Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ganhe dinheiro investindo no pequeno-almoço

2 participantes

Ir para baixo

Ganhe dinheiro investindo no pequeno-almoço Empty Ganhe dinheiro investindo no pequeno-almoço

Mensagem por Vitor mango Sex Out 30, 2009 2:56 am

Ganhe dinheiro investindo no pequeno-almoço

Alexandra Brito
30/10/09 00:05


Açúcar, café, chá e cacau. Eis alguns dos ingredientes que fazem parte do pequeno-almoço da maioria das pessoas, mas que também podem fazer parte das carteiras de investimentos.

Dizem os especialistas que não há nada como começar o dia com um bom pequeno-almoço. Mas a primeira refeição do dia não serve apenas para confortar o estômago. A carteira de um investidor também pode beneficiar com os ingredientes que fazem parte do pequeno-almoço. Os números mostram que, em 2009, as ‘soft commodities' como o cacau, o café, o chá, o sumo de laranja e o açúcar estão a apresentar valorizações superiores às registadas por outras matérias-primas mais mediáticas, como o ouro. No ‘top ten' das matérias-primas que apresentam maiores valorizações em 2009 está o açúcar, com ganhos de 70%, e o sumo de laranja, que avança 60%. Algumas delas- o caso do cacau e do açúcar- chegaram mesmo a bater os valores mais elevados das últimas décadas.

Estaremos nós a ficar mais gulosos? Talvez sim. Mas não é isso que está a puxar os preços. Os analistas consideram que a tendência altista destas matérias-primas justifica-se não tanto pelo aumento da procura mas pelo facto de existirem problemas ao nível da oferta destes produtos. Segundo referiu esta semana o analista do Barclays Capital, Nicholas Snowdon, ao Financial Times, a maioria destas matérias-primas são produzidas em países em vias de desenvolvimento- sobretudo em regiões tropicais mais sensíveis à existência de problemas na produção.

Um exemplo disso mesmo é o que se passa com o cacau. O maior produtor mundial deste bem, a Costa do Marfim, deverá registar uma queda na produção de 15%. Uma diminuição que se explica pelo envelhecimento das plantações, pelo baixo nível de investimento em tecnologia e também pelo mau tempo.

As intempéries climáticas são, aliás, um dos principais factores que está a contribuir para a queda de produção de muitas matérias-primas. As colheitas de cana-de-açúcar na Índia, por exemplo, estão a comprometidas pelo facto do país atravessar a maior seca desde 1972.


Há ainda um outro factor que também tem ajudado à alta dos preços: o dólar. O facto da moeda americana ser a divisa de referência para o sector das ‘commodities'- e de se encontrar pressionado- torna as matérias-primas mais baratas para compradores fora dos EUA. Todo este ‘cocktail' de factores explica a subida dos preços e o interesse crescente que estes activos têm suscitado junto dos investidores.

Mas como se investe em sumo de laranja ou em café?
O mercado financeiro já dispõe de vários instrumentos que permitem aos investidores estarem expostos a este tipo de activos. A forma mais fácil será através de fundos de investimento. Estão disponíveis em Portugal alguns fundos de matérias -primas agrícolas (nomeadamente da Schroders e do BNPParibas) com exposição às ‘commodities agrícolas'. O problema é que normalmente esta exposição é feita através de índices. Ou seja, se o investidor quiser investir numa matéria-prima em específico, esta não será a melhor solução. Para isso há outras formas.

"Para uma exposição directa a este tipo de temática disponibilizamos certificados sobre cada um destes produtos que pretendem replicar a evolução de cada uma destas ‘commodities' individualmente. O investidor poderá criar o seu próprio pequeno-almoço", refere fonte da direcção de investimentos do banco Best. Além dos certificados, os investidores poderão ganhar exposição a estas matérias-primas através de ETF e CFD. Estes últimos instrumentos têm a vantagem de permitir a alavancagem do investimento e apostar também na queda dos preços dos activos.

O certo é que apesar destes activos parecerem exóticos, os analistas estão a apostar na continuação da subida dos preços das matérias-primas. Uma ‘poll' divulgada ontem pela Bloomberg junto de analistas e investidores, mostra que as ‘commodities' substituíram as acções como a classe preferida dos agentes do mercado para o próximo ano.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117530

Ir para o topo Ir para baixo

Ganhe dinheiro investindo no pequeno-almoço Empty Re: Ganhe dinheiro investindo no pequeno-almoço

Mensagem por Kllüx Sex Out 30, 2009 6:06 am

Eu intitulava este tópico da seguinte maneira: Na vez the "Ganhe dinheiro investindo no pequeno-almoço".....
Seria: GANHE DINHEIRO INVESTINDO NO JORNALISMO, PLAGIANDO A IMPRENSA AMERICANA.

POIS! o meu "PONTO" de plagiar o Arrebenta, está a dar frutos, legumes e côdeas......... lol!


KU-àzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz k me eskecia dos meus especias agradecimentos ó Senhor BUFFA e ao Sr. Terminador.... queen queen flower flower
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos