Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Custos do ensino superior em Portugal são dos mais elevados da Europa

Ir para baixo

Custos do ensino superior em Portugal são dos mais elevados da Europa Empty Custos do ensino superior em Portugal são dos mais elevados da Europa

Mensagem por LJSMN Dom Out 11, 2009 5:19 am

Custos do ensino superior em Portugal são dos mais elevados da Europa


Os custos da Educação em Portugal para um estudante do ensino superior são dos mais elevados da Europa, representando 11 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita português, indica um estudo académico que será divulgado na segunda-feira.

Luísa Cerdeira, professora e administradora da Universidade de Lisboa, estudou o financiamento do ensino superior, compilando as várias áreas abordadas num livro que será lançado durante uma conferência internacional a realizar segunda e terça-feira, em Lisboa, sobre esta matéria.

«Parte do trabalho (realizado em 2005) resultou de um inquérito a uma amostra representativa dos estudantes portugueses sobre a sua entrada no ensino superior» e os custos que acarretou, «não só custos de ensino, mas também custos de vida», explicou, em declarações à agência Lusa.

«Além desse estudo, comparei os custos dos estudantes portugueses no contexto internacional» no que se refere à capacidade de suportar as despesas face a outros países, com base no PIB per capita, por ser um indicador universal, disse.

«Verifiquei que os custos com a Educação em Portugal (no ensino superior) são dos mais elevados da Europa: representam 11 por cento do PIB per capita português», revelou.

Por outro lado, os custos de vida, que incluem os gastos com alimentação e alojamento, são «próximos» dos restantes países desenvolvidos, representando em Portugal 18 por cento do PIB per capita.

«Quando quantificamos a ajuda do apoio social por aluno, Portugal está muito aquém» do valor europeu, referiu, congratulando-se com as últimas medidas anunciadas pelo Governo nos critérios para atribuição de bolsas.

TSF

LJSMN

Pontos : 1769

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos