Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um partido em crise

2 participantes

Ir para baixo

Um partido em crise Empty Um partido em crise

Mensagem por Joao Ruiz Dom Out 18, 2009 3:24 pm

Um partido em crise

por João Marcelino

Um partido em crise Joao_marcelino

1. O PSD entrou definitivamente no ciclo de substituição de Manuela Ferreira Leite. Já se apresentou Pedro Passos Coelho. Marcelo Rebelo de Sousa estuda a conjuntura. Paulo Rangel reflecte. Luís Filipe Meneses mostra-se. Marques Mendes nota-se. Pedro Santana Lopes continua por aí. Rui Rio aguarda. E haverá outros.

Vem aí mudança, e não podia ser de outro modo face à derrota em que se traduziu o balanço dos últimos cinco meses de eleições.

Ao optimismo de uma campanha para as europeias bem protagonizada por Paulo Rangel, e que contou com o "voto de protesto" contra o Governo, seguiu-se uma derrota estrondosa nas legislativas e uma queda nacional nas autárquicas. Nestas, o PSD ganhou, porque tem objectivamente mais câmaras (também fruto das coligações com o PP), mas esvaiu-se de novo em votos e, sobretudo, delapidou a enorme vantagem que nesse terreno local tinha sobre o PS.

Que isto tenha acontecido num momento final de legislatura, necessariamente desgastante para quem está no poder, não é um facto de somenos. O PSD perdeu em toda a linha e Manuela Ferreira Leite esgotou as possibilidades de se manter à frente do partido.

2. O episódio da renúncia de João de Deus Pinheiro na reabertura do Parlamento mostra como o PSD está ferido e em alguns casos perdeu a vergonha. Este é, sem dúvida, o exemplo de um homem que se candidatou para enganar quem nele votou. Deus Pinheiro não tinha a mínima ideia de trabalhar no Parlamento! Nunca lhe passou pela cabeça voltar a ser deputado! Quanto muito estaria disponível para entrar num Governo. E, no entanto, deve ter-lhe sobrado a veleidade de ser um trunfo eleitoral do partido… Um imprescindível! Terá escondido esta estratégia de MFL? Talvez, sim; talvez, não. Aqui, como no caso de António Preto, vê-se o que valem as palavras. "Verdade", "honestidade", "seriedade" são termos tão bonitos como perigosos e Pacheco Pereira não terá percebido isso no momento de traçar a estratégia da "asfixia democrática" cuja derrocada agora o faz rebolar na insensatez, na mentira e na desonestidade intelectual.

3. O PSD pode acabar - diziam-me um dia destes num programa de televisão. Não estou de acordo. Primeiro, um partido de pessoas e que está tão presente no terreno, como o PSD, não desaparece de um momento para o outro. Seriam precisos muitos anos de erros. E, por outro lado, a sua função de equilíbrio no sistema ainda não está colocada em causa pelo crescimento do CDS/PP. Portugal precisa de ter uma alternativa e esta continua a ser o PSD.

Aquilo de que o partido precisa, de facto, é de uma liderança jovem (nas ideias, o que não tem nada a ver com o BI), descomplexada, que aceite o partido com as suas virtudes e os seus defeitos, que não seja das duas cidades (Lisboa e Porto) contra os autarcas ou destes contra os "elitistas", que o defina ideologicamente de forma mais coerente, que vise agradar ao País e não se esgote nos dois grandes sindicatos internos de voto.

O PSD não vai acabar mas está perante este desafio: tem de escolher uma personalidade com capacidade para ser primeiro-ministro, para unir e para viver quatro anos com um grupo parlamentar formado a partir do núcleo mais fiel a MFL. Se virmos as coisas assim, só há três mosqueteiros (que, tal como os de Dumas, são quatro): Passos Coelho, Paulo Rangel, Rui Rio e Marcelo Rebelo de Sousa. Com toda a franqueza, o PSD tem bons candidatos. Precisa de meter as mãos ao trabalho, deixar a intriga, e olhar para o País. Foi aí que perdeu com Sócrates.

Na última segunda-feira estive no "Prós e Contras. Seria sobre jornalismo, com certeza sobre o "caso das escutas". Aceitei o convite, sem reservas nem condições temáticas e temporais. Sabia que ia ser um programa polémico, necessariamente vivo, mas esperava inteligência e nunca me passou pela cabeça que pudesse faltar a educação. Acabei por me ver envolvido numa sessão lamentável, que mostra como o jornalismo enferma de todos os males de que gosta de acusar os outros sectores da sociedade portuguesa; e não é capaz de debater, construtivamente, divergências profundas. Felicito o Paulo Baldaia e o José Alberto Carvalho pela dignidade com que escaparam àquela vergonha, mesclada pelo ódio e pela infantilidade.

DN

Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Um partido em crise Empty Re: Um partido em crise

Mensagem por Viriato Dom Out 18, 2009 3:34 pm

João Ruiz escreveu:
(...) Na última segunda-feira estive no "Prós e Contras. Seria sobre jornalismo, com certeza sobre o "caso das escutas". Aceitei o convite, sem reservas nem condições temáticas e temporais. Sabia que ia ser um programa polémico, necessariamente vivo, mas esperava inteligência e nunca me passou pela cabeça que pudesse faltar a educação. Acabei por me ver envolvido numa sessão lamentável, que mostra como o jornalismo enferma de todos os males de que gosta de acusar os outros sectores da sociedade portuguesa; e não é capaz de debater, construtivamente, divergências profundas. Felicito o Paulo Baldaia e o José Alberto Carvalho pela dignidade com que escaparam àquela vergonha, mesclada pelo ódio e pela infantilidade.

DN


É bom que os próprios jornalistas comecem a perceber que a sua classe poderia ser muito valorizada se todos reconhecessem o mau jornalismo que geralmente fazem. Que assumissem que trabalham, não como jornalistas, mas de uma forma orientada por "patrões" com finalidades muito objectivas. Destruir A, B ou C, consoante os seus interesses económicos e/ou partidários. E exemplos é o que não faltam....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos