Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Face Oculta: PCP exige "cabal esclarecimento" do primeiro-ministro sobre alegadas pressões sobre os media

Ir para baixo

Face Oculta: PCP exige "cabal esclarecimento" do primeiro-ministro sobre alegadas pressões sobre os media Empty Face Oculta: PCP exige "cabal esclarecimento" do primeiro-ministro sobre alegadas pressões sobre os media

Mensagem por Kllüx Sáb Fev 06, 2010 11:31 am

Face Oculta: PCP exige "cabal esclarecimento" do primeiro-ministro sobre alegadas pressões sobre os media



O PCP exigiu hoje “um cabal esclarecimento por parte do primeiro-ministro”, José Sócrates, sobre as notícias de “alegadas pressões para determinar alterações e afastamentos favoráveis ao Governo e ao PS” na comunicação social.

A posição do PCP foi transmitida através de uma nota enviada aos órgãos de comunicação social “sobre as notícias divulgadas pelo jornal Sol” na sexta feira.

“A divulgação por um semanário de notícias sobre alegadas pressões para determinar alterações e afastamentos favoráveis ao Governo e ao PS ao nível dos órgãos de comunicação social exigem um cabal esclarecimento por parte do primeiro-ministro”, refere a nota.

De acordo com o PCP, trata-se de “um esclarecimento tão mais necessário e imperativo quanto a multiplicação de notícias sobre casos deste domínio não podem deixar de causar legitimas interrogações e inquietações.”

Na edição de sexta-feira, o semanário Sol transcreve extratos do despacho do juiz de Aveiro responsável pelo caso Face Oculta em que este considera haver "indícios muito fortes da existência de um plano", envolvendo o primeiro-ministro, José Sócrates, para controlar a estação de televisão TVI e afastar Manuela Moura Guedes e José Eduardo Moniz. Do despacho constam transcrições de escutas telefónicas envolvendo Armando Vara, então administrador do BCP, Paulo Penedos, assessor da PT, e Rui Pedro Soares, administrador executivo da PT.

O assunto é hoje retomado pelo Correio da Manhã, que, com base nos mesmos extratos, diz em manchete "Conspiração ataca presidente", e escreve que "Primeiro-ministro tinha plano para condicionar atuação de Cavaco Silva".

Hoje de manhã, e questionado sobre estas notícias, o primeiro-ministro considerou "absolutamente lamentável" o "jornalismo de buraco de fechadura", baseado em "escutas telefónicas e conversas privadas" sem relevância criminal.

"Eu não contribuo para essa infâmia, nem para a degradação da nossa vida pública, baseando-se essas acusações e essas notícias em escutas telefónicas", acrescentou, à margem da cerimónia de adjudicação de contratos das redes de nova geração, em Vila Viçosa.

Na sexta-feira, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, questionado sobre esta matéria, apenas tinha dito que "o Governo não tem naturalmente que dar explicações em matérias em relação às quais não tem nada que lhe pese na consciência".

O processo Face Oculta investiga alegados casos de corrupção e outros crimes económicos relacionados com empresas do sector empresarial do Estado e empresas privadas.

No âmbito deste processo, foram constituídos 18 arguidos, incluindo Armando Vara, José Penedos, presidente da REN - Redes Elétricas Nacionais, suspenso de funções pelo tribunal, e o seu filho Paulo Penedos, advogado da empresa SCI-Sociedade Comercial e Industrial de Metalomecânica SA. Esta é a empresa que está no centro da investigação e o seu proprietário, Manuel Godinho, é o único dos 18 arguidos do processo que está em prisão preventiva.
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos