Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A maior máquina para acelerar partículas bateu recorde mundial de energia

Ir para baixo

A maior máquina para acelerar partículas bateu recorde mundial de energia Empty A maior máquina para acelerar partículas bateu recorde mundial de energia

Mensagem por Vitor mango Ter Dez 01, 2009 2:08 am

A maior máquina para acelerar partículas bateu recorde mundial de energia



30.11.2009 - 18:35 Por Teresa Firmino






O
maior acelerador de partículas do mundo – Large Hadron Collider (LHC),
na fronteira franco-suíça – tornou-se o mais potente a nível mundial,
batendo o recorde de energia atingido ao final da noite de ontem (em
Lisboa).




CERN
A maior máquina para acelerar partículas bateu recorde mundial de energia 286978?tp=UH&db=IMAGENS&w=350
Cientistas comemoram o recorde










Os seus dois feixes de protões, a viajarem em sentido contrário, quase à velocidade da luz, colidindo um com o outro, alcançaram uma energia de 1,18 teraelectrão-volt (TeV), anunciou o Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), em Genebra, na Suíça. Desta forma, o LHC bateu o recorde detido desde 2001 pelo acelerador de partículas Tevatron, em Chicago, que então chegou aos 0,98 TeV.

O que significam agora os 1,18 TeV? Significa atingir a energia produzida por 1,18 mosquitos a voar, só que o que torna o LHC extraordinário é o facto de concentrar essa energia em partículas um milhão de milhões de vezes mais pequenas do que um mosquito.

Através da aceleração e colisão entre partículas (protões, neste caso), quase à velocidade da luz, os cientistas esperam recriar as condições existentes logo após o Big Bang, há 13.700 milhões de anos. Dessas colisões resulta uma chuva de partículas mais pequenas, que se espera ajudem a revelar os mistérios da constituição da matéria.

Nos três primeiros meses de 2010, espera-se que o LHC atinja os 7 TeV (3,5 TeV por cada feixe de protões) e permita finalmente começar a fazer ciência e a extrair informação da colisão de partículas, pelo que o recorde de ontem foi um passo nesse sentido e marcou o fim de um período de percalços.

A inauguração do LHC deu-se em Setembro de 2008, com toda a pompa, mas poucos dias depois o acelerador teve uma avaria eléctrica. Sucessivos problemas foram também adiando a sua entrada em funcionamento, até agora.

Os primeiros feixes de protões foram injectados a 20 de Novembro no LHC, que é uma circunferência de 27 quilómetros, a 100 metros de profundidade. Nos dias seguintes, testou-se a operação dos feixes de protões: ora numa direcção, ora na outra, até que ontem os dois feixes circularam ao mesmo tempo. Deram-se as primeiras colisões de partículas, que foram detectadas por quatro grandes detectores espalhados ao longo do túnel circular. Eram 23h44 de domingo, em Lisboa, quando os feixes de protões do LHC bateram o recorde de energia.

Até ao fim do ano, a energia dos feixes de protões irá aumentar gradualmente para se testar a sua segurança e proceder a calibrações.

"É fantástico", comentou o director do CERN, Rolf Heuer, citado num comunicado. "No entanto, estamos a dar um passo de cada vez e ainda há muito para fazer antes de começarmos a fazer física em 2010. Vou manter a minha garrafa de champanhe no frigorífico até lá."
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

A maior máquina para acelerar partículas bateu recorde mundial de energia Empty Re: A maior máquina para acelerar partículas bateu recorde mundial de energia

Mensagem por Vitor mango Ter Dez 01, 2009 2:13 am

O que significam agora os 1,18 TeV? Significa atingir a energia
produzida por 1,18 mosquitos a voar, só que o que torna o LHC
extraordinário é o facto de concentrar essa energia em partículas um
milhão de milhões de vezes mais pequenas do que um mosquito.

como sabem é nosso socio um prof na materia que lecciona na UC
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos