Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Parlamentares russos querem processar Gorbachev por fim da URSS em 1991

Ir para baixo

Parlamentares russos querem processar Gorbachev por fim da URSS em 1991 Empty Parlamentares russos querem processar Gorbachev por fim da URSS em 1991

Mensagem por Vitor mango Sex Abr 11, 2014 1:50 am

Parlamentares russos querem processar Gorbachev por fim da URSS em 1991
Eventos teriam levado à atual crise na Ucrânia, segundo deputados. Ex-presidente soviético rechaçou as acusações
   


Um grupo de parlamentares russos com representantes tanto do governo quanto da oposição pediu nesta quinta-feira (10/04) uma investigação sobre o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev. Segundo eles, Gorbachev foi o responsável pela dissolução da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) em 1991, evento que teria desencadeado a atual crise na Ucrânia.

Wikicommons
Parlamentares russos querem processar Gorbachev por fim da URSS em 1991 640px-Mikhail_Gorbachev
Mikhail Gorbachev seria o responsável por eventos que desencadearam, agora, em crise na Ucrânia
Em uma carta, os parlamentares afirmam que no referendo realizado em março de 1991 na URSS a maioria dos cidadãos votou para que o país continuasse unido e, portanto, as ações das autoridades da época, que levaram à desintegração, seriam ilegais. Eles também escreveram que em novembro de 1991 o procurador-geral da URSS abriu um caso criminal contra Gorbachev, que foi fechado um dia depois, por pressão dos tribunais superiores.

Leia mais:
Em 4 anos, quase 4.000 pessoas sofreram abusos sexuais em conflito da RDC, diz ONU
De acordo com os autores do documento, Gorbachev é o responsável pela criação do Conselho de Estado da União Soviética, órgão que não estava descrito na Constituição soviética e, ainda assim, decidiu pela separação das três repúblicas bálticas (Lituânia, Letônia e Estônia). 

Leia mais:
Greve de centrais opositoras a Cristina deixa Buenos Aires com cara de domingo

Em declarações ao jornal popular Izvestia, o parlamentar Evgeny Fyodorov, um dos idealizadores da iniciativa, argumentou que, ao longo da investigação sobre os eventos de 1991, seria possível criar uma “imagem histórica e politicamente correta” do que ocorreu, o que teria levado aos “movimentos de libertação nacional” nas ex-repúblicas soviéticas.
Leia mais

  • Putin e o choque de nacionalismos
  • Rússia pode estar planejando intervenção no leste da Ucrânia, dizem EUA
  • Ucrânia dá ultimato para manifestantes do leste e diz que pode usar força
  • Presidente da Ucrânia promete anistia a separatistas que entregarem armas

"Todos os mortos em Kiev pesam na consciência daqueles que estavam no Kremlin em 1991 e que explodiram este grande país", declarou à rádio Eco de Moscou o deputado nacionalista Mikhail Degtiarev, em referência às dezenas de mortos nas manifestações que resultaram na queda do presidente pró-russo ucraniano Viktor Yanukovich em fevereiro.
Gorbachev, de 84 anos, "é um avô, não irá para a cadeia mas sem este julgamento, não podemos avançar como país, nem como nação", acrescentou.
O ex-presidente soviético rechaçou as acusações, atribuindo a desintegração da União Soviética aos deputados que aprovaram a dissolução pronunciada contra sua vontade por Boris Yeltsin, o presidente russo, e seus colegas ucranianos e bielorrusos da época.
"Não é preciso uma investigação: a Duma [câmara baixa do parlamento russo], que votou [a favor desta decisão, tem de subir a bordo dos vagões com direção a Magadan", ironizou Gorbachev em declarações à Eco, referindo-se à região do Extremo Oriente conhecida por seus campos de trabalhos forçados soviéticos.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Parlamentares russos querem processar Gorbachev por fim da URSS em 1991 Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos