Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

presidente fernando NObre ?

Ir para baixo

presidente fernando NObre ? Empty presidente fernando NObre ?

Mensagem por Vitor mango Dom Ago 22, 2010 2:19 am

e mudar a forma de fazer política e colocar as pessoas no centro das preocupações do poder. Com estruturas montadas em todos os distritos e envolvendo já dois mil voluntários, o presidente-fundador da AMI garante que não vai desistir e anuncia que tem já onze mil das quinze mil assinaturas que pretende apresentar no Tribunal Constitucional para oficializar a sua corrida para o Palácio de Belém.

A cerca de cinco meses da eleição presidencial as sondagens dão-lhe uma média de nove dez por cento. Como aprecia esta projecção?

Com muita esperança. Fez hoje [dia 19] seis meses que apresentei a minha candidatura para este meu primeiro combate político, ao contrário dos outros candidatos que há muitos anos andam nas bocas do mundo. Ter começado do zero e chegar aos números que fala é extremamente promissor e acredito que nos próximos meses, em função de tudo o que tem acontecido no país e da campanha que eu vou fazer, de extrema proximidade com as pessoas, as sondagens vão evoluir num sentido positivo para mim.

Acredita que ainda pode aparecer um candidato à direita?

Eu futurologia não faço. Os partidos decidirão. Eu costumo dizer que quantos mais candidatos formos melhor, se todos aparecerem para discutir propostas, soluções e ideias para o país. Quanto mais discussão houver melhor.

Há, neste momento, três candidaturas de esquerda, duas na área socialista, Manuel Alegre, Defensor de Moura, e a sua. E há uma quase certa candidatura de direita, a de Cavaco Silva. Não teme que os votos à esquerda se possam dividir garantido a vitória à direita?

A dicotomia esquerda/direita para mim já está ultrapassada nos tempos contemporâneos. Essa dicotomia, aliás, é hoje mais parte do problema do que da solução. A minha candidatura vai ultrapassar transversalmente todos os quadrantes da vida política nacional. Vou ter eleitores do CDS ao Bloco de Esquerda. Não estou aqui para dividir, mas para unir todos os portugueses, e a minha candidatura é a única da verdadeira mudança. É a candidatura da cidadania, que tem sido o meu pilar há mais de 30 anos. Eu não evoco a cidadania por um mero objectivo conjuntural.

O seu tipo de intervenção cívica não é vulgar em Portugal. Há pouca gente com esse perfil e, se calhar, isso não diz nada ao eleitorado.

A minha candidatura é a das pessoas e procura uma mudança radical. Um rompimento com o que tem sido feito até hoje. Se as pessoas quiserem mais do mesmo, embora se queixem, têm muito por onde escolher. Se efectivamente quiserem a mudança e outro tipo de paradigma de sociedade, que eu defendo e que está escrita nos meus livros, têm uma escolha que é a minha candidatura.

E qual é a ideia-chave dessa mudança de paradigma?

É a de que os cidadãos têm de estar no cerne de todas as questões. O Estado, a economia e as finanças só têm razão de ser se tiverem como único objectivo o desenvolvimento humano. Este é que é o novo paradigma da civilização e que Portugal também tem de implementar. Este novo paradigma está a renascer um pouco por todo o mundo e o Presidente Barack Obama também significou um pouco o renascimento dele. As pessoas vão ter uma oportunidade de mudar nestas eleições. Por um lado, as pessoas queixam-se de uma situação em que estamos todos a caminhar para rupturas diversas, como no pilar essencial da justiça, na implosão da crise social que se está a viver, no não regular funcionamento das instituições. Por outro lado, fala-se de um cidadão que nunca teve uma participação na vida política activa partidária. Então este cidadão não serviria? Será que os outros foram assim tão competentes até hoje e nos conduziram para a situação em que estamos mergulhados? Acredito que os portugueses são muito mais esclarecidos e sábios do que muitas pessoas pensam. Nestas eleições elas vão ter uma efectiva escolha.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117520

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos