Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pombal

Ir para baixo

Pombal Empty Pombal

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jul 20, 2010 9:00 am

Confessou desvio de 500 mil euros na câmara para investir no Brasil

por SANDRA MESQUITA FERREIRA
Hoje

Pombal Ng1320704

Desfalques terão começado pouco antes de Vítor Leitão pedir a reforma na autarquia.

Vítor Leitão, 58 anos, trabalhou 33 anos na Câmara de Pombal, sempre com "ficha limpa". Até sexta-feira passada, quando foi detectado um desfalque de cerca de 500 mil euros numa das contas bancárias da autarquia. O funcionário assume a culpa. "Fui enrolado por indivíduos, que me iludiram com situações estranhas de empreendimentos turísticos no Brasil", diz.

A bomba rebentou no final da carreira profissional de Vítor Leitão, que já tinha feito o pedido de reforma. E deixou incrédulos aqueles que conheciam o trabalho que o funcionário desenvolveu nos serviços de contabilidade do município. "Não tem o perfil de um criminoso calculista, de certeza que nunca fez isso no passado", disse ao DN fonte ligada à câmara.

Os desvios de dinheiro terão começado em Fevereiro e repetiram--se até à semana passada. Através de movimentações online, Vítor Leitão ia transferindo verbas para contas bancárias no estrangeiro. Apesar de ter acesso a todas as contas do município, o funcionário afirma só ter mexido numa delas. Ao que o DN apurou, trata-se da conta em que são depositados os pagamentos das facturas da água dos munícipes de Pombal.

Havia mais três funcionários com acesso online àquela conta bancária. Todavia, não terão consultado o saldo até sexta-feira passada, e os extractos bancários enviados por carta pelo banco terão desaparecido misteriosamente dos arquivos do município.

Vítor Leitão foi ouvido pela PJ no sábado e confessou o crime, pelo que saiu com termo de identidade e residência. No entanto, acabou por ser novamente detido ao final da manhã de ontem, à porta de um banco, em Leiria. A PJ suspeita de que o homem teria intenção de ocultar provas importantes para o processo.

"Esta situação pôs por terra tudo de bom que ele fez até aqui", lamentou ao DN o presidente da câmara, Narciso Mota.

"Gosto muito da minha família e vou tentar salvaguardar a minha posição", disse Vítor Leitão aos microfones da Cardal FM. O funcionário não explica os motivos que o levaram ao desfalque - "fui iludido por eles [brasileiros], convencido que ia buscar alguns dinheiros e levaram-me a fazer esta loucura" -, mas assegura que vai tentar repor a verba que desviou.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos