Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Militares prendem o presidente de Honduras, Manuel Zelaya

Ir para baixo

Militares prendem o presidente de Honduras, Manuel Zelaya Empty Militares prendem o presidente de Honduras, Manuel Zelaya

Mensagem por ricardonunes Dom Jun 28, 2009 10:13 am

28 de Junho de 2009, 15:54


Os militares prenderam este domingo o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, que estará detido numa base aérea, informou o seu secretário particular, Enrique Reina, à imprensa.
"Militares levaram o presidente para a base aérea. Estamos a fazer uma denúncia internacional", disse o secretário.

Segundo uma testemunha ouvida pela Radiocadena Voces, quatro comandos de 200 soldados chegaram à casa do presidente às 06h00.

Os militares deram "quatro tiros", saindo, depois, em três veículos.

No sábado, o presidente Manuel Zelaya prosseguia decidido a não ouvir a oposição generalizada das instituições do país e de grande parte da população, insistindo em realizar este domingo uma consulta popular que autorizasse uma reforma constitucional permitindo sua reeleição.

As urnas e o material para a consulta, considerada ilegal pela justiça, já estavam a ser distribuídos pelas 15.000 secções eleitorais do país, confirmou o presidente.

Os partidários de Zelaya contavam com o apoio do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que denunciou "um golpe de Estado" nas Honduras, acrescentando que não ficará de braços cruzados se tentarem derrubar o presidente hondurenho.

Manuel Zelaya travava uma disputa política com o Congresso e com o Tribunal Supremo de Justiça pela realização do referendo e disse que somente o povo tem a legitimidade de o desautorizar, perante rumores de que as Forças Armadas estariam a planear um golpe de Estado. Os poderes Legislativo e Judiciário do país consideram ilegal a realização da consulta popular e haviam pedido aos militares do país para que desobedecessem as ordens do Executivo.

Em discurso transmitido em cadeia nacional pelas emissoras de rádio e TV, Zelaya apareceu acompanhado de vários líderes que apoiavam a realização do referendo, como representantes sindicais, camponeses, indígenas e estudantes.

A consulta deste 28 de Junho perguntaria aos eleitores se concordavam ou não com a realização de um referendo em Novembro, para convocar uma Assembleia Constituinte que elaborasse uma nova Carta Magna para o país.

Zelaya dizia que pretendia promover uma democracia participativa, que substituísse o actual modelo representativo. Já a oposição, acusa-o de procurar uma forma para permanecer no poder após o fim do mandato, no dia 27 de Janeiro de 2010.

Artigos relacionados:
Presidentes da Bolívia e da Venezuela denunciam golpe nas Honduras
UE condena detenção do presidente das Honduras

SAPO/AFP
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos