Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portugal e EUA estudam transporte de electricidade por bactéria (vídeo)

Ir para baixo

Portugal e EUA estudam transporte de electricidade por bactéria (vídeo) Empty Portugal e EUA estudam transporte de electricidade por bactéria (vídeo)

Mensagem por Viriato Ter Nov 03, 2009 2:50 am

Portugal e EUA estudam transporte de electricidade por bactéria (vídeo)


A hipótese de uma bactéria que produz energia transportar electricidade está a ser estudada por investigadores do MIT (Massachussets Institute of Technology), em conjunto com membros do Instituto de Tecnologia Química e Biológica em Oeiras.

Investigadores portugueses estão a estudar proteínas de uma bactéria que consegue produzir energia ao entrar em contacto com resíduos sólidos que contêm metais, que existem normalmente em lamas ou em águas residuais contaminadas. Esta característica biológica pode vir a possibilitar, no futuro, a produção de electricidade de uma forma completamente amiga do ambiente.

Perceber a respiração da bactéria

O projecto é realizado em parceria com o MIT (Massachussets Institute of Technology) que descobriu as capacidades destes micro-organismos. Aos investigadores portugueses cabe o trabalho de perceber o seu funcionamento a nível molecular.

Catarina Paquete, uma das investigadoras do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITBQ), em Oeiras, explica que nesta fase se está a "tentar perceber como é que as proteínas funcionam e que propriedades é que têm tão específicas que permitem fazer com que o organismo respire desta maneira". Para isso, os investigadores usam diversas tecnologias "para perceber as propriedades fisico-químicas e perceber como é que funciona a transferência electrónica nas proteínas e entre proteínas deste organismo".


EDP interessada no projecto

Do pouco que se sabe deste micro-organismo é possível perceber que se trata de uma bactéria com um metabolismo que se assemelha ao funcionamento de uma pilha normal, onde "há uma reacção química em que há transferência de electrões de um composto químico para um eléctrodo, neste caso é a bactéria no seu metabolismo normal, na sua respiração que vai transferir electrões para um eléctrodo", garante Ivo saraiva, outro investigador do ITQB.

Depois de perceberem exactamente como este micro-organismo funciona os investigadores poderão transferir esse conhecimento para um protótipo que produza energia. Nessa fase estarão aptos para receber o apoio da indústria, neste caso a EDP, que está interessada especialmente na aplicação desta biotecnologia em locais onde é difícil fazer chegar a electricidade.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos