Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O filósofo judeu que tentou convencer Israel a não tentar Eichmann

Ir para baixo

O filósofo judeu que tentou convencer Israel a não tentar Eichmann Empty O filósofo judeu que tentou convencer Israel a não tentar Eichmann

Mensagem por Vitor mango Sáb Dez 28, 2013 2:58 am

O filósofo judeu que tentou convencer Israel a não tentar Eichmann
Cartas de Isaiah Berlin , preservada em Arquivo do Estado de Israel , aparecem em um livro recém-publicado sobre a sua vida e obra.
Por Ofer Aderet | 28 de dezembro de 2013 | 10:40 | 2

Isaiah Berlin .
Prof Isaiah Berlin . Qual é o propósito de tentar criminoso de guerra nazista Adolf Eichmann ? Foto por Sophie Bassouls / Sygma / Corbis


Em 27 de julho de 1960, o lendário prefeito de Jerusalém Teddy Kollek , que , na época, era diretor-geral do Gabinete do Primeiro- Ministro, recebeu uma carta do filósofo britânico -judeu de renome, Prof Isaiah Berlin . Na carta, que abre com "Querido Teddy ", escreveu Berlim, "Vejo que não há como evitar um julgamento. Qual é a sua finalidade política ? Para lembrar o mundo sobre a matança ? " Ele estava se referindo ao julgamento do criminoso de guerra nazista Adolf Eichmann , o que abriria em Jerusalém no ano seguinte.

Dois meses antes, o primeiro-ministro David Ben- Gurion fez uma declaração dramática no parlamento israelense , o Knesset. "Devo notificar o Knesset que , há algum tempo , os serviços de segurança de Israel localizado um dos criminosos de guerra nazistas mais infame de todos , Adolf Eichmann, que, juntamente com os líderes nazistas , era responsável pelo que eles chamavam de" A Solução Final da Questão Judaica ", que é a aniquilação de seis milhões de judeus da Europa. Adolf Eichmann já está atrás das grades em Israel e em breve será colocado em julgamento em Israel , de acordo com a lei sobre o julgamento de nazistas e seus colaboradores . "

Em uma sessão de gabinete , seis dias depois , Ben -Gurion delineado o contexto em que ele queria que o julgamento a ser realizado . " A principal coisa que não é a punição, porque nenhuma punição pode ser forte o suficiente para tal crime. É castigo suficiente apenas para pendurar um indivíduo que assassinou milhões de crianças , mulheres e idosos ? Eu vejo uma grande importância no próprio julgamento ... Não deve ser um julgamento de Eichmann simplesmente , mas sim de um julgamento em que toda a história do Holocausto pode ser contado. "

O primeiro-ministro acrescentou: " A principal coisa que não é apenas Eichmann . Tudo o que os nazistas cometidos contra os judeus devem ser reveladas no julgamento e deve ser descrito em detalhes . É essencial para nós , não há uma nova geração que já ouviu falar alguma coisa [ sobre o Holocausto ], mas que não viver com ele .... É essencial não apenas para nós, mas para o mundo inteiro. O mundo quer esquecer o que aconteceu e é mesmo cansado de ouvir sobre isso. "

Como muitos outros intelectuais , Berlin acreditava que Israel não deve tentar Eichmann . Em sua carta aos Kollek , que é dirigida a Ben- Gurion , em Berlim , escreveu que este é um julgamento político impulsionado por vingança e se pergunta o que está por trás dela : É o fim "para lembrar aos judeus que eles são um eo que eles estão em perigo ? na Diáspora " Ele respondeu à sua própria pergunta , afirmando que" eles nem sabem ou não sabem disso ; . e isso não vai converter ninguém " é o julgamento a intenção de" lembrar ao mundo sobre a matança "Em seu ponto de vista? , o mundo já está irritado sobre os " esforços para trazer os fantasmas do passado ainda recente " e " ele vai parar seus ouvidos para metade a culpa do culpado - alemães, britânicos , etc " ele questiona , "Justiça para ? seu próprio bem ", e responde que " em seguida, as vítimas não podem sentar-se em julgamento "De acordo com Berlim, as vítimas - ou seja , os judeus - " . . pode tomar represálias , assassinar , punir , mas não tentar "

A realização do julgamento de Eichmann, em sua opinião, seria " politicamente desaconselhável para um Estado. " É " um luxo em que indivíduo Monte Christos pode entrar , mas não comunidades". Berlim , que entendeu que o julgamento seria , contudo, ser realizada expressa a esperança de que , após o veredicto, Eichmann seria transferido para outras mãos - para a Alemanha ou Egito : " Nada no mundo faria tão profunda impressão no mundo , tenho certeza , como um ato por uma pequena e profundamente injustiçado pessoas que se recusou a mergulhar o punhal até o cabo . "

Ele escreveu: " assim que algo desse tipo ( que eu deveria estar contente por ver os egípcios acolher Eichmann na fronteira !) Iria parar a boca de muitos críticos . Gestos não são sem efeito , mesmo no nosso mundo. "

A carta abre o terceiro de quatro volumes de cartas de Berlim que foram publicados por Chatto & Windus e que documentam sua vida e obra , entre 1960 e 1975. Durante esses anos, acontecimentos importantes ocorreram : a crise dos mísseis cubanos , o assassinato do presidente dos EUA, John F. Kennedy, a Guerra dos Seis Dias , o caso Watergate ea Guerra do Vietnã . Berlim foi um intelectual de renome e altamente respeitado , professor da Universidade de Oxford e um muito procurado palestrante.

"Eu acho que [ é ] tudo na mão todo-poderoso [de Ben- Gurion ] da BG ", ele diz Kollek na carta e notas : " Eu sei que há fervente opinião pública, as vítimas dos campos de concentração, as pessoas com membros de marca , etc [ , ] etc [S] até o seu desejo de vingança confundido ou até mesmo a justiça pode ser enfrentado " na carta ele resume suas propostas : " . ( a) poupar E. [ Eichmann ] e ( b) expulsá-lo ... Julgamentos políticos Públicas e justiça do povo ... só [ despertar ? ] Dúvidas sobre os motivos dos executores. "

O julgamento de Eichmann começou em 11 de abril de 1961 diante de um painel especial de juízes no Tribunal Distrital de Jerusalém , presidida pelo Supremo Tribunal de Justiça Moshe Landau. Sete meses depois, em 15 de dezembro , o Dr. Robert Servatius , um advogado alemão ocidental representando Eichmann, apresentou um apelo do veredicto do tribunal , no entanto , maio de 1962, o recurso foi rejeitado por um painel de cinco juízes da Suprema Corte . Na noite de 31 de Maio de 1962, Eichmann foi executado.

Berlim não foi o único que pediu para Ben- Gurion e Yitzhak Ben- presidente Zvi não tentar Eichmann . Muitos intelectuais seguiram o exemplo. Após o julgamento, a onda de protestos foi renovada , desta vez , na forma de pedidos que Israel não executam Eichmann . Em 30 de maio de 1962, após a sentença de morte de Eichmann tinha sido realizado , o escritório do Presidente Ben- Zvi recebeu uma petição exigindo que o criminoso de guerra nazista não ser executado. Entre os signatários eram filósofos Martin Buber e Schmuel Hugo Bergmann , estudioso do misticismo judaico Gershom Scholem , poeta Leah Goldberg e pintores Aaron Aricha e Yehuda Bacon , este último também um sobrevivente do Holocausto .

A carta de Berlim foi preservado nos Arquivos do Estado em Jerusalém . Sua escrita em Inglês é pouco legível e Kollek , que era um amigo dele, em tom de brincadeira refere-se a este fato em uma carta que enviou em 01 de maio de 1961 e que também é preservada no Arquivo do Estado. " Em primeiro lugar, deixe-me salientar que você quebrou uma promessa solene de não escrever a sua carta . Talvez meus netos vão apreciar a sua frouxidão quando suas anotações manuscritas trará preços enormes no mercado. De qualquer forma, é muito melhor para receber uma carta manuscrita de você do que nada " , escreveu ele.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O filósofo judeu que tentou convencer Israel a não tentar Eichmann Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117530

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos