Concurso «Ideias para o ar, um projecto para ficar»
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Concurso «Ideias para o ar, um projecto para ficar»
Concurso de sustentabilidade
Vila Real
Concurso «Ideias para o ar, um projecto para ficar»
Almada, Lisboa, Torres Vedras e Vila Real são os concelhos finalistas do concurso «Ideias para o ar, um projecto para ficar», que tem como objectivo desafiar as autarquias a criarem projectos de mobilidade urbana sustentável.
Entre os 19 projectos que estiveram a concurso, estes quatro concelhos foram os seleccionados, \"por terem potencial para contribuírem da melhor forma para a qualidade atmosférica da cidade, explorando a questão da mobilidade urbana numa vertente de sustentabilidade e garantindo uma optimização de recursos já existentes\", informou hoje a Fundação Galp Energia, responsável pelo evento.
A Câmara de Almada concorreu com o projecto \"Bicla Tejo\", um percurso com articulação entre a ligação fluvial Belém-Trafaria e o corredor de ciclovia, localizado entre a Trafaria e a Costa da Caparica, apesar de se tratar de um projecto que carece ainda de equipamento para potenciar a adesão de mais utilizadores.
Quanto à Câmara Municipal de Lisboa, a proposta apresentada diz respeito à introdução do conceito \"Zona 30\", que se baseia na \"criação de zonas de acalmia de tráfego, de forma a privilegiar a mobilidade pedonal e ciclável\".
A autarquia de Torres Vedras propõe a \"construção de uma rede de ciclovias urbana, composta por percursos que coincidem com as ciclovias já existentes no concelho\", garantindo, assim, a \"articulação entre infra-estruturas já existentes e novos troços cicláveis propostos\".
Já o projecto apresentado por Vila Real prevê a intervenção em pavimentos já existentes, de modo a melhorar condições pedonais e cicláveis.
Neste concelho, pretende-se fazer uma ligação pedonal entre a zona alta da cidade e a zona baixa, através da criação de um corredor ambiental ao longo do qual se eliminará escadas, promovendo, assim, a \"utilização de modos de mobilidade alternativos, como o pedonal e a bicicleta, que seguem um traçado mais curto e perpendicular aos grandes eixos viários\".
A escolha do vencedor estará a cargo do público, que poderá votar até quinta-feira, sendo que para receber o prémio de 50 mil euros, é condição necessária a implementação prática do projecto na cidade vencedora.
Lusa, 2009-09-15
Vila Real
Concurso «Ideias para o ar, um projecto para ficar»
Almada, Lisboa, Torres Vedras e Vila Real são os concelhos finalistas do concurso «Ideias para o ar, um projecto para ficar», que tem como objectivo desafiar as autarquias a criarem projectos de mobilidade urbana sustentável.
Entre os 19 projectos que estiveram a concurso, estes quatro concelhos foram os seleccionados, \"por terem potencial para contribuírem da melhor forma para a qualidade atmosférica da cidade, explorando a questão da mobilidade urbana numa vertente de sustentabilidade e garantindo uma optimização de recursos já existentes\", informou hoje a Fundação Galp Energia, responsável pelo evento.
A Câmara de Almada concorreu com o projecto \"Bicla Tejo\", um percurso com articulação entre a ligação fluvial Belém-Trafaria e o corredor de ciclovia, localizado entre a Trafaria e a Costa da Caparica, apesar de se tratar de um projecto que carece ainda de equipamento para potenciar a adesão de mais utilizadores.
Quanto à Câmara Municipal de Lisboa, a proposta apresentada diz respeito à introdução do conceito \"Zona 30\", que se baseia na \"criação de zonas de acalmia de tráfego, de forma a privilegiar a mobilidade pedonal e ciclável\".
A autarquia de Torres Vedras propõe a \"construção de uma rede de ciclovias urbana, composta por percursos que coincidem com as ciclovias já existentes no concelho\", garantindo, assim, a \"articulação entre infra-estruturas já existentes e novos troços cicláveis propostos\".
Já o projecto apresentado por Vila Real prevê a intervenção em pavimentos já existentes, de modo a melhorar condições pedonais e cicláveis.
Neste concelho, pretende-se fazer uma ligação pedonal entre a zona alta da cidade e a zona baixa, através da criação de um corredor ambiental ao longo do qual se eliminará escadas, promovendo, assim, a \"utilização de modos de mobilidade alternativos, como o pedonal e a bicicleta, que seguem um traçado mais curto e perpendicular aos grandes eixos viários\".
A escolha do vencedor estará a cargo do público, que poderá votar até quinta-feira, sendo que para receber o prémio de 50 mil euros, é condição necessária a implementação prática do projecto na cidade vencedora.
Lusa, 2009-09-15
Joao Ruiz- Pontos : 32035
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