Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Museu Hebraico

Ir para baixo

Museu Hebraico Empty Museu Hebraico

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jul 13, 2011 10:34 am

.
Centro de Interpretação Cefardita

Souto Moura assina projecto de Museu Hebraico de Bragança

A cidade de Bragança vai ter mais um museu com assinatura do arquitecto Souto Moura. Trata-se um Museu Hebraico que vai ser construído em pleno centro histórico, ao lado do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

A Câmara de Bragança comprou o edifício à Santa Casa da Misericórdia por 150 mil euros e que agora vai ser recuperado.

O museu vai ter também a componente de centro de estudos.

«Entregaram-nos o projecto de arquitectura finalizado para o Museu Hebraico e centro de Interpretação Cefardita do Nordeste Transmontano. Ficará num espaço contíguo ao Centro de Arte Contemporânea de forma a poupar custos», explica, acreditando que será iniciado «logo que garantidos os apoios financeiros».

O presidente da câmara, Jorge Nunes, acrescenta que ainda não há orçamento para a construção e adianta que a obra deve começar dentro de um ano.

«Está a ser ultimado o custo ao nível dos projectos de especialidade, valor que teremos no final de Setembro. É um projecto com dimensão para poder ser valorizado numa candidatura a fundos comunitários.»

A cidade de Bragança que vai ter dois museus com a assinatura de Souto Moura, vencedor do prémio Pritzker 2011, considerado o Nobel da Arquitectura.

Brigantia, 2011-07-13
In DTM

Museu Hebraico 000203B0

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Museu Hebraico Empty Embaixador de Israel em Portugal visita Bragança

Mensagem por Joao Ruiz Dom Dez 04, 2011 4:50 pm

.
Museu sefardita

Embaixador de Israel em Portugal visita Bragança

O embaixador de Israel em Portugal deslocou-se ontem ao concelho de Bragança para conhecer de perto a cultura judaica presente no Nordeste Transmontano. Ehud Gol deixou em cima da mesa a possibilidade de Bragança estreitar relações de cooperação com Israel.

«Acho que é importante para mim, enquanto embaixador, visitar cada lugar de Portugal, sobretudo numa região com o passado histórico como Bragança», explicou.Trazer turistas de Israel para Bragança é um dos objectivos do presidente da Câmara de Bragança.

Jorge Nunes realça que a construção do Centro de Interpretação Sefardita vai ter um papel fundamental na promoção turística. A construção deste equipamento deverá arrancar no próximo ano.«É inquestionável que a presença judaica foi muito intensa com estas terras. Pretendemos desenvolver o nosso centro de memória de interpretação sefardita. Esperamos avançar com a construção do espaço no primeiro semestre do próximo ano.»

Para além da cooperação turística e cultural, Bragança também poderá vir a estabelecer relações empresariais e ao nível do Ensino Superior com Israel.


Brigantia, 2011-12-02
In DTM

Museu Hebraico Smilie34

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Museu Hebraico Empty Museu Judaico de Carção está pronto e deve abrir ao público ainda este ano

Mensagem por Joao Ruiz Ter Abr 24, 2012 10:14 am

.
Rota do Judaísmo

Museu Hebraico Carcao_brasao

Museu Judaico de Carção está pronto e deve abrir ao público ainda este ano

As tradições judaicas estão enraizadas na aldeia de Carção, no concelho de Vimioso. As tradições e os vestígios dos judeus colocam Carção na Rota do Judaísmo. Para imortalizar este pedaço de história e trazer turistas a esta freguesia transmontana está em fase de conclusão um museu dedicado às tradições judaicas.

O presidente da Associação Almocreve, responsável pela obra, diz que o museu já está a ter impacto ao nível do turismo. Para Paulo Lopes este é o espaço que faltava para enaltecer a história da freguesia de Carção. “ Tem vindo muita gente a visitar a aldeia, desde que se falou no Museu, na importância de Carção, na Rota Judaica. Vem até muita gente de Espanha”.

O museu vai abrir ao público ainda este ano.” Neste momento o edifício está pronto, faltam pequenos pormenores. Julgamos que a partir de Agosto será inaugurado. Vai ter dois pisos: um para exposições temporárias e outro dedicado ao judaísmo”, acrescentou o responsável.O museu fica mesmo no centro da praça de Carção, onde ainda se encontram outros vestígios judaicos.

\"A questão dos cruciformes que há em várias casas, dizerem que realmente eram judeus, o leão de Judá … as inscrições em hebraico que significam o número oito, depois a pedra lavrada onde tem lá o processo de um senhor que foi morto por partir uma cruz de cristo e isso está no lago das fontes, nas fontes tem lá a marcação de 1661 que foi a partir daí que houve o maior massacre na povoação…”, descreveu.

Quem vive em Carção fala do Judaísmo com algumas reservas, mas aplaude a construção do museu. Laura Tomé é a proprietária da Taberna Tai, situado na praça de Carção, que é também um símbolo do Judaísmo. Esta negociante de Carção sublinha que antigamente havia uma clara separação entre os judeus e os lavradores.“Agora já está tudo misturado.

Antigamente os lavradores não vinham para a praça, iam para as terras trabalhar. E os judeus iam vender a azeite e à tarde vinham para a praça, para o sol”, contou.As memórias das quezílias entre judeus e lavradores ainda permanecem no seio da comunidade de Carção. Espera-se agora a criação de uma Rota Judaica em Trás-os-Montes para impulsionar o turismo associado às tradições judaicas

Brigantia, 2012-04-24
In DTM

Museu Hebraico Images?q=tbn:ANd9GcSUCuLG-IMJ8BYpmwrQwaOjDkHziFor0Ao3ZczkAge8coHi6kXIc9rH

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Museu Hebraico Empty Souto de Moura desenha museu da cultura sefardita

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jul 24, 2013 9:44 am

.
Arquitecto vai projectar espaço

Museu Hebraico Sefardita

Souto de Moura desenha museu da cultura sefardita

A cidade de Bragança vai ter no próximo verão um novo espaço cultural, projectado pelo arquitecto Souto de Moura, com a história da cultura sefardita do Nordeste Transmontano, anunciou esta sexta-feira a autarquia local.

O projecto foi apresentado numa cerimónia que serviu para oficializar o protocolo entre Câmara de Bragança e a Rede de Judiarias de Portugal para os conteúdos do Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano. O espaço foi projectado por Souto Moura, no edifício contíguo ao Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, também da autoria do arquitecto português distinguido com o prémio Pritzker.

A entrada para os dois espaços culturais será conjunta, segundo explicou o presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, sublinhando o “reforço da oferta cultural” da cidade com mais este investimento de 1,2 milhões de euros. O autarca a credita que esta aposta “engrossará a fileira do turismo” com motivos de interesse para “aqueles que querem conhecer a arquitectura e o grande arquitecto português Souto de Moura, mas também para a comunidade sefardita espalhada pelo mundo”.

O centro terá conteúdos interactivos que vão dar a conhecer aos visitantes o que foi a presença sefardita nesta região. “Ajudará a conhecerem um povo que aqui se fixou, que desenvolveu social e economicamente esta região, que foi inovador, teve de partir daqui em condições adversas e que conseguiu chegar aos lugares mais avançados do mundo e se afirmou”, disse, apontando os exemplos dos médicos Jacob de Castro Sarmento e Oróbio de Castro.

Este novo espaço poderá fazer de Bragança “o centro de um futuro roteiro do judaísmo em Trás-os-Montes”, adiantou o secretário-geral da Rede de Judiarias de Portugal, Jorge Patrão. Outros municípios da região estão a desenvolver trabalho com vista à criação de uma rota do judaísmo em Trás-os-Montes e, para Jorge Patrão, este pode ser o início de um projecto mais vasto que ajude a valorizar a herança judaica espalhada pelas aldeias e a própria região.

“Podem despovoar as nossas terras, podem depauperar a economia do Interior do país, podem levar todos os interesses para o litoral, mas há uma coisa que não podem tirar às nossas terras, que é a sua história e a sua identidade”, considerou.

Lusa, 2013-07-22

Museu Hebraico Images?q=tbn:ANd9GcQNTnBg-2A2HNcSoHVX-H3cuYgXMqp7lWby7GTF4qzueZacM6hs

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Museu Hebraico Empty Re: Museu Hebraico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos