Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Médio Oriente: Israel analisa proposta norte-americana para suspender construções nos colonatos

Ir para baixo

Médio Oriente: Israel analisa proposta norte-americana para suspender construções nos colonatos Empty Médio Oriente: Israel analisa proposta norte-americana para suspender construções nos colonatos

Mensagem por Kllüx Dom Nov 14, 2010 7:05 am

Médio Oriente: Israel analisa proposta norte-americana para suspender construções nos colonatos


Jerusalém, Israel 14/11/2010 (AFP)

O governo israelita está a analisar hoje um novo congelamento dos colonatos na Cisjordânia, uma proposta de Washington em troca de uma aliança de segurança com Israel destinada a relançar as negociações de paz com os palestinianos.

De regresso de uma visita aos Estados Unidos, o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, apresentou ao conselho de ministros a iniciativa norte-americana para desbloquear as conversações de paz.

"Esta proposta ainda não é a final. Está a ser trabalhada pela nossa equipa (de negociadores) e pelos norte-americanos", disse Netanyahu no início da reunião governamental.

"Quando as propostas estiverem concluídas, vou apresentá-las à instância governamental apropriada, ou seja ao gabinete de segurança", que inclui os 15 ministros mais importantes, afirmou o primeiro-ministro.

Segundo fonte israelita, os Estados Unidos pediram a Israel um novo congelamento da construção nos colonatos na Cisjordânia por 90 dias, sem incluir Jerusalém Oriental, em troca de um pacote de medidas de apoio político e militar.

"Não tivemos qualquer informação oficial sobre o congelamento nos colonatos da Cisjordânia", disse o porta-voz da presidência palestiniana, Nabil Abu Rudeina.

Para retomar as negociações com Israel, os palestinianos exigem que parem por completo as construções nos colonatos israelitas da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental, onde querem estabelecer a capital de um futuro Estado palestiniano.

Segundo analistas israelitas, o partido Likud (direita) de Netanyahu não deverá opor-se à proposta norte-americana, mas alguns dos seus aliados, incluindo o chefe da diplomacia, o ultranacionalista Avigdor Lieberman, e o ministro do interior, Elie Yishaï, chefe do partido religioso Shass, são contra qualquer embargo nos colonatos.

Num relatório divulgado hoje, a organização não governamental israelita "Paz Agora" aponta uma aceleração nos colonatos judaicos, para recuperar em seis semanas o atraso acumulado ao longo dos 10 meses de suspensão de construções, período que terminou a 26 de setembro.

Até agora Netanyahu tem recusado admitir parar de novo com as construções destinadas a colonos israelitas, o que levou a um impasse no diálogo com os palestinianos relançado a 2 de setembro sob a égide dos Estados Unidos.
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos