Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é

2 participantes

Ir para baixo

Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é Empty Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é

Mensagem por Vitor mango Ter Nov 25, 2014 1:50 am

Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é
Ao contrário do documento americano de grande visão e clarividência, o projeto de lei israelense é mesquinho e político, e serve os interesses do momento.
Yuli Tamir por | 25 de novembro de 2014 | 09:18
submit to reddit

Haaretz Editorial | 25 de novembro de 2014 | 03:07

Uma vez que a Constituição dos Estados Unidos foi assinado em 1787, que tem sido a base dos valores democráticos americanos. Seu poder reside na ambiguidade que caracteriza-lo, no que ela não define de forma clara e inequívoca. Mesmo as suas palavras de abertura, "Nós, o povo dos Estados Unidos", deixar espaço para interpretação. Por exemplo, quem são os "nós", que "ordena e estabelece esta constituição para os Estados Unidos da América"? Se a Constituição americana foram para começar com uma definição exata de esse "nós" - branco, do sexo masculino, os proprietários de terras protestantes - o preâmbulo desse documento histórico teria exigido mudanças profundas, porque cada grupo adicionado a esse "nós" teria exigido a redacção ser adaptado para incluí-lo também.

O termo "pessoas", o que não é claro, quer, inclui o individual eo coletivo a um e ao mesmo tempo. Até mesmo o termo "Estados Unidos" é flexível o suficiente para incluir as 13 colônias originais que ratificaram a Constituição e os 50 estados que compõem os Estados Unidos de nossos dias. Uma das principais metas da Constituição, "para formar uma união mais perfeita", também deixa espaço para a flexibilidade. Brilho do preâmbulo reside na capacidade de seus autores para mantê-lo ambíguo - uma habilidade que deu à luz uma estabilidade política que perdurou por mais de 200 anos.

O projeto de lei do Estado-nação judaica, em suas várias versões, faz o contrário. Ele tenta fixar para baixo que não pode ser fixado para baixo, incentiva controvérsias e requer debate sobre questões que são melhor servidos por silêncio. O projeto de lei está chegando num momento em que a própria definição de Estado-nação judaica está na disputa. Não aqueles que votarem a favor do projeto de lei aceitar a definição de judaísmo, tal como previsto na Lei do Retorno? Se não, então o projeto de lei do Estado-nação judaica remove muitos dos cidadãos de Israel de fronteiras do país. Se o projeto é baseado na Lei do Retorno, que está em contradição com o direito da família e das leis de conversão, e artificialmente, se não hipocritamente, amplia o conceito de "nação" para fins políticos.

Colocando caráter judaico de Israel antes da sua democrático interrompe um delicado equilíbrio que foi mantido durante anos, em que Israel sabiamente não se comprometeu com uma ordem clara de prioridades. Isto permitiu leis, como a Lei do Retorno, no qual o componente judaica tem precedência sobre a democrática, a coexistir com a Lei de Bases da Dignidade Humana e Liberdade, em que os valores democráticos liberais vir antes as nacionais.

A decisão de não aumentar a tensão entre os dois métodos permitiu Israel para continuar pertencendo ao mundo democrático, que tem espaço para a preferência estrutural de uma nacionalidade específica que está ancorado como uma "condição de aceitação" para o país, em vez de o estado dos seus cidadãos.

Enquanto Israel nunca reconheceu os direitos coletivos dos seus cidadãos árabes, não revogou nenhuma delas. A expressão óbvio disso é o status do árabe como língua oficial em Israel e, como a língua de ensino no sistema escolar árabe. Podemos ver isto que Israel reconhece que uma outra nação com um idioma diferente vive aqui - uma nação que deve ser respeitado não só no indivíduo, mas também a nível público.

A tentativa de privar os cidadãos árabes de Israel sobre os seus direitos como uma minoria étnica de uma forma tão descarada dará origem a queixas, com boas razões, e poderia provocar uma luta que vai aguçar as tensões já existentes entre ambos os grupos nacionais.

Se o projeto de lei do Estado-nação judaica deve ser aprovada em lei, a próxima luta será não só sobre os direitos coletivos dos cidadãos árabes de Israel, mas também sobre os seus direitos como um povo indígena - uma definição, de acordo com pactos internacionais, que inclui um exigência de reconhecer a minoria da cultura, língua e religião, bem como os seus direitos à terra e autonomia governamental.

Por último, mas não menos importante, é a ausência de qualquer menção ao princípio da igualdade, que se supõe derivar - de acordo com uma opinião profissional no Ministério da Justiça - a partir da declaração do caráter democrático de Israel. Se Israel tem a intenção de conceder igualdade para todos os seus cidadãos, por que não dizê-lo explicitamente? Se não, é expressamente referido, surge a suspeita de que a intenção do estado é a desbastar o princípio da igualdade.

Em cima disso, o termo "democracia" perdeu um pouco do seu charme nas últimas décadas. Houve muito poucos casos em que os processos democráticos resultaram em regimes que não respeitam os direitos das minorias e as liberdades individuais. A suposição ingênua de que um governo democrático, necessariamente, pelo processo democrático, reforçar os valores liberais de igualdade de direitos e à proteção da dignidade humana, foi provado falso. Portanto, a afirmação de que o princípio da igualdade é inerente ao conceito de democracia é uma declaração fraco que remove a igualdade de valores fundamentais do regime e abre-se à interpretação. Isto é particularmente grave quando a lei dá poder e influência para uma maioria que poderia usar seu poder para prejudicar os direitos da minoria.

Se o projeto de lei do Estado-nação judaica deve passar, ele vai se transformar Israel de um Estado democrático, que foi criado com base em uma visão de mundo universalista, nacional a uma democracia étnica que baseia a sua existência sobre os direitos adicionais da nação dominante. Esta mudança, que parece insignificante - a partir de uma situação ambígua em que o equilíbrio entre a personagem étnico e democrático do Estado é mantido, e um uma inequívoca em que o componente étnico é dado mais peso - reduz a capacidade democrática para lidar com as tensões sociais por meios políticos .

Ao contrário do que o preâmbulo da Constituição dos EUA, esse documento de grande visão e clarividência, o projeto de lei do Estado-nação judaica é mesquinho e político, e serve os interesses do momento. Ele não tem poder para incentivar a estabilidade governamental ou mobilizar cidadãos de Israel de criar "uma união mais perfeita." Não motivado é pela esperança de criar uma sociedade nova e justa, como a Constituição dos Estados Unidos era, mas sim por medo e falta de confiança no Estado de capacidade de Israel para continuar existindo na sua forma actual.

Um projeto de lei que faz com que a contenção ao invés de incentivar a unidade é desnecessária e perigosa. Quem votar para ele no gabinete ou o Knesset deve saber que ele está minando definição de Israel como um Estado democrático, e acelerando seu distanciamento do mundo ocidental.

O escritor foi ministro da educação como um membro do Partido Trabalhista.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é Empty Re: Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é

Mensagem por Vitor mango Ter Nov 25, 2014 1:59 am

Deixem-me agarrar o tema pelos tomates 


Israel armado ate á medula pensou que tanto gatilho a sua liberdade estava a salvo e ate podia invadir matar roubar o vizinho so para provar e provocar que quem mandava por ali era ele ...e comas costas quentes da america marimbava-se para tudo o que a Onu avisava ou 
Só que se esqueceu que os arabes sao milhares de milhoes e eles meia duzia de gatos pingados a quem a europa ainda nao voltou definitivamente as costas porque quer ver a america a gaguejar um apoio impossivel de dar a esta gente louca em Israel
...onde a esquerda desapareceu e op PM completamente sozinho e com os fantasmas e loucos ortodoxos mostram as verdades Biblicas que ja nem o Papa segue 
Assustados fazem muros assassinam berram e gemem ja num principio de onde dificilmente sairão e é nessa queda ja evidente que fazem como os elçefantes ...Procuram o espaço natal para morrer ...os liricos o regresso ás origens judaicas recuando num tempo onde
Racismo colonianismo campos de concentração Muros e isolamento são ja restos de um passado numa era onde o planeta se visita em super Boing (bla bla ....

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é Empty Re: Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é

Mensagem por Joao Ruiz Ter Nov 25, 2014 4:30 pm

.
Onde é que eu estou a ouvir, constantemente, sempre a mesma ladaínha, à falta de melhor argumentação? No Vagueando, pois claro!

Laughing


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é Empty Re: Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é

Mensagem por Vitor mango Qua Nov 26, 2014 1:06 am

Joao Ruiz escreveu:.
Onde é que eu estou a ouvir, constantemente, sempre a mesma ladaínha, à falta de melhor argumentação? No Vagueando, pois claro!

Laughing

sucede que sao a maioria dos jornais de Israel que palram e eu limito-me a dizer amen ..depois vem o mundo inteiro dizer o mesmo e eu ...amen !

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é Empty Re: Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é

Mensagem por Joao Ruiz Qua Nov 26, 2014 4:42 pm

Vitor mango escreveu:
Joao Ruiz escreveu:.
Onde é que eu estou a ouvir, constantemente, sempre a mesma ladaínha, à falta de melhor argumentação? No Vagueando, pois claro!

Laughing

sucede que sao a maioria dos jornais de Israel que palram e eu limito-me a dizer amen ..depois vem o mundo inteiro dizer o mesmo e eu ...amen !

A maioria dos jornais noticiam, mas não são propriamente eles, quem palra... e mal!

Laughing


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é Empty Re: Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é

Mensagem por Vitor mango Qui Nov 27, 2014 1:19 am

OH MY GOD meta la isso nos miolos Israel é governada por uma CRAPULA de 13.000 emigras vindos das estepes e por loucos ortodoxos que acreditam que os oceranos se abriram para fazer passar o Moises e a Biblia ...sao Puros LOUCOS ...e cito Clinton Carago

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é Empty Re: Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é

Mensagem por Joao Ruiz Qui Nov 27, 2014 4:38 pm

Vitor mango escreveu:OH MY GOD meta la isso nos miolos Israel é governada por uma CRAPULA de 13.000 emigras vindos das estepes e por loucos ortodoxos que acreditam que os oceranos se abriram para fazer passar o Moises e a Biblia ...sao Puros LOUCOS ...e cito Clinton Carago

Era o que me faltava! Meter na cabeça uma tirada, repetida a exaustão! Ficava pior que os degolados pelo EI!

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é Empty Re: Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é

Mensagem por Vitor mango Sex Nov 28, 2014 1:02 am

Joao Ruiz escreveu:
Vitor mango escreveu:OH MY GOD meta la isso nos miolos Israel é governada por uma CRAPULA de 13.000 emigras vindos das estepes e por loucos ortodoxos que acreditam que os oceranos se abriram para fazer passar o Moises e a Biblia ...sao Puros LOUCOS ...e cito Clinton Carago

Era o que me faltava! Meter na cabeça uma tirada, repetida a exaustão! Ficava pior que os degolados pelo EI!

Twisted Evil

olha olha os balentis aviadores istaelitaS fazem muitoooooooooooooooooooooooo mais decapitaçoes á misselada

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é Empty Re: Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é

Mensagem por Joao Ruiz Sex Nov 28, 2014 4:39 pm

Vitor mango escreveu:
Joao Ruiz escreveu:
Vitor mango escreveu:OH MY GOD meta la isso nos miolos Israel é governada por uma CRAPULA de 13.000 emigras vindos das estepes e por loucos ortodoxos que acreditam que os oceranos se abriram para fazer passar o Moises e a Biblia ...sao Puros LOUCOS ...e cito Clinton Carago

Era o que me faltava! Meter na cabeça uma tirada, repetida a exaustão! Ficava pior que os degolados pelo EI!

Twisted Evil

olha olha os balentis aviadores istaelitaS fazem muitoooooooooooooooooooooooo mais decapitaçoes á misselada

Lá vem ele com os aviadores, à falta de melhor argumentação!

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é Empty Re: Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é

Mensagem por Vitor mango Sáb Nov 29, 2014 1:51 am

Assassinos sao assassinos ou queria que eu enviasse beijinhos

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é Empty Re: Por que a Constituição dos Estados Unidos é tudo o que o projeto de lei do Estado-nação judaica não é

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos