar a literatura com a medicina” . Aos poucos, o interesse por Freud foi diminuindo e começou a fase da poesia, quando teve publicados seus poemas no Diário da Manhã e na Revista de Antropofagia. Como muitos jovens artistas da época, foi influenciado pela Semana de Arte Moderna, ocorrida em 1922.”
Os seus vários artigos e crônicas publicados na época de estudante já revelavam a multiplicidade de interesses: ciência, literatura, pintura, cinema eram alguns dos temas que foram abordados neste período.
Em 1929, viaja para o México chefiando uma delegação de estudantes, por ocasião da posse do Presidente Pascual Ortiz Rubio, ex-embaixador no Brasil. Por este motivo, deixa de comparecer a sua própria colação de grau, pedindo para alguém responder por ele durante a cerimônia. O Presidente Rubio, no dia de sua posse presidencial, é ferido a bala, e acaba por renunciar ao mandato dias depois.

Do México, Josué segue para os Estados Unidos onde faz estágio por quatro meses na Universidade de Columbia e no Medical Center de Nova Iorque.

De volta ao Recife, o jovem médico e professor casa-se em 1934 com sua ex-aluna, Glauce Rego Pinto, com quem veio a ter três filhos: Josué Fernando, Anna Maria e Sonia.


Bibliografia:

Geografia da Fome. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1946.
Obra que consolida as pesquisas de Josué de Castro sobre a alimentação brasileira. Traduzida em mais de 25 idiomas, este livro é uma referência fundamental no estudo do tema, e logo foi reconhecido com o Prêmio Pandiá Calógeras, da Associação Brasileira dos Escritores e com o Prêmio José Veríssimo, da Academia Brasileira de Letras.
O mapeamento do Brasil a partir de suas características alimentares deixou clara a trágica situação da fome no país, que não poderia mais ser atribuída a fenômenos naturais, mas a sistemas econômicos e sociais que poderiam ser transformados para o benefício da população.
Para explicar o quadro de um país de fome como o nosso e buscar ações para reverter este quadro, não é possível deixar de considerar o desequilíbrio causado pelo modelo de crescimento industrial exclusivo sem alterações na estrutura arcaica da agricultura, e pelo tipo de economia voltado para interesses estrangeiros desde a época do colonialismo até o atual neo-colonialismo do capital internacional.
Com este importante trabalho, Josué de Castro demonstrou que era possível construir uma ciência que teria por objeto de estudo problemas específicos de países subdesenvolvidos e que fosse capaz de explicar a situação destes países sem recorrer aos mitos de inferioridade racial, de fatalismo ou de determinismo geográfico. E já apontava para a necessidade de transformar a estrutura agrária para aumentar a oferta de alimentos e fortalecer o mercado interno.

Fatores de localização da cidade do Recife. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional,
1948. 84 p.
Tese com a qual Josué de Castro efetivou-se como Professor Catedrático de Geografia Humana da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Aborda a formação da cidade do Recife, desde os aspectos geológicos até as decisivas influências da colonização holandesa na urbanização da região. Posteriormente foi republicado como A cidade do Recife: ensaio de Geografia Urbana e também incluído na coletânea Ensaios de Geografia Humana.

Geopolítica da Fome. Rio de Janeiro: Casa do Estudante Brasileiro, 1951. 416 p.
Ao lado da Geografia da Fome, este é o mais traduzido livro de Josué de Castro. Conta com edições em mais de 25 idiomas. As denúncias sobre a fome no Brasil foram ampliadas para o panorama nundial.
Geopolítica da Fome foi laureado pela Academia Americana de Ciências Políticas, com o Prêmio Franklin D. Roosevelt. Foi, ainda, o escritor brasileiro agraciado com a Grande Medalha da Cidade de Paris. Ao fazer entrega desta medalha, o Presidente do Conselho frisou em seu discurso que a obra revolucionária realizada por Josué de Castro no campo da alimentação era equivalente à realizada por Copérnico no Campo da Astrologia. Denunciando a fome universal como uma praga fabricada pelo homem e não como fenômeno natural, Josué de Castro construiu uma obra profundamente humana, acima das posições partidárias e das intolerâncias políticas.

Ensaios de Geografia Humana. São Paulo: Brasiliense, 1957.
Coletânea de ensaios que inclui um rearranjo do livro didático Geografia Humana e o livro A cidade do Recife: ensaio de Geografia Urbana.

Ensaios de Biologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1957. 283 p.
Coletânea de ensaios que inclui uma reedição de Fisiologia dos tabus, e uma série de artigos e conferências de Josué de Castro.

O livro negro da fome. São Paulo: Brasiliense, 1960. 178 p.
Este livro marca o lançamento da Associação Mundial de Luta contra a Fome (Ascofam). Josué aprofunda suas críticas às teses fatalistas que apontam o crescimento populacional como causa da fome, e defende a transformação das estruturas sociais mundiais para uma melhor distribuição de riqueza. São descritos os projetos da Ascofam e da Campanha Mundial contra a Fome da FAO.

Sete palmos de terra e um caixão. São Paulo: Brasiliense, 1965. 223 p.
Escrito nos primeiros anos do decênio de 1960, introduz o estudo dos movimentos sociais no Nordeste a luz das Ligas Camponesas surgidas na Zona da Mata Pernambucana nesse mesmo período. Estas, são utilizadas pelo autor para denunciar a escravidão da terra e do homem por um modelo baseado na grande propriedade, submisso aos interesses internacionais. Modelo que privilegia as exportações a despeito do fortalecimento do mercado interno, comandado por uma elite conservadora, submissa aos grandes grupos econômicos. No bojo desse quadro de referência, buscou-se entender as ligas como precursoras dos atuais movimentos sociais, a exemplo do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra). Continuidade que se manifesta também no prosseguimento do processo de conscientização popular, e que tem seus passos desenvolvidos desde a "reivindicação dos mortos", passando pela luta contra a expulsão das terras nas quais nasceram e criaram vínculos, a luta por terra, por reforma agrária e o compromisso com a construção de uma sociedade mais igualitária.

Homens e caranguejos. São Paulo: Brasiliense, 1967. 177 p.
Este é o único romance de Josué de Castro. A partir da visão de um menino, descreve em detalhes os hábitos dos moradores dos mangues da cidade do Recife, a paisagem de lama e caranguejos e a dificuldade de sobrevivência dos que não se adaptaram à vida urbana.

A explosão demográfica e a fome no mundo. Portugal: Edições Itaú, 1968. 34 p.
Ensaio que aborda os impactos da revolução tecnológica do século XX sobre a estrutura mundial, enfatizando o desequilíbrio alimentar nos países subdesenvolvidos.

Estratégia do desenvolvimento.Lisboa: Seara Nova, 1971.
Ensaio no qual Josué define sua noção de desenvolvimento, apresenta os obstáculos que os países subdesenvolvidos enfrentam e descreve aspectos de uma estratégia global de desenvolvimento onde uma das mais altas prioridades é a educação adequada às necessidades de desenvolvimento.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Josué de Castro Empty Re: Josué de Castro

Mensagem por BUFFA General Aladeen Ter Set 01, 2009 9:42 am

ó viriato deixe-se disso, pah ! Tás a perder o teu tempo ....


O Mango quer é fio dental do Rio ....
BUFFA General Aladeen
BUFFA General Aladeen

Pontos : 4887

Ir para o topo Ir para baixo

Josué de Castro Empty Re: Josué de Castro

Mensagem por Admin Ter Set 01, 2009 9:48 am

BUFFA escreveu:ó viriato deixe-se disso, pah ! Tás a perder o teu tempo ....


O Mango quer é fio dental do Rio ....

Velhos do Restelo

Voces nao arriscam nada
Com cagufa
O mango mete-os em Cima da mesa sem medo
Pois
Vasco da gama deu a volta
a pimenta com pomadores pah
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Josué de Castro Empty Re: Josué de Castro

Mensagem por BUFFA General Aladeen Ter Set 01, 2009 9:53 am

bolas tava a ver ke não...... Shocked


Só escrevi isto, para que alguém desse importância ao interessante artigo publicado pelo Viriato.


Ó mango engoliste carrêto e tudo... hã !

Gostaste...? Very Happy
BUFFA General Aladeen
BUFFA General Aladeen

Pontos : 4887

Ir para o topo Ir para baixo

Josué de Castro Empty Re: Josué de Castro

Mensagem por Admin Ter Set 01, 2009 10:40 am

BUFFA escreveu:bolas tava a ver ke não...... Shocked


Só escrevi isto, para que alguém desse importância ao interessante artigo publicado pelo Viriato.


Ó mango engoliste carrêto e tudo... hã !

Gostaste...? Very Happy

Pah estas a aprender a tecnica Mango
Erros gralhas nomes errados citaçoes fora do testo
A virtude disto tudo é que voces todos fazem agora parte de um Forum que esta a ser cocegado pelo Brasil dentro
Eles teem um prazer morbido em conhecer ...o raio de pais que os colonizou
Esse o objectivo deste espaço
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Josué de Castro Empty Re: Josué de Castro

Mensagem por BUFFA General Aladeen Ter Set 01, 2009 11:22 am

disfarça .... disfarça .....
BUFFA General Aladeen
BUFFA General Aladeen

Pontos : 4887

Ir para o topo Ir para baixo

Josué de Castro Empty Re: Josué de Castro

Mensagem por Viriato Ter Set 01, 2009 11:28 am

BUFFA escreveu:bolas tava a ver ke não...... Shocked


Só escrevi isto, para que alguém desse importância ao interessante artigo publicado pelo Viriato.


Ó mango engoliste carrêto e tudo... hã !

Gostaste...? Very Happy


Obrigado.....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Josué de Castro Empty Re: Josué de Castro

Mensagem por BUFFA General Aladeen Ter Set 01, 2009 11:33 am

Very Happy
BUFFA General Aladeen
BUFFA General Aladeen

Pontos : 4887

Ir para o topo Ir para baixo

Josué de Castro Empty Re: Josué de Castro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos