Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Palestinos confiam que Mitchell consiga retomar negociações de paz

Ir para baixo

Palestinos confiam que Mitchell consiga retomar negociações de paz Empty Palestinos confiam que Mitchell consiga retomar negociações de paz

Mensagem por Vitor mango Qua Jan 20, 2010 12:57 am

Palestinos confiam que Mitchell consiga retomar negociações de paz

De Agencia EFE – Há 14 horas

Ramala, 19 jan (EFE).- As autoridades palestinas esperam que o enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, que visitará nesta semana a região, consiga iniciar negociações de paz com Israel, disse à Agência Efe nesta terça-feira o chefe negociador palestino, Saeb Erekat.

"Nós palestinos vamos cooperar com Mitchell para que consiga reiniciar as negociações", disse Erekat, quem acrescentou que o processo de paz "é a única forma de conseguir um Estado palestino", já que "recorrer à violência não queremos mais".

O enviado americano fará uma visita de vários dias a Israel e à Cisjordânia para impulsionar o diálogo, mas por enquanto não está confirmada a data de sua chegada, indicou a Efe a Embaixada dos EUA em Tel Aviv.

Para Erekat, "é hora de tomar as decisões e de trabalhar de verdade em uma solução de dois Estados", mas para isso "é necessário um parceiro genuíno".

Apesar de mostrar seu desejo de diálogo, os palestinos se negam a retomar as negociações com Israel sem a interrupção total das construções nos assentamentos judaicos na Cisjordânia, e consideram insuficiente a parada temporária e parcial das obras (que não inclui às colônias de Jerusalém Oriental) imposta pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

"Netanyahu quer negociar só por negociar, enquanto nós palestinos acreditamos que as negociações são a única fórmula para alcançar a paz", argumentou Erekat.

Segundo o negociador palestino, o chefe do Governo israelense "deve entender o significado que Jerusalém tem para os árabes, palestinos e muçulmanos. Negociações sem falar de Jerusalém são inúteis e a paz não pode ser conquistada sem Jerusalém Oriental como capital da Palestina".

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, também declarou ontem que "não deixará de trabalhar pela paz" e mostrou sua esperança que "2010 seja o ano de paz no qual se estabeleça o Estado independente palestino com Jerusalém (oriental) como sua capital", conforme informou a agência palestina "Wafa".

©️ EFE 2010. Está expresamente prohibida la redistribución y la redifusión de todo o parte de los contenidos de los servicios de Efe, sin previo y expreso consentimiento de la Agencia EFE
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117490

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos