Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Adversários há 20 anos, turcos e separatistas curdos sinalizam luta conjunta contra EI

Ir para baixo

Adversários há 20 anos, turcos e separatistas curdos sinalizam luta conjunta contra EI Empty Adversários há 20 anos, turcos e separatistas curdos sinalizam luta conjunta contra EI

Mensagem por Vitor mango Dom Out 05, 2014 2:15 am

Adversários há 20 anos, turcos e separatistas curdos sinalizam luta conjunta contra EI
Felipe Amorim | São Paulo - 03/10/2014 - 07h00
Turquia aprovou moção que autoriza incursão militar na Síria e no Iraque, passando a integrar coalizão internacional que luta contra Estado Islâmico

Ao autorizar a realização de incursões militares no Iraque e na Síria, a Turquia deu nesta quinta-feira (02/10) um importante passo para se juntar à operação ocidental que combate os avanços do grupo radical sunita EI (Estado Islâmico). Como efeito prático e inédito, a empreitada poderá colocar lado a lado turcos e curdos, dois grupos protagonistas de um histórico de guerra civil dentro da Turquia nas últimas décadas.
Minoria no território turco, os curdos separatistas militam pela criação de um Curdistão independente. Por sua vez, o governo de Ancara não aceita e classifica como organização terrorista a principal voz do movimento separatista curdo. Agora, são aliados em potencial na luta contra o EI.
Leia mais: Com mídia, EUA criam 'grupo terrorista mais perigoso que EI' para atacar à Síria
Agência Efe
Adversários há 20 anos, turcos e separatistas curdos sinalizam luta conjunta contra EI 635478858748359301w
Já são mais de 1,5 milhão de refugiados sírios na Turquia; Ancara autorizou incursão militar para deter EI na Síria e Iraque

Por 298 votos contra 98, o Parlamento turco aprovou ontem uma moção que dá ao governo do país novos poderes para lançar incursões militares terrestres na Síria e no Iraque. Além disso, a medida também permite que tropas estrangeiras utilizem parte do território turco como forma de auxílio às operações logísticas de combate ao grupo extremista.
Leia mais: Análise de Reginaldo Nasser: Com o terror racional podemos dialogar?
A moção aprovada fixa os fundamentos legais para o envolvimento do Exército da Turquia na empreitada, além de legitimar o uso em potencial de bases militares em solo turco por soldados estrangeiros.

Coalizão internacional liderada pelos EUA bombardeia novas bases do EI na Síria


Com auxílio da mídia, EUA criam 'grupo terrorista mais perigoso que EI' para justificar ataque à Síria


Com o terror racional podemos dialogar?


Nos últimos dias, os EUA, que lideram a coalizão internacional anti-EI, vinham pressionando a Turquia para que o país assumisse um papel mais ativo na luta contra o grupo extremista, em especial, após os avanços obtidos pelo grupo sunita há uma semana, chegando a dominar uma cidade síria na fronteira com a Turquia.
A relutância do governo de Ancara em se juntar à força-tarefa que combate o grupo extremista acabou quando os 46 reféns turcos — incluindo diplomatas e crianças — foram libertados pelo EI, em meados de setembro.
Agência Efe
Adversários há 20 anos, turcos e separatistas curdos sinalizam luta conjunta contra EI 635476110033969109w
Tanques turcos patrulham cidade fronteiriça com a Síria

A Turquia chegou a ser acusada até de fazer "vistas grossas" quanto ao fluxo de jihadistas e recursos — incluindo petróleo extraído de campos capturados pelo EI — que atravessam os 900 quilômetros de fronteira que o país divide com a Síria. Ancara sempre negou todas as acusações.
Curdos e turcos
Apesar da aprovação da moção parlamentar, ainda é incerta a maneira como a Turquia deverá fazer parte da operação militar — não há sinais imediatos de incursão militar iminente. Isto, pois a Turquia ainda segue receosa de eventuais retaliações por parte do EI, além de temer ajudar os curdos, importante força de resistência ao avanço do EI no norte do Iraque.
Curdos e turcos têm um longo histórico de conflitos, protagonizando uma guerra civil que teve início na década de 1980. A principal bandeira da minoria curda na Turquia é o separatismo, com o objetivo de criar um Estado curdo independente. O PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), principal movimento curdo, é considerado uma organização terrorista pela Turquia e também por EUA, Otan (aliança militar ocidental) e União Europeia.
A moção parlamentar aprovada hoje estende os poderes de intevenção em territórios iraquiano e sírio — antes, foram permitidas apenas para atacar os separatistas curdos ou para conter ameaças do governo Bashar al Assad. Hoje, Assad, curdos e turcos devem lutar do mesmo lado.
Dogu Ergil, um professor turco de ciência política entrevistado pela agência AP, disse, por exemplo, que a nova medida poderá permitir que combatentes curdos utilizem especificamente o território turco para seguir em direção ao foco dos enfrentamentos.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Adversários há 20 anos, turcos e separatistas curdos sinalizam luta conjunta contra EI Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117530

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos