Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sinistralidade

3 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Sinistralidade - Página 2 Empty Sinistralidade

Mensagem por Joao Ruiz Seg Ago 24, 2009 10:29 am

Relembrando a primeira mensagem :

Portugueses mortos são de Aveiro e trabalhavam em Dublin

por DN/Lusa
Hoje

Sinistralidade - Página 2 Ng1182546

(Actualizada às 12:45h)

Quatro portugueses perderam ontem a vida na Irlanda do Norte e uma está em estado crítico, vítimas de um acidente de viação.

Eram colaboradores da Martifer e estavam no período de descanso semanal quando sofreram o acidente, cerca das 17:00h de ontem. Todas as vítimas lusas são de Aveiro.

Esta informação foi avançada pela BBC. De acordo com a televisão britânica, os portugueses trabalhavam para o Grupo Martifer, na construção do terminal 2 do aeroporto de Dublin, capital da República da Irlanda. O grupo português confirmou que as vítimas eram seus trabalhadores.

Os quatro homens portugueses morreram ontem num acidente na estrada de Tandrageee, na localidade de Newry, em County Down, na Irlanda do Norte, e outro ficou gravemente ferido. "Trata-se de uma curva extremamente má, numa estrada apertada, que já reclamou várias vidas ao longo dos anos", afirmou à BBC Danny Kennedy, membro da bancada do Partido Unionista na Assembleia da Irlanda do Norte.

A empresa lusa adianta ainda que o acidente aconteceu "durante o gozo do fim-de-semana por parte dos trabalhadores, fora do horário e local de trabalho", supostamente durante uma visita turística a Belfast, no Norte da Irlanda.

"O Grupo Martifer lamenta profundamente este acidente e já apresentou as suas condolências e solidariedade junto das famílias dos envolvidos", acrescenta a empresa, que se escusou a avançar mais informações sobre os trabalhadores em causa.

Segundo o jornal irlandês Belfast Times, o acidente deu-se cerca das 17:00h de ontem e envolveu um automóvel (onde viajavam os portugueses) e um camião. O condutor da carrinha não ficou ferido mas, segundo o mesmo jornal, ficou em estado de choque.

Além das quatro vítimas mortais, seguia no carro mais uma pessoa, que se encontra em estado crítico no Belfast Trust, disse hoje à Lusa fonte do centro hospitalar onde se encontra.

A fonte precisou que o ferido está a ser atendido na Unidade de Cuidados Intensivos daquele hospital, mas escusou-se a dar outros pormenores ou mesmo a confirmar que se encontre em estado de coma, como foi referido anteriormente.

O carro que transportava os passageiros portugueses é uma carrinha Ford Focus com matrícula da República da Irlanda. O Belfast Times avança que o carro foi alugado em Dublin e que os passageiros portugueses pretendiam levá-lo até à Irlanda do Norte para visitar familiares e amigos.

A imprensa explica que os trabalhos de remoção dos destroços e dos corpos se prolongaram pela noite dentro e que um padre da zona foi chamado para dar a extrema-unção às vítimas.

Ao Belfast Times, Danny Kennedy, disse lamentar a morte dos quatro homens e apresentou as suas condolências à família, através da comunicação social e em nome do partido.

A polícia irlandesa já estará a investigar o acidente.

Este ano, morreram 78 pessoas nas estradas da Irlanda do Norte, mais cinco do que no mesmo período de 2008.

DN

Embarassed Twisted Evil Rolling Eyes


Última edição por João Ruiz em Dom Fev 28, 2010 2:40 pm, editado 5 vez(es)
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo


Sinistralidade - Página 2 Empty PSP desmaia ao volante e despista-se

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jan 25, 2011 9:34 am

.
Embatendo em quatro automóveis

PSP desmaia ao volante e despista-se

Dois agentes da Divisão de Trânsito da PSP de Vila Real despistaram-se numa viatura policial, pelas 10h00 de ontem, embatendo em quatro automóveis que se encontravam na rua de Santo António, em Vila Real.

Ao que o CM conseguiu apurar, o agente que conduzia o automóvel – recentemente chegado à esquadra – justificou o acidente com um desmaio momentâneo. A viatura ficou bastante danificada, tal como um dos quatro carros atingidos pelo veículo policial.

O condutor foi ainda transportado, apenas por motivos de precaução, pelos Bombeiros da Cruz Branca para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real. Acabou por receber alta ainda durante a manhã de ontem.

AC in CM, 2011-01-25

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Sinistralidade - Página 2 Empty Choque violento faz um morto e dois feridos graves em Alijó

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jan 25, 2011 9:40 am

.
Corte de transito durante 6 horas


Choque violento faz um morto e dois feridos graves em Alijó

Um despiste seguido de colisão provocou ontem um morto e dois feridos graves em Alijó.

O acidente aconteceu pouco depois das 11 da manhã.

De acordo com o relato do comandante dos bombeiros de Alijó, António Fontinha, foi preciso desencarcerar uma das vítimas, “um jovem de 30 anos, aqui de Presandães”. “Demorámos cerca de 30 minutos a desencarcerá-lo, porque era uma viatura comercial e dá mais trabalho, mas ele acabou por falecer”, explicou o comandante dos bombeiros de Alijó. “As outras duas vítimas foram transportadas ao hospital de Vila Real”, com múltiplas fracturas.

A vítima mortal era um empresário de camionagem, com cerca de 30 anos, e acabou por falecer à chegada ao centro de saúde de Alijó.

“Tinha algumas lesões na cabeça. Estava encarcerado pelas pernas e não era por aí que morria. Mas tinha algumas fracturas na cabeça e na face. Conseguimos levá-lo para o centro de saúde com vida. Os médicos da VMER de Vila Real ainda fizeram manobras de reanimação mas já não foram suficientes”, revela António Fontinha, esclarecendo ainda que a vítima “já estava inconsciente” quando os bombeiros chegaram ao local do acidente.
As causas do acidente ainda não foram apuradas mas o acidente provocou um corte na variante de Alijó durante cerca de seis horas, para se proceder à investigação e à limpeza da via.

Este foi o segundo acidente com vítimas mortais nesta variante mas António Fontinha sublinha que esta não é uma estrada perigosa.

«Não, a variante está aberta há quatro anos e só tivemos dois acidentes com mortos», destaca.
Um morto e dois feridos graves são o resultado de um acidente, ontem de manhã, que obrigou a cortar o trânsito na variante de Alijó durante cerca de seis horas.

Brigantia, 2011-01-25
In DTM

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Sinistralidade - Página 2 Empty Mais dois mortos do que em 2009

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jan 27, 2011 10:21 am

.
Mais dois mortos do que em 2009

Sinistralidade - Página 2 Jorge_gomes_2010

Grandes obras no distrito de Bragança podem ter contribuído para o aumento da sinistralidade

As obras de construção das estradas e barragens podem ter contribuído para o aumento da sinistralidade no distrito de Bragança, em 2010. Apesar de o relatório da Autoridade Nacional de Protecção Civil ainda não estar finalizado, pois falta contabilizar as vítimas que morreram nos hospitais nos 30 dias a seguir aos acidentes, já é possível observar que houve mais dois mortos do que em 2009 e mais 17 feridos graves em todo o distrito.

Jorge Gomes, o Governador Civil do distrito e máximo responsável pela protecção civil mostra-se sobretudo preocupado com o aumento de acidentes sobretudo nas áreas urbanas.

»Tivemos mais acidentes nas áreas urbanas e isso é uma coisa que nos preocupa. Este ano vamos tentar fazer uma maior vigilância. E também admitimos que todo o volume de obras nas vias de comunicação possa ter contribuído para aumentar a sinistralidade», diz Jorge Gomes, sublinhando que “é ao cidadão que cabe, em primeira instância, a obrigação de diminuir a sinistralidade”.

Para Jorge Gomes, o aumento de tráfego nas estradas transmontanas devido às obras de construção de estradas e barragens possam explicar parte do aumento de acidentes.

«Há um aumento de tráfego muito grande. Viaturas a circular não só das empresas mas do transporte de trabalhadores. E há sempre pressas de chegar a casa mais cedo. Não esperava estes números mas temos de trabalhar para os reduzir. Isso compete a todos nós», destaca.

Por isso, admite que haja um reforço do policiamento nestas vias, sobretudo no IP4.

«Sim, estamos bastante atentos e todos devem reparar no trabalho excelente que a GNR tem feito na área das obras, que acompanha todas as áreas que estão a ser intervencionadas. Este ano vamos aumentar essa vigilância. E esperemos que a abertura de alguns troços contribua para diminuir a sinistralidade.»

Por outro lado, o Governador Civil não vê qualquer relação entre a extinção da Brigada de Trânsito da GNR e o aumento do número de vítimas.

«Não, estabeleço relação nenhuma. A GNR cumpre a sua missão, independentemente de ter ou não ter Brigada de Trânsito. Todos os homens que andam no terreno são responsáveis. Pode ter criado mal-estar mas não deixaram que isso se reflectisse na segurança dos cidadãos.»

Em 2010 houve 12 mortos nas estradas do distrito de Bragança, mais dois do que no ano anterior, e 75 feridos graves, mais 17 do que em 2009.

Nesta contabilidade não entram os acidentes com tractores que fizeram ainda mais quatro mortos.

Brigantia, 2011-01-27
In DTM

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Sinistralidade - Página 2 Empty Dois mortos e três feridos graves

Mensagem por Joao Ruiz Qua Mar 02, 2011 5:00 am

.
Acidente junto a Rossas

cheers
Sinistralidade - Página 2 11580_jn

Dois mortos e três feridos graves

Dois mortos e três feridos graves, entre eles uma criança, foi o resultado de um acidente esta terça-feira à noite na estrada IP4, próximo de Bragança, que envolveu quatro viaturas, anunciaram as autoridades.

De acordo com informação prestada à agência Lusa pela Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança e pela GNR, o acidente ocorreu por volta das 20:00 e envolveu quatro viaturas ao quilómetro 196 do IP4, junto ao nó de Rossas.

O principal itinerário da região, que liga ao Porto e à fronteira, esteve cortado durante duas horas, com o trânsito a ser desviado para a estrada nacional 15 no nó de Rossas até ao nó sul, já na cidade de Bragança.

De acordo com fonte da GNR, o acidente ocorreu a seguir a uma curva acentuada do nó de Rossas, seguida de um declive de vários metros.

Porém, as autoridades desconhecem ainda se o acidente terá tido origem num despiste seguido de colisão ou outra causa.
Fonte do CDOS de Bragança confirmou à Lusa uma vítima mortal, um homem na casa dos 60 anos, e quatro feridos graves, entre eles uma criança de 12 anos.

Ao acidente acorreram oito ambulâncias, três viaturas de desencarceramento e um veículo de apoio, além da VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação).

No local estiveram ainda, além da GNR, 33 elementos e 12 viaturas das corporações de bombeiros de Bragança e Macedo de Cavaleiros.

, 2011-03-02
In DTM

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Sinistralidade - Página 2 Empty Primeiras vítimas mortais do IP4 este ano

Mensagem por Joao Ruiz Qui Mar 03, 2011 6:48 am

.
«Só sei que perdi o marido»

Primeiras vítimas mortais do IP4 este ano

«No dia em que o meu filho faz 15 anos vai ver o pai ser enterrado, não é justo», gritava, ainda em choque, Ana Maria Alves, mulher de Aristides Alves, de 60 anos, uma das vítimas mortais do aparatoso acidente, anteontem à noite, no IP4, a 15 quilómetros de Bragança e que causou duas vítimas mortais, dois feridos graves e ferimentos ligeiros numa criança de 13 anos.

Visivelmente abalada, Ana Alves recusava-se acreditar na tragédia que lhe tinha batido à porta: «Ainda não percebi o que aconteceu, só sei que perdi o meu marido», lamentou. Aristides Alves trabalhava há vários anos numa empresa de telecomunicações em Bragança, onde residia.

Tinha dois filhos, de 20 e 14 anos, e era o condutor de uma das 4 viaturas envolvidas no acidente que ocorreu naquela via, por volta das 20h00. Teve morte imediata.

A carrinha de caixa aberta onde seguia com outro colega de trabalho – que sofreu ferimentos graves – foi colhida por um Mégane Branco, que viajava no sentido Bragança-Macedo. \"Foi um embate brutal, só me apercebi que o carro branco saiu da faixa de rodagem, invadiu a nossa e embateu de frente com a carrinha que vinha atrás de mim\", explicou Edgar Bragada, uma das testemunhas, que saiu ileso do acidente.

Guiomar Alves de 50 anos, a segunda vítima mortal, ainda foi levada com vida para o Hospital de Bragança, mas não resistiu. Residia em Bragança e trabalhava num lar de idosos há quatro anos. Divorciada, deixa dois filhos.

Por sua vez, a criança de 13 anos, Tatiana Andreia, teve pequenas escoriações. Não corre perigo de vida, mas está sob vigilância médica. Os outros dois feridos graves: um homem de 55 anos, Casimiro Gonçalves, vai ser sujeito a nova intervenção cirúrgica e a mulher, Lídia Carneiro, de 30, politraumatizada, está em coma induzido. Deste acidente resultaram as primeiras vítimas mortais do IP4 este ano, em Bragança.

«CARNAVAL 2011» NA ESTRADAS

Mil e novecentos militares da GNR – equipados com 1040 alcoolímetros e 42 radares de velocidade – vão estar nas estradas portuguesas, entre os dias 4 e 8, no âmbito da «Operação Carnaval 2011», que estará centrada nos itinerários principais e localidades com festejos carnavalescos. Reduzir a sinistralidade é um dos objectivos desta iniciativa que todos os anos se repete.

Eugénia Pires in CM, 2011-03-03

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Sinistralidade - Página 2 Empty Acidentes brutais ceifam três vidas

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 23, 2011 8:24 am

.
Fim-de-semana negro

Acidentes brutais ceifam três vidas

Três homens, de 20, 21 e 37 anos, perderam a vida na estrada, em acidentes que ocorreram em Cabanelas, Vila Verde, anteontem à noite, Murça, Vila Real, na madrugada de ontem, e em Marco de Canaveses, já durante a manhã deste domingo.

Em Vila Verde, Alberto Passos, de 20 anos, não resistiu ao embate do Peugeot 106 onde seguia com quatro amigos. Teve morte imediata. Três rapazes, de 16, 18 e 24 anos, todos naturais de Ucha, Barcelos, estão em estado crítico nos hospitais de Braga, Guimarães e São João. O quarto ficou ligeiramente ferido.

O acidente terá sido originado por uma ultrapassagem mal calculada do condutor do Peugeot em que os rapazes viajavam. Ao regressar à faixa de rodagem, a traseira do carro terá tocado num Renault Mégane, e o automóvel entrou em despiste, embatendo com violência numa árvore. \"Tinha acabado um curso de informática e estava há um mês a estagiar numa empresa. Andava tão feliz\", disse ao CM um tio de Alberto, em lágrimas.

Em Murça, Vila Real, um jovem de 21 anos sucumbiu aos graves ferimentos que sofreu num despiste ocorrido pelas 06h15 de ontem, no IP4, em Palheiros. António Sérgio Nogueira, de 21 anos e residente em Lamas, Mirandela, morreu já no Hospital de Santo António, no Porto. O carro em que seguia embateu de frente num separador de betão. Em Marco de Canaveses, o choque entre uma moto e um carro, às 11h00 de ontem, em São Paio de Favões, provocou a morte imediata do motociclista, Jorge Freitas, de 37 anos. Deixa viúva e dois filhos.

EMIGRANTE REGRESSARIA HOJE A CASA

Jorge Freitas, de 37 anos, perdeu ontem a vida quando conduzia uma moto. Seguia na estrada de São Paio de Favões, em Marco de Canaveses, e chocou com um automóvel que fazia inversão de marcha. Jorge tinha voltado de França, onde trabalhava como pedreiro, para passar uns dias com a família, mas quis o trágico destino que já não fizesse a viagem de regresso, que estava marcada para hoje.

\"Era um homem muito trabalhador, bom pai e excelente pessoa\", disse ao CM a sua cunhada. A paixão pelas motos acabou por lhe roubar a vida. Jorge Freitas deixa viúva e ainda dois filhos menores, de sete e 10 anos.


Fátima Vilaça/Almeida Cardoso/Joana Vales in CM, 2011-05-23
In DTM

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Sinistralidade - Página 2 Empty Carrinha desgovernada mata 'motard'

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jul 15, 2011 10:05 am

.
Carrinha desgovernada mata 'motard'

Hoje

Sinistralidade - Página 2 Ng1579498

Veículo despistou-se e atingiu quatro motos. Acidente causou ainda dez feridos

Um violento acidente de viação no IP 2, entre Portel e Vidigueira, matou um motard que viajava para a famosa concentração de Faro.

O acidente ocorreu cerca das 12.30, quando a carrinha, na qual seguiam cinco pessoas, chocou contra um grupo de quatro motos, provocando ainda dez feridos ligeiros, levados para os hospitais de Évora e Beja.

A vítima mortal é um homem de 50 anos residente em Sernancelhe, Viseu. Os restantes eram oriundos da zona da Guarda.

In DN

Rolling Eyes Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Sinistralidade - Página 2 Empty Quatro mortos em acidente no IP4

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Jul 16, 2011 5:22 pm

.
Alto do Pópulo

Sinistralidade - Página 2 Ip4_sinal

Quatro mortos em acidente no IP4

Quatro pessoas morreram este sábado num despiste, seguido de colisão, contra um camião no Itinerário Principal 4 (IP4), na zona do Pópulo, Alijó. Eram familiares e naturais de Sanfins do Douro, Alijó.

Segundo conforme disse testemunha ao JN, cerca das 14.30 horas, um veículo ligeiro da marca Wolkswagen, modelo Polo, estrou em despiste ao quilómetro 120 do IP4, quando seguia no sentido Murça-Vila Real, e foi embater contra um pesado que seguia em sentido contrário.

Devido à violência do embate foi necessário proceder ao desencarceramento de três das vítimas que seguiam no automóvel. Um quarto ocupante foi cuspido no momento da colisão, tendo morrido pouco antes de chegar a ambulãncia.

Fonte dos bombeiros de Murça disse à Lusa que as vítimas mortais são dois homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 20 e os 40 anos.

O segundo comandante dos bombeiros de Murça, Graciano Gouveia, o condutor do pesado ficou com ferimentos ligeiros e foi transportado para a Unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Graciano Gouveia salientou que o troço onde ocorreu o acidente é um \\"poucos do itinerário principal que, neste momento, não está em obra\\". Oitenta por cento do IP4, entre Vila Real e Bragança, vai ser transformado em auto-estrada.

No local estiverem militares da GNR responsáveis pela investigação de acidentes a recolher indícios.

Jorge Oliveira conduzia o seu camião mesmo atrás do outro pesado que foi envolvido no acidente e relatou aos jornalistas um \\"acidente muito violento e forte\\".

\\"Só vi o automóvel a sair da curva aos ziguezagues, a sair da sua faixa de rodagem e a embater com o carro que seguia à minha frente\\", salientou.

Depois de fechado algumas horas para operações de limpeza e de remoção dos veículos, o IP4 reabriu ao tráfego às 17.30 horas.


Patricia Posse in JN, 2011-07-16

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Sinistralidade - Página 2 Empty Seis mortos e 11 feridos nos dois primeiros dias

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jul 17, 2011 8:26 am

.
Seis mortos e 11 feridos nos dois primeiros dias

por Lusa
Hoje

Sinistralidade - Página 2 Ng1581602

Seis mortos, 11 feridos graves, 178 feridos ligeiros, resultaram dos 426 acidentes rodoviários verificados em Portugal continental nos primeiros dois dias da operação "Férias Seguras", indicam hoje dados provisórios do Comando Operacional da Guarda Republicana (GNR).

Até às 07:40 de hoje "não há registo de algum acidente com gravidade e mortes", avançou à agência Lusa fonte da GNR.

No sábado, o número de mortos elevou-se a seis, os feridos graves a quatro e os ligeiros a 89, resultantes de 198 acidentes rodoviários.

A GNR iniciou às 00:00 de sexta-feira uma operação que irá continuar até às 24:00 de domingo para reforçar o patrulhamento nas "vias mais críticas" e assegurar a fluidez do trânsito.

Com a operação "Férias Seguras", que decorre numa altura em que a maioria dos cidadãos opta por gozar férias, o que origina um aumento do trânsito, a GNR pretende reforçar o "patrulhamento nas vias mais críticas da zona de ação à sua responsabilidade, tendo especial atenção à fluidez do tráfego e garantir o apoio a todos os utentes das vias".

Neste fim-de-semana, além das "habituais preocupações com o trânsito associado ao início de quinzena de férias", a GNR dedicará "especial atenção aos veículos de duas rodas".

No primeiro trimestre do ano, ocorreram nas vias de patrulhamento da responsabilidade da GNR, 1.567 acidentes com vítimas, envolvendo veículos de duas rodas, dos quais resultaram 60 mortos, 182 feridos graves e 1.595 feridos ligeiros.

In DN

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Sinistralidade - Página 2 Empty Seis mortos na estrada durante o fim-de-semana

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jul 25, 2011 5:37 am

.
Seis mortos na estrada durante o fim-de-semana

por Lusa
Hoje

Seis pessoas morreram este fim-de-semana e oito ficaram feridas com gravidade em acidentes rodoviários nas estradas de Portugal Continental, de acordo com informação disponível no site da GNR.

Nos 381 acidentes registados pela GNR houve ainda 115 pessoas que sofreram ferimentos ligeiros, segundo os dados provisórios da GNR.

Os acidentes com vítimas mortais ocorreram em Viana do Castelo, Coimbra, Setúbal e Vila Real.

In DN

Rolling Eyes Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Sinistralidade - Página 2 Empty 937 mortes em acidentes rodoviários no ano passado

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jul 26, 2011 8:34 am

.
937 mortes em acidentes rodoviários no ano passado

por Lusa
Hoje

Sinistralidade - Página 2 Ng1590092

Os acidentes rodoviários provocaram 937 mortes no ano passado, 196 dos quais faleceram nos 30 dias seguintes ao desastre, revela um relatório hoje divulgado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

"Seis em cada 100 feridos graves acabam por falecer nos 30 dias subsequentes ao acidente", aponta o documento.

O número total de mortes resulta do "levantamento rigoroso" das pessoas que faleceram entre o momento do acidente e os 30 dias seguintes à sua ocorrência, dados contabilizados pela primeira vez em Portugal, no âmbito da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2008-2015.

Assim, às 741 vítimas que, em 2010, faleceram no local do acidente ou a caminho das unidades de saúde, foram adicionadas 196 pessoas que perderam a vida nos 30 dias seguintes ao acidente, explica a ANSR.

Daquelas 196 mortes, 162 foram inicialmente consideradas feridos graves e 34 feridos ligeiros.

Segundo a ANSR, a nova análise permite verificar um aumento de 53 por cento de vítimas mortais no grupo etário de pessoas com mais de 65 anos relativamente aos valores registados pelo método anterior.

Em relação à natureza do acidente, o número de vítimas mortais resultante de atropelamentos foi 80,8 por cento superior às registadas apenas no local do acidente ou durante o percurso até à unidade de saúde.

Com as novas contas registou-se também um acréscimo de 40 por cento no número total de vítimas mortais registadas em meio urbano.

A ANSR concluiu que "o conhecimento das vítimas mortais a 30 dias é fundamental para o ajustamento mais rigoroso das políticas de segurança rodoviária à realidade nacional", tendo a entidade lançado a primeira de seis campanhas temáticas, dedicada aos "peões seniores".

In DN

Rolling Eyes Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Sinistralidade - Página 2 Empty Re: Sinistralidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos